quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O esperado para o final da temporada 2010 parte 3: O bloco intermediário

   Com a entrada de equipes pequenas na Fórmula 1 e a saída das muito ricas, ficou mais fácil para que antigas equipes pequenas ou mesmo times sem patrocínios passem a disputar melhores posições. Force India, Sauber e Toro Rosso tinham tudo para andar atrás, mas provaram um ritmo acima do esperado e conseguiram pontos preciosos para suas equipes. Porém nenhuma delas demonstrou evoluir nesse final de temporada e podem realmente voltar ao bloco de trás na próxima temporada, com a provável evolução de uma ou duas novatas.
   A Force India mostrou no início do ano uma evolução fantástica em relaçã o às outras temporadas. Andando entre equipes ricas e com muito mais tempo na categoria, somou pontos importantes, mostrou a força e deu indícios de que poderia melhorar ainda mais. Porém a falta de dinheiro pesou durante a temporada, foi uma das equipes que menos investiu, chegando ao fim da temporada já distante das grandes. Fará de tudo na briga contra a Williams pela sexta colocação no campeonato de construtores mesmo estando com seus pilotos quase meio segundo atrás dos adversários. Entre 12 equipes, pode-se considerar a Force India como campeã caso termine o ano entre as seis melhores.
   Em 2006 a Sauber deu lugar à BMW e após 4 temporadas de ausência retornou sem um único patrocínio. Com bons resultados de Kobayashi e De La Rosa conseguiu um bom investimento para evoluir durante a temporada. Dinheiro ainda é problema e a equipe foi obrigada a diminuir os custos para poder terminar o ano. De La Rosa usou os oito motores e para não pagar punição deu lugar à Nick Heidfeld, mas ainda sim a equipe pode encerrar a temporada como começou. Ainda existe a possibilidade de ser vendido para uma das escuderias interessadas em ingressar na categoria.
   Desde que entrou na Fórmula 1 não se sabe o motivo da equipe Toro Rosso correr. No começo era de se entender que seria uma segunda equipe da Red Bull e que seu único objetivo seria testar bons pilotos e segurar os concorrentes. Porém, a equipe parece não ter investido um centavo, renovou com os pilotos e a mais próxima das equipes estreiantes. Somou poucos pontos na temporada e parece sem motivação tanto na parte técnica como na parte dos pilotos. Há uma grande possibilidade desta ser o último ano da equipe na categoria, para muitos não fará falta.

Nenhum comentário: