domingo, 27 de junho de 2010

Vettel vence corrida marcada por forte acidente de Webber




   Muitas eram as apostas para ver a equipe e o piloto à dominar a corrida de Valência, como circuito de rua, possibilitou uma grande aproximação entre as equipes, mas três ainda se destacaram nos treinos. Foi o caso de Ferrari com sua nova asa traseira, McLaren a líder do mundial e claro Red Bull que estreou o duto frontal. Era portanto esperada uma grande briga entre os seis pilotos. Na largada Webber perdeu várias posições, enquanto Hamilton brigava com Vettel pela liderança, acompanhado de perto pelos carros da Ferrari e pelo companheiro Jenson Button. Preso atrás de Hülkenberg, Webber decidiu mudar a estratégia, parando cedo para trocar pneus, e voltando com a pista limpa. Porém não por muito tempo, o australiano se aproximou rapidamente da Lotus de Kovalainen. Na volta 9 os dois acabaram se chocando de forma dramática, o carro de Webber bateu na traseira de Kovalainen e decolou, capotando mais à frente e batendo forte na barreira de pneus. Apesar da forte batida o piloto da Red Bull saiu ileso, mas decepcionado com o campeonato que começa à se complicar. 
   A batida de Webber foi grande, mas as alterações na corrida que vieram à seguir foram maiores. O safety car foi chamado, no mesmo instante em que vários pilotos paravam para o reabastecimento, na volta seguinte pararam os líderes Vettel e Hamilton, os carros da Ferrari ficaram presos atrás do carro de segurança, perderam muito tempo e voltaram no meio do pelotão. Na hora da bandeira verde Schumacher tentou inovar parando nos boxes e voltando entre os últimos. Na frente Vettel e Hamilton disparam, enquanto Kobayashi que saiu com pneus duros, e não parou nos boxes, ficou com a terceira posição segurando atrás um pelotão gigantesco. Nas duas primeiras edições do Grande Prêmio da Europa no autódromo de rua de Valência, ninguém percebeu o quanto o circuito era fechado, mas mesmo em 2010, com várias modificações nos carros para facilitar a ultrapassagem, ainda foi algo muito difícil de acontecer. Só entre as equipes pequenas, que perdiam posições facilmente para os carros mais rápidos e brigavam entre si. 
    A corrida parecia ficar emocionante no final, pois Hamilton não deixava com que Vettel se distancia-se, a corrida parecia ser decidida entre os dois. Porém o piloto inglês da McLaren recebeu uma punição por passar o safety car, levando grande vantagem sobre os demais pilotos na hora do reabastecimento. O piloto inglês passou pelos boxes à 60 quilômetros por hora. Mas mesmo assim voltou em segundo, mas bem distante de Vettel. Esse por sua vez administrou até o fim, venceu com sobra, Hamilton cruzou em segundo. Kobayashi parou à cinco voltas do fim. E portanto Button conseguiu cruzar na terceira posição e completar o pódio. Rubens Barrichello mostrou que o novo carro da Williams não é só rápido nos treinos, se beneficiou com a bandeira amarela para pular pro pelotão da frente, segurou com calma a posição à frente de Kubica e terminou com o quarto lugar, que o próprio disse não ser tão melhor do que esperava. Kubica cruzou em quinto, Sutil em sexto, Kobayashi provou seu arrojo , cruzando na sétima posição.
    O piloto da casa Fernando Alonso não tem muito o que comemorar, mesmo com o carro modificado da Ferrari demonstrou um ritmo abaixo de McLaren e Ferrari, e se distancia da briga pelo título à cada prova. O espanhol chegou em oitavo, mesmo graças à quebra de Hülkenberg nas últimas voltas e da punição dada à vários pilotos que afetou inclusive Buémi da Toro Rosso, que vinha a frente do piloto da Ferrari. Ao fim da corrida Alonso reclamou da punição dada à Hamilton com apoio até de Lucas di Montezemolo, chefe da equipe italiana, disse que o inglês ganhou um segundo lugar de graça pelos comissários. Isso não altera o fato de Hamilton estar na liderança do mundial 29 pontos à frente de Alonso. Completando os pontuadores vieram Buémi com o nono lugar e Nico Rosberg com a décima posição. Felipe Massa terminou em décimo primeiro, e se mostrou muito frustrado com o carro, pela segunda vez seguida termina uma corrida fora da zona de pontuação. O próximo Grande Prêmio esta marcado para Silverstone, Inglaterra, que continua recebendo a categoria por bons motivos. 
Confira o resultado final do GP da Europa, em Valência:
1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 57 voltas em 1h40m29s571
2 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 5s042
3 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 12s658 (punido com 5s)
4 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 25s627 (punido com 5s)
5 - Robert Kubica (POL/Renault) - a 27s122 (punido com 5s)
6 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 30s168 (punido com 5s)
7 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 30s965
8 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 32s809
9 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 36s299 (punido com 5s)
10 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 44s382
11 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 46s621
12 - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) - a 47s414 (punido com 5s)
13 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 48s239
14 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 48s287 (punido com 5s)
15 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 48s826
16 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - a 50s890 (punido com 5s)
17 - Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - a 1 volta
18 - Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth) - a 2 voltas
19 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - a 2 voltas (punido com 20s)
20 - Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - a 2 voltas
21 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - a 4 voltas
Não completaram:
Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - a 8 voltas/motor
Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - a 49 voltas/acidente
Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 49 voltas/acidente
Melhor volta: Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m38s766, na 54ª     

Nenhum comentário: