sábado, 26 de junho de 2010

Red Bull volta à dominar classificação, Vettel faz pole e Webber larga em segundo na Europa

   O Grande Prêmio da Europa será disputado pela terceira vez nas ruas de Valência, onde até hoje só venceu pilotos brasileiros. Nesta temporada nem Felipe Massa e nem Rubens Barrichello parecem brigar pelo título, mas os dois se mostraram felizes com a evolução de seus carros, após um Grande Prêmio horrível de ambos no Canadá. Enquanto eles evoluem outros seguem brigando pela ponta. Muitas eram as expectativas para ver quem faria a pole-position. A McLaren vem de duas dobradinhas seguidas evoluindo à cada corrida, a Red Bull estreia finalmente o duto frontal e se mostra ainda mais rápida, enquanto Ferrari, Williams e Renault mostram mudanças aerodinâmicas que se encaixam bem com o circuito de rua e às deixam próximas às duas líderes do mundial. Foram estas cinco equipes que dominaram o treino, e são as favoritas também para a corrida. 
   A primeira parte demonstrou que Virgin e Hispania são as novas Minardi e Tyrrel da Fórmula 1. Mesmo as Lotus longe das equipes médias colocaram em média mais de um segundo em relação às duas equipes. Como se não bastasse as péssimas equipes, os brasileiros Bruno Senna e Lucas Di Grassi mal conseguem superar seus companheiros, Bruno Senna largará em último. Lucas Di Grassi conseguiu um feito raro nesta temporada de largar à frente de seu companheiro de equipe, mas ainda assim algo para não se orgulhar, pois largará apenas em 21º, a décima fila como quase sempre fica por conta das Lotus, e em uma briga interna dessa vez Trulli levou a melhor, largará em 19º e Kovalainen em 20º. Acompanhando-os vêm Kamui Kobayashi com a Sauber. Na segunda parte do treino ficou clara a mistura das equipes médias. Toro Rosso e Sauber têm as lástimas de duas equipes sem dinheiro e sem patrocínios, que não fazem parte nem  da frente e nem do pelotão de trás, sem um único piloto com prestígio, parecem andar apenas para cumprir contrato com a Fórmula 1. Na equipe suíça, Kobayashi ficou na primeira parte do treino, e De La Rosa não foi muito além, larga em 16º, a Toro Rosso por sua vez parece ter uma dupla de pilotos diferentes, e nas ruas de Valência Buémi foi a aposta do time, enquanto Alguersuari ficou em 17º o piloto suíço se esforçou ao máximo, mas não passou da 11ª posição. 
   Mercedes e Force India já foram apostas para andar na frente, conseguiram em certos momentos do campeonato impressionar, mas no momento não saem do pelotão intermediário, entre os quatro pilotos logo Schumacher foi a maior decepção. O alemão heptacampeão do mundo se esforçou para chegar ao Q2, mas nada pode fazer, em um carro visivelmente desequilibrado só conseguiu a 15ª posição. Rosberg foi um pouco melhor, mas o 12º lugar mostrou o quanto o carro vem limitado, andando a cada corrida mas longe dos líderes. A Force India parece ter freado a evolução, alcançada por Toro Rosso e ultrapassada claramente por Renault e Williams, Liuzzi(14º) e Sutil(13º) ficaram com a sétima fila, como se a equipe voltasse à temporada de 2009, ficando exatamente no meio do grid como uma equipe intermediária. 
   Finalmente na super-pole a esperada briga para ver qual equipe terminaria na frente, acabou resultando em uma briga interna novamente na equipe Red Bull. Vettel e Webber disputaram até a bandeirada quem largaria na frente. O jovem alemão sai em vantagem, volta à pole-position, deixando ao seu lado o australiano Webber. Ferrari, McLaren, Renault e Williams, lutaram pelas posições entre 3º e décimo. Hamilton empolgado na temporada conseguiu superar o animado piloto da casa Fernando Alonso, e marcou o terceiro tempo, Alonso ficou em quarto, com Felipe Massa em quinto. Kubica da Renault foi o sexto, Button da McLaren o sétimo, depois uma disputa inacreditável entre os companheiros Rubens Barrichello e Nico Hülkenberg entre a oitava e a nona posições. Os dois viraram no mesmo milésimo, no qual o alemão levou a vantagem por ter feito o tempo antes, e Barrichello, portanto partirá da nona posição. Vitaly Petrov com a Renault ficou em décimo. 
   Confira o grid de largada do GP da Europa, em Valência:
1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m37s587
2 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m37s662
3 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m37s969
4 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m38s075
5 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m38s127
6 - Robert Kubica (POL/Renault) - 1m38s137
7 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m38s210
8 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - 1m38s428
9 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m38s428
10 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1m38s523
Eliminados na segunda parte do treino classificatório:
11 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m38s586
12 - Nico Rosberg (ALE/Williams-Cosworth) - 1m38s627
13 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Ferrari) - 1m38s851
14 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Ferrari) - 1m38s884
15 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m39s234
16 - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) - 1m39s343
17 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m39s458
Eliminados na primeira parte do treino classificatório:
18 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m39s343
19 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - 1m40s658
20 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - 1m40s882
21 - Lucas di Grassi(BRA/VRT-Cosworth) - 1m42s086
22 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - 1m42s140
23 - Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth) - 1m42s600
24 - Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - 1m42s851

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