sábado, 20 de fevereiro de 2010

Expectativa para a temporada 2010 da Fórmula 1

   Após três semanas de testes na Espanha com pelo menos oito equipes por dia, dá para  se ter uma noção do que virá pela frente na temporada 2010 da Fórmula 1. Em doze dias de testes nos circuitos de Valência e Jerez de la Frontera foram dez pilotos de sete equipes diferentes que fecharam ao menos um dia na frente, com isso pode-se ter a certeza de que virá uma temporada emocionante e com muitas disputas por posições. Mas a grande pergunta que fica é se já dá para imaginar quem andará na frente. 
   Pelo que se viu, três equipes se destacaram, Ferrari, McLaren e Red Bull fecharam mais de um dia de testes com o melhor tempo e portanto devem ser as equipes à começar a temporada na frente. Mercedes, Williams, Sauber e Renault estiveram andando sempre próximas do melhor tempo e portanto devem liderar o grupo intermediário, em seguida devem vir Toro Rosso e Force India, equipes com pilotos jovens e pouco dinheiro, apesar de andarem entre os primeiros em alguns dias, não têm no momento carro suficiente para ameaçar os campeões e pilotos experientes de equipes consagradas que provavelmente andarão melhor. 
   No bloco de trás devem vir logicamente as equipes novatas, Virgin e Lotus apresentaram seus carros no meio dos testes e não saíram das últimas posições. Campos, USF1 e Stefan GP nem ao menos deram certeza se vão conseguir correr na temporada, faltam menos de 20 dias para a primeira corrida e estas três equipes precisam fazer o impossível para nestes dias conseguirem patrocínios, confirmar seus pilotos e apresentarem seus carros, do contrário precisarão de sorte para que a FIA e a FOM permitam que elas entrem durante a temporada e fiquem de fora das primeiras corridas. A Campos de Bruno Senna, falta apenas confirmar o segundo piloto e acertar se irá ou não fechar contrato com a Volkswagen que mostrou interesse em compra. Já a USF1 afirmou que a falta de dinheiro e tempo pode comprometer a estréia da equipe este ano. O caso da Stefan GP é bem mais simples, a equipe já têm carro pronto, pilotos interessados em correr e o apoio do presidente da FOM Bernie Ecclestone, o que falta seria vaga, pois a Fórmula têm um limite de 26 carros no grid, como a situação da USF1 é mesmo muito grave a Stefan GP pode fechar o grid e ser mais uma equipe da Fórmula 1.
   Voltando à falar das equipes grandes. Dentre as três descritas como as favoritas é de se esperar muito uma briga dentro das equipes. A McLaren têm os dois atuais campeões, Lewis Hamilton campeão de 2008, considerado o queridinho da equipe inglesa e seu compatriota Jenson Button campeão de 2009 pela Brawn e que já chegou com moral na equipe, os dois prometem guiar no limite e trazer de volta à equipe britânica os tempos do "Dream Team" ( time dos sonhos) que a equipe teve com Prost e Senna em 1988 e 1989. Já a Ferrari que fez as últimas corridas de 2009 com pilotos sem vontade de correr como Raikkonen e Fisichella, agora têm um problema, dois pilotos com muita vontade de ganhar, Fernando Alonso e Felipe Massa vêm de uma péssima temporada sem vitórias. Felipe se machucou feio no Grande Prêmio da Hungria e ficou de fora do restante da temporada, Fernando Alonso andou quase um ano inteiro no fim do grid e agora com um carro rápido querem ver qual deles volta à vencer primeiro, sem respeitar se têm ou não um primeiro piloto na equipe, eles vêem um ao outro como um adversário e não um companheiro de equipe. 
   A Red Bull têm dois pilotos bem diferentes, o jovem Vettel que em poucas temporadas já venceu várias corridas e foi vice-campeão na última temporada, esta indo cada vez melhor. Por outro lado Mark Webber estreiou na Fórmula 1 com 25 anos e só começou à andar na frente na sua oitava temporada, é muito experiente, mas ainda não sabe o que é lutar pelo título, mesmo assim exige respeito diante do jovem e ousado Vettel. Mais uma disputa garantida dentro de uma equipe. Fora esses seis pilotos, ainda aparecem mais quatro que prometem não facilitar. O hepta-campeão Michael Schumacher que depois de três anos volta à Fórmula 1 em uma equipe forte e não sabe o que é terminar uma temporada fora dos primeiros colocados do campeonato.
   Rubens Barrichello na Williams mostrou um bom ritmo com o carro azul e branco que não vê a hora de voltar à andar na frente, depois de anos na Fórmula 1, o piloto brasileiro finalmente têm uma equipe trabalhando para ele e promete mostrar todo seu talento. Robert Kubica, que em 2008 brigou pelo título têm a mesma missão de sua equipe Renault, voltar à vencer, enquanto que a Sauber terá de investir em um de seus pilotos, para ver qual deles consegue manter nas corridas os bons resultados da equipe nos testes. Enfim, será uma temporada com uma nova Fórmula 1, com novas regras, novas equipes e novos pilotos, e muito mais emoção.

Um comentário:

kimi_cris disse...

Se eu tivesse de apostar num vencedor, ele seria Fernando Alonso.

Grande Abraço!

Kimi_Cris