domingo, 30 de agosto de 2009

Raikkonen vence corrida surpresa em Spa e Ferrari volta a vencer

Após um ano e meio sem vencer Kimi Raikkonen finalmente voltou a subir no topo do pódio, em uma corrida esquisita na Bélgica o Finlandês venceu pela quarta vez no circuito de Spa Francorchamps, e conquistou a primeira vitória da equipe Ferrari nesta temporada. Raikkonen não vencia deste o Grande Prêmio da Espanha do ano passado.

Na largada Barrichello ficou parado e caiu para a última posição, Jarno Trulli e Adrian Sutil foram tocados na primeira curva e Raikkonen passou os dois carros da BMW Sauber e pulou para a segunda posição, logo depois do retão a primeira batida, Button é tocado e roda, Hamilton, Grosjean e Alguersuari não conseguiram escapar e também se envolveram na batida causando um acidente e tanto que trouxe Safety-Car para a pista. Barrichello parou para mudar a estratégia, Trulli e Sutil para arrumarem o carro depois dos toques. Os três voltaram nas últimas posições. Após longas voltas com Safety-Car, foi dada a relagarda na quarta volta e logo na relargada Raikkonen não perdeu tempo tirou proveito do kers e no retão conseguiu passar facilmente Fisichella e assumir a liderança. Raikkonen começou a abrir aos poucos, mas Fisichella se mostrou firme não permitindo a aproximação dos carros da BMW e da Red Bull de Mark Webber, enquanto isso Rubens Barrichello pesado provou que a Brawn não estava com o melhor carro, após passar facilmente Luca Badoer e Kazuki Nakajima, o piloto brasileiro ficou empacato atrás dos carros de Buemi e kovalainen e começou a perder contato com os pilotos da frente.

Agência
Após algumas voltas os lideres começaram a parar para reabastecimento e troca de pneus. Na primeira parada Mark Webber se precpitou ao sair e quase se chocou com Nick Heidfeld na briga pela quarta posição. O australiano foi punido com um drive-throungh e saiu dos oito primeiros. Quem também não se deu bem nas paradas foi Timo Glock que demorou mais do que poderia e ficou fora dos pontos. Mas o grande erro foi da equipe Renault com Fernando Alonso. O piloto espanhol vinha em terceiro no mesmo ritmo de Fisichella e Raikkonen quando foi chamado aos boxes, já havia passado da metade da corrida e se Alonso fizesse apenas um pit stop teria grandes chances de subir no pódio, porém graças a uma calota quebrada na roda dianteira esquerda o piloto espanhol ficou muito tempo parado e caiu para a última posição. Algumas voltas depois de deixar os boxes Flávio Briatore mandou o piloto desistir da corrida. O clima na equipe francesa não é dos melhores.
Voltando aos pilotos da frente, depois da segunda parada Raikkonen seguiu com pneus duros que não rendiam o mesmo dos pneus macios que ele usou na primeira parte da corrida. Com isso Fisichella impressionou a todos partindo pra cima do finlândes da Ferrari com sua modesta Force India, porém o kers ajudou Raikkonen a se manter na frente, mesmo com um carro mais lento nas curvas de alta, Raikkonen ultilizava a bateria para ganhar mais velocidade nas retas e com isso conquistou sua primeira vitória na temporada. Mesmo sem passar Raikkonen, Fisichella ficou feliz ao cruzar na segunda posição e marcar os oito primeiros pontos da Force india na temporada. Em terceiro e completando a festa no pódio ficou Sebastian Vettel que sem problemas durante a corrida inteira foi praticamente o único dos quatro líderes do campeonato a fazer a festa. Em seguida vieram os dois carros da BMW Sauber com Kubica e Heidfeld que marcaram em uma corrida nove dos 18 pontos que a escuderia tem no campeonato. Em sexto cruzou Kovalainen que nem precisou acelerar para garantir três pontos. A estratégia da equipe McLaren fez isso por ele. Rubens Barrichello cruzou na humilde sétima posição e ainda chegou no limite do carro, assim que entrou nos boxes seu motor estourou. Rosberg fechou os oito pontuadores da corrida. Fora dos pontos ficaram Webber, Glock, Sutil, Buemi, Nakajima e Badoer.
Final:

1

Kimi Raikkonen


FIN

Ferrari

1:23:50.995

44 voltas

2

Giancarlo Fisichella


ITA

Force India Mercedes

+0.939


3

Sebastian Vettel


ALE

Red Bull Renault

+3.875


4

Robert Kubica


POL

BMW Sauber

+9.966


5

Nick Heidfeld


ALE

BMW Sauber

+11.276


6

Heikki Kovalainen


FIN

McLaren

+32.763


7

Rubens Barrichello


BRA

Brawn Mercedes

+35.461


8

Nico Rosberg


ALE

Williams Toyota

+36.208


9

Mark Webber


AUS

Red Bull Renault

+36.959


10

Timo Glock


ALE

Toyota

+41.490


11

Adrian Sutil


ALE

Force India Mercedes

+42.636


12

Sébastien Buemi


SUI

Toro Rosso Ferrari

+46.106


13

Kazuki Nakajima


JAP

Williams Toyota

+54.241


14

Luca Badoer


ITA

Ferrari

+1:38.177










Não completaram




Volta/motivo










Fernando Alonso


ESP

Renault

27/abandono



Jarno Trulli


ITA

Toyota

22/abandono



Jenson Button


ING

Brawn Mercedes

1/acidente



Romain Grosjean


FRA

Renault

1/acidente



Lewis Hamilton


ING

McLaren Mercedes

1/acidente



Jaime Alguersuari


ESP

Toro Rosso Ferrari

1/acidente










Tempo







Sol



ar: 16-17ºC | pista: 30-34ºC











Melhor volta







Sebastian Vettel


ALE

Red Bull Renault

1:47.263

(38ª)


Nenhum comentário: