terça-feira, 12 de maio de 2009

Ferrari confirma que vai deixar F1 se regra do teto orçamentário seguir

A Ferrari é a mais nova integrante do grupo que ameaça deixar a F1, agora de forma oficial. A equipe confirmou agora há pouco nesta terça-feira (12) em Maranello que vai abandonar a categoria se a regra do teto orçamentário for mantida para o campeonato de 2010.
Os executivos da Ferrari, liderados por Luca di Montezemolo, estiveram reunidos por quase duas horas na sede da fábrica para discutir o desempenho do time nas cinco primeiras provas do campeonato e o futuro na categoria.
"Sem F1 em 2010 se as regras não mudarem", informou o comunicado da escuderia. "A Ferrari confirma sua oposição às novas regras impostas pela FIA e não pretende inscrever seus carros para o Campeonato Mundial de F1 de 2010", foi o complemento da nota.
Dias atrás, a FIA resolveu estabelecer um teto orçamentário de aproximadamente R$ 129 milhões, que seria optativo: as equipes que a seguissem teriam regalias; as que não aderissem a tal movimento teriam restrições. A preocupação em haver duas categorias em uma levou Toyota e Red Bull a se posicionarem visceralmente contra a regra, ameaçando tirarem seus times de campo — no caso da Red Bull também a Toro Rosso.
"Essas decisões devem criar - pela primeira vez na história - um campeonato com um padrão duplo de regulamento, baseado sobre regras técnicas e parâmetros econômicos arbitrários. Nosso conselho de administração acredita que, se esse será o quadro normativo do futuro da categoria, acabariam as razões que motivaram a presença da Ferrari no Mundial durante 60 edições", disse ainda o comunicado.
"Nosso conselho expressou discordância quanto ao método usado para adotar decisões tão sensíveis, recusando uma efetiva discussão com os times. Isto é, houve um desprezo às regras que contribuíram para o desenvolvimento do esporte nos últimos 25 anos."
"Normas iguais para todos, estabilidade de regras, continuidade do método e progressivo trabalho de diminuição de custos da parte da Fota (Associação de Equipes da F-1) são as prioridades para o futuro."
A única equipe a se manifestar a favor — em termos, porque, na verdade, não há um apoio, mas, sim, um conformismo — da regra foi a Williams. "Nós corremos. Que mais podemos fazer?", disse Frank Williams.

Nenhum comentário: