sábado, 28 de agosto de 2010

Ferrari e McLaren evoluem, mas não evitam pole de Webber

    Depois de quase um mês parada, a maior categoria do automobilismo mundial volta à tona. Agora em Spa Francorchamps a categoria chega à reta final da temporada. Com cinco pilotos na briga direta pelo título. Com um único piloto na disputa a Ferrari investe tudo em Fernando Alonso, a equipe italiana aposta nas corridas de alta velocidade que estão por vir para se aproximar dos líderes do mundial e com o piloto espanhol dominando os treinos livres de sexta-feira. A McLaren torce para que os campeões Button e Hamilton voltem à melhor fase e consigam no talento vencer o campeonato, só não sabe qual piloto apoiar, mas faz sua parte, esconde o jogo nos treinos livres para revelar o bom carro que tem nos treinos de classificação e nas classificação. A Red Bull tem o líder do campeonato e uma situação confortável por ter o considerado melhor carro do ano. Mas o ponto forte costuma ser nas pistas com curvas de baixa velocidade e retas curtas, algo que a pista belga também possui por sua longa extensão. Porém é uma pista que exige mais motor, que por sua vez é o único ponto fraco da Red Bull.
    Deu pra perceber que há muitas apostas neste fim de temporada e em uma pista que chove em mais da metade das edições é mesmo esperado uma disputa acirrada nas primeiras posições. Para isso é importante começar na frente, indo bem na classificação. Esta por sinal  começou com a pista úmida, logo de cara uma rodada de Vitaly Petrov provocou bandeira vermelha, e a última posição no grid de largada para o piloto russo. O treino foi paralisado por pouco mais de quatro minutos, e no seu reinício a forte chuva começou, os pilotos rodaram, saíram da pista e se tocaram uns com os outros, mas conseguiram por fim  fechar uma volta rápida, a chuva passageira deixou a pista molhada por mais algum tempo, mas possibilitou que os pilotos utilizassem pneus secos no final, alguns não se deram muito bem, como foi o caso das Saubers de Kobayashi e De La Rosa que terminaram na caixa de brita. Quem também ficou de fora da primeira parte foram como sempre os dois carros da Hispania, escuderia que foi um fiasco total durante o ano e quem sabe pode estar se despedindo da categoria pela forte crise financeira que a envolve neste final de temporada. Trulli e Di Grassi se envolveram em um toque na curva 14 e também ficaram de fora da primeira parte. 
    A segunda parte foi inteira com pista seca, e permitiu que os carros mostrassem todo seu potencial. Ferraris e McLarens mostraram suas forças e estão realmente no mesmo ritmo da Red Bull, o grande momento da segunda parte, porém, é ver quem serão os outros sete eliminados. Glock e Kovalainen deram poucas voltam e foram eliminados logo de cara. Os carros da Toro Rosso também tiveram poucas chances e nem com os pneus macios escaparam. Liuzzi vem vivendo uma má fase na equipe Force India, cada vez mais longe de Sutil, nem ao menos incomodou os dez primeiros. Mercedes e Williams vivem uma troca de rendimento enquanto uma equipe que começou mal cresce, a outra que começou entre os primeiros decai. Schumacher e Rosberg se esforçaram, mas perderam o duelo final contra Barrichello e Hülkenberg, ficando também fora da super-pole, pra piorar ambos foram punidos. Rosberg fez o décimo 12º, mas como trocou o câmbio larga apenas em 16º, pois Timo GLock também foi penalizado. Schumacher, que não corre na sua pista favorita desde 2005 ficou em 11º, mas foi penalizado com dez posições pela manobra agressiva sobre Rubens Barrichello no final do Grande Prêmio da Hungria e sai apenas em 21º.  
    Na super-pole Ferrari e McLaren liberam seus carros assim que o treino iniciou, e com grande expectativa de que iriam fazer a pole-position, mas foram surpreendidos por uma garoa bem no fim do treino que seria o grande momento para andar rápido. Massa até tentou, mas saiu da pista na volta rápida e larga em sexto. Alonso praticamente não se esforçou, tirou o pé na primeira volta, e não pode fazer muito no final, larga apenas em décimo. As McLarens se saíram um pouco melhor, Button ficou com o quinto tempo, e Hamilton em segundo. Vettel cada vez mais frustrado com a equipe, ficou em quarto, Kubica a grande surpresa do treino fez o terceiro tempo mais rápido. Rubens Barrichello no seu GP de número 300 na carreira, foi com pneus duros, e tanto ele como seu companheiro de equipe não puderam fazer muita coisa. Rubinho ficou em sétimo e Hülkenberg em nono, Sutil confirmou que o carro da Force India anda melhor na pista belga, mas não repetiu a façanha feita por Giancarlo Fisichella em 2009, ao marcar a pole-position, o alemão ficou com a oitava posição. A tão desejada pole ficou portanto, nada mais nada menos que nas mãos do líder do campeonato de pilotos Mark Webber, o australiano que foi mais rápido também no último treino de livre realizado pouco antes da classificação. O piloto conseguiu sua quinta pole na temporada, décima vez largando na primeira fila. E faça chuva, faça sol ele passa a ser realmente o primeiro grande favorito ao título.  

1
Mark WEBBER
Red Bull Renault
AUS

1:45.778

21


2
Lewis HAMILTON
McLaren Mercedes
ING

1:45.863
+0.085
18


3
Robert KUBICA
Renault
POL

1:46.100
+0.322
19


4
Sebastian VETTEL
Red Bull Renault
ALE

1:46.127
+0.349
23


5
Jenson BUTTON
McLaren Mercedes
ING

1:46.206
+0.428
18


6
Felipe MASSA
Ferrari
BRA

1:46.314
+0.536
20


7
Rubens BARRICHELLO
Williams Cosworth
BRA

1:46.602
+0.824
19



8
Adrian SUTIL
Force India Mercedes
ALE

1:46.659
+0.881
18


9
Nico HÜLKENBERG
Williams Cosworth
ALE

1:47.053
+1.275
20


10
Fernando ALONSO
Ferrari
ESP

1:47.441
+1.663
21


11
Jaime ALGUERSUARI
Toro Rosso Ferrari
ESP

1:48.267

17


12
Vitantonio LIUZZI
Force India Mercedes
ITA

1:48.680

14


13
Sébastien BUEMI
Toro Rosso Ferrari
SUI

1:49.209

16


14
Heikki KOVALAINEN
Lotus Cosworth
FIN

1:50.980

12


15
Jarno TRULLI
Lotus Cosworth
ITA

2:01.491

16


16
Nico ROSBERG
Mercedes
ALE
P
1:47.885

16

+5

17
Kamui KOBAYASHI
BMW Sauber Ferrari
JAP

2:02.284

6



18
Bruno SENNA
Hispania Cosworth
BRA

2:03.612

7


19
Sakon YAMAMOTO
Hispania Cosworth
JAP

2:03.941

8


20
Timo GLOCK
Virgin Cosworth
ALE
P
1:52.049

16

+5

21
Michael SCHUMACHER
Mercedes
ALE
P
1:47.874

16

+10

22
Pedro DE LA ROSA
BMW Sauber Ferrari
ESP

2:05.294

6



23
Lucas DI GRASSI
Virgin Cosworth
BRA

2:18.754

5



24
Vitaly PETROV
Renault
RUS



1


Nenhum comentário: