terça-feira, 30 de novembro de 2010

Retrospectiva da temporada 2010: Principais destaques da temporada

   A Fórmula 1 completou em 2010 60 anos de existência. Diversos nomes já passaram pela categoria, seja como pilotos, equipes, dirigentes ou até mesmo circuitos. Como todo esporte à motor ela muda constantemente. Está sempre se renovando. Nunca uma temporada é igual à outra. Em 2010 a categoria passou novamente por mudanças, entre elas algumas ganharam destaques, outras nem tanto. Das que ganharam temos:
   Destaque número 1: A entrada de equipes novas. Em 2010 cinco equipes ao todo ingressaram  na Fórmula 1, algumas tiveram êxito como Sauber e Mercedes, já tinham uma estrutura melhor e não partiram do zero, podem ter decepcionado se comparadas com suas antecedoras, mas mereceram o título de equipes médias. Outras como Lotus, Virgin e Hispania não tiveram o mesmo sucesso, porém seguem na categoria em busca de evolução. Com mais equipes, os custos abaixam e as equipes que viam na categoria uma oportunidade de negócio e não de esporte a deixaram e levaram com elas o risco da categoria se dividir. A categoria voltou à ser vista como esporte e não apenas como produtora de lucros.
   Destaque número 2: O retorno de Michael Schumacher. Após três anos de ausência e vendo a vontade dos veteranos Rubens Barrichello, Jarno Trulli e Giancarlo Fisichella na categoria em 2009. Schumacher se perguntou se poderia ou não retornar. Decidiu a recuperar a velha forma e junto de sua experiência retornar à categoria que o nomeou o piloto mais vitorioso da história. O alemão voltou, mostrou que não é de "outro planeta" como muitos achavam, cometeu erros, foi ultrapassado, andou atrás no grid, perdeu para seu companheiro de equipe em termos de bom rendimento, mas mostrou ser um piloto paciente. Não se importa de correr onde esteve pouco acostumado em toda sua carreira. Para ele o mais importante já passou, está na categoria como lazer, dando seu melhor, é verdade. No fim da temporada disse já ter retornado ao auge de sua forma física e agora só espera ter um melhor carro. Até lá quer ser tratado como piloto normal.
   Destaque número 3: Ultrapassagens. A grande graça da categoria, para quem gosta, são as ultrapassagens. Quando dois ou mais pilotos dão tudo de si, em momentos de segundos em um espaço limitado com o carro que obtém nas mãos e duelam entre si, favorecendo sempre o mais arrojado ou com melhor equipamento. Isto sempre foi uma grande atração no esporte, é o "drible", o "gol", o "show" da categoria o momento em que todos esperam e aguardam. Com carros cada vez mais "certinhos" e pilotos cada vez mais técnicos, a categoria ficou sem graça. Com mudanças aerodinâmicas feitas em 2009, e o aumento da competitividade entre as equipes e os pilotos as ultrapassagens voltaram à cena e da melhor forma possível. De uma maneira nunca antes vistas, lembrando duelos históricos como os da época de Lauca, Prost, Senna, Mansell, Berger, Patrese, Piquet, entre outros destaques das décadas de 80 e 90 (grande destaque da categoria na mídia). Porém com mais nomes, e de diferentes equipes. A categoria parece ter ficado menos monótona e muito mais emocionante.
    A Fórmula 1 sempre se renova, e novas mudanças serão sempre bem vindas à categoria. Em 2011 com a estreia de novos pilotos, o retorno do kers e a mudança dos pneus é esperado ainda mais emoção vista com bons olhos pelo público.
 

Um comentário:

Net Esportes disse...

As equipes novas sem cindições foi um desastre.

O Schumacher fez a alegria de quem tinha certeza que a Ferrari da época dele é que era de outro mundo.

E as ultrpassagens estão cada vez mais frequentes, mas acho que elas vem aumentando faz tempo, desde o dia que o Montoya passou o Schumacher no GP Brasil nós temos um aumento constante .....

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