domingo, 14 de março de 2010

Vettel tem problemas de motor e Alonso herda vitória no Bahrein

 
Alonso comemora 1º lugar sem sacrifícios em sua estreia na Ferrari

   A temporada 2010 começou, e logo na primeira corrida se viu o que é esperado para a temporada inteira. O domínio da Ferrari! Na largada Vettel se manteve em primeiro enquanto Fernando Alonso ultrapassou Felipe Massa assumindo a 2ª posição. Felipe caiu para 3º, mas continuou próximo de Alonso, os dois pilotos da Ferrari foram os únicos à seguir o ritmo do líder Vettel. Rosberg passou Hamilton e ficou em quarto até a primeira e única parada para troca de pneus. Com um rendimento abaixo das Ferraris Rosberg segurou o inglês e os outros pilotos que vinham atrás, assim os três líderes se isolaram na frente. Enquanto isso no bloco intermediário poucas trocas de posições, Kubica e Sutil rodaram logo no início, Liuzzi pulou para a 9ª posição, Hülkenberg rodou sozinho na segunda volta e caiu para os últimos lugares. E houve um show de quebras com as equipes novas. Os dois carros de Virgin, Sauber e Hispania, e Vitaly Petrov da Renault tiveram problemas, desses os únicos pilotos que vinhas brigando por posições entre os 15 primeiros eram os pilotos da Sauber. 
    Os pilotos da Ferrari confirmaram o motivo de tanta risada na pré-temporada, a equipe conquistou a dobradinha logo na primeira etapa
   Os carros que permaneceram disputaram poucas trocas de posições, após a parada nos boxes até o fim da corrida praticamente não houve alteração à não ser nas posições mais importantes. A partir da volta 30 Vettel que desde o início da corrida não conseguia se distanciar dos carros da Ferrari, passou à ter problemas no motor Renault, a grande preocupação da equipe Red Bull havia se tornado realidade, sem poder voltar ao ritmo normal Vettel começou a virar de 2 à 3 segundos mais lento do que os carros da Ferrari. Alonso e Massa não tiveram dificuldade em ultrapassá-lo. Com os dois carros na frente a Ferrari fez como sempre, pediu para seus pilotos manterem suas posições. Alonso apertou o pé. Hamilton passou Vettel à dez voltas do fim, mas estava à 15 segundos de Massa, a distância não impediu que o piloto brasileiro diminui-se o rendimento do carro em quase 1 segundo mantendo o segundo lugar e poupando o motor para a próxima prova. 
   Com a redução de velocidade de Felipe Massa, Fernando Alonso levou o carro com sossego para o fim e obteve a vitória logo em sua estreia na Ferrari. Felipe Massa completou a dobradinha vermelha, Hamilton ficou em terceiro com uma McLaren que se esperava mais. Mesmo largando na pole Vettel sofreu para terminar em 4º, Rosberg com a primeira Mercedes correu a corrida inteira na frente de Schumacher e obteve a 5ª colocação, Schumacher que volta à categoria mostra ainda não estar no "100%" e chegou apenas em sexto, chegou à ser ameaçado por Button, mas mostrou que pelo menos parte de seu talento ele manteve, o inglês atual campeão foi apenas o 7º, Webber foi o 8º, Liuzzi terminou em 9º e Rubens Barrichello completou a pontuação chegando em 10º. A Fórmula 1 volta daqui à duas semanas para o Grande Prêmio da Austrália em Albert Park. Algumas equipes como a McLaren poderão mudar sua aerodinâmica, quem sabe uma evolução ou outra das equipes que ficaram devendo como Williams, Sauber e Mercedes. As equipes pequenas como Hispania e Virgin também podem evoluir, ou pelo menos, produzir um carro que complete a prova. Em um circuito de rua poderá haver grandes mudanças. O público fica na expectativa.


1
Fernando ALONSO

ESP
Ferrari
1:39:20.396
49 voltas
2
Felipe MASSA

BRA
Ferrari
+16.099

3
Lewis HAMILTON

ING
McLaren Mercedes
+23.182

4
Sebastian VETTEL

ALE
Red Bull Renault
+38.713

5
Nico ROSBERG

ALE
Mercedes Benz
+40.263

6
Michael SCHUMACHER

ALE
Mercedes Benz
+44.180

7
Jenson BUTTON

ING
McLaren Mercedes
+45.260

8
Mark WEBBER

AUS
Red Bull Renault
+46.308

9
Vitantonio LIUZZI

ITA
Force India Mercedes
+53.089

10
Rubens BARRICHELLO

BRA
Williams Cosworth
+1:02.400

11
Robert KUBICA

POL
Renault
+1:09.093

12
Adrian SUTIL

ALE
Force India Mercedes
+1:22.958

13
Jaime ALGUERSUARI

ESP
Toro Rosso Ferrari
+1:32.656

14
Nico HÜLKENBERG

ALE
Williams Cosworth
a 1 volta

15
Heikki KOVALAINEN

FIN
Lotus Cosworth
a 1 volta

16
Sébastien BUEMI

SUI
Toro Rosso Ferrari
a 3 voltas

17
Jarno TRULLI

ITA
Lotus Cosworth
a 3 voltas









Não completaram



Volta/motivo




Pedro DE LA ROSA

ESP
BMW Sauber Ferrari
30/mecânico


Bruno SENNA

BRA
Hispania Cosworth
18/mecânico


Timo GLOCK

ALE
Virgin Cosworth
17/mecânico


Vitaly PETROV

RUS
Renault
14/mecânico


Kamui KOBAYASHI

JAP
BMW Sauber Ferrari
12/mecânico


Lucas DI GRASSI

BRA
Virgin Cosworth
3/mecânico


Karun CHANDHOK

IND
Hispania Cosworth
2/acidente





Melhor volta






Fernando ALONSO

ESP
Ferrari
1:58.287









Tempo






Predomínio de sol


ar: 35-36ºC | pista: 33-40ºC

Nenhum comentário: