quarta-feira, 24 de junho de 2009

Mosley diz que não vai se reeleger, e FIA e Fota chegam a acordo


A reunião entre FIA e Fota no Conselho Mundial, em Paris, deu resultado. Na saída do encontro, Max Mosley afirmou que não vai concorrer à reeleição na presidência da entidade máxima do automobilismo e que, assim, chegou a um acordo com as equipes.
"Não vou concorrer à reeleição, então, agora, temos paz", disse Mosley nesta quarta-feira (24).
Se a previsão de Max for concretizada, será o fim da nova categoria da Fota, anunciada na última quinta-feira (18). Segundo o presidente da FIA, as duas partes chegaram a um acordo em relação à redução nos custos para a temporada 2010 — embora não tenha mencionado o teto orçamentário. "Não haverá separação. Acertamos um corte de gastos", confirmou o dirigente.
"Haverá apenas um campeonato da F1, mas o objetivo é, nos próximos dois anos, atingir os níveis de gastos dos anos 1990", continuou Mosley, sem esclarecer de que maneira esta redução será implementada.
Bernie Ecclestone, presidente da FOM, avalizou o acordo e comemorou o alcance da paz entre as entidades. "Estou muito feliz pelo consenso ter prevalecido", disse.
De acordo com fontes da revista "Autosport", Mosley, Bernie e Luca di Montezemolo comandaram uma série de encontros ao longo da madrugada para que a reunião do Conselho fosse apenas para confirmar a resolução.
Segundo a publicação, a saída de Max do poder é parte de uma troca, que tem ainda o fim da nova categoria da Fota e a assinatura de um novo Pacto da Concórdia até 2012.
Um comunicado da Fota é aguardado para as próximas horas. Espera-se que as equipes confirmem o acerto e deem detalhes sobre a reunião. Ainda nesta tarde, a FIA deve anunciar a lista definitiva das equipes para o Mundial de 2010.

Nenhum comentário: