domingo, 10 de maio de 2009

Button muda tática, surpreende Barrichello e vence na Espanha

A nova F1 foi superada pela velha tática das estratégias neste domingo (10). Jenson Button venceu o GP da Espanha mesmo após perder a primeira posição para Rubens Barrichello na largada, tudo graças às suas duas paradas nos boxes contra as três feitas pelo brasileiro. Mark Webber compleotu o pódio após a Ferrari cometer um erro com o combustível de Felipe Massa, que foi o terceiro durante grande parte da corrida, mas terminou em sexto — atrás de Sebastian Vettel e Fernando Alonso — para tentar economizar gasolina. O brasileiro ficou com o tanque vazio logo após terminar a prova.
Como de costume em Barcelona, a prova foi pouco movimentada. A rigor, só ocorreram ultrapassagens na largada e na última volta. O começo, sim, teve bastante ação: Barrichello fez uma bela saída e ultrapassou Button na primeira curva, assumindo a ponta. Já Massa não tomou conhecimento de Vettel e pulou para terceiro, enquanto mais atrás um verdadeiro pandemônio tomou conta.
Tudo "culpa" de Fernando Alonso. O espanhol começou bem e pulou de oitavo para sexto, disputando a posição com Nico Rosberg. Ao começar a curva 2, o espanhol espalhou o alemão para a área de escape. Nico retornou e tocou em Jarno Trulli, que escorregou na caixa de brita e voltou à pista atravessado na frente das Toro Rosso dos Sébastiens Bourdais e Buemi. Ambos bateram com força no italiano, e Adrian Sutil também acabou se envolvendo no acidente.

Com isso, o safety-car foi mandado de volta ao circuito, e ficou lá por seis voltas até que o traçado ficasse completamente limpo dos destroços dos acidentes. Depois, na relargada, Barrichello manteve a liderança, com Button e Massa logo atrás. Vettel era o quarto, com Webber e Alonso na sequência, em uma ótima briga por posições — uma das únicas do dia. Rosberg e Timo Glock completavam a zona de pontos.
Logo após o reinício, Heikki Kovalainen teve problemas de câmbio e encostou. Pouco depois, foi a vez de Kimi Raikkonen, que era o décimo e sofreu uma pane no acelerador. O primeiro problema da Ferrari no dia.
A partir daí, a corrida foi bastante monótona. A atenção ficou voltada para a dupla da Brawn por conta da mudança de estratégia feita por Button ao perceber que Barrichello abria grande vantagem na frente: o inglês decidiu fazer apenas duas paradas nos boxes, contra os três pit-stops previstos anteriormente — e mantidos pelo seu companheiro de time.
Primeiro, parecia que alteração não surtiria efeito. Barrichello voltou dos boxes após parar por 6s7 — Jenson ficou por 9s3 recebendo combustível. Com isso, o veterano brasileiro abriu boa vantagem e acelerou forte o BGP 001, alcançando nesse período a melhor volta da prova com 1min22s762. Enquanto isso, o líder do campeonato mantinha um ritmo bastante conservador, mas constante.


Porém, a segunda parada mudou tudo — e mostrou que a estrela de Button está mais cintilante do que a de Rubens. O paulista não manteve o bom rendimento, para desespero do estrategista da Brawn, que o mandava acelerar. O inglês foi abrindo vantagem, e Vettel e Massa, que estavam na frente, atrapalharam os planos do decano.
O bloco de segundas paradas colocou Button em posição de vantagem perante Barrichello, e mudou a composição do pódio. Webber e Rubens só entraram nos boxes depois que todos fizeram seus segundos pit-stops — o brasileiro para sua terceira passagem —, e aí o piloto da Red Bull contou com o erro da Ferrari.
Massa voltou à frente de Vettel, ambos atrás da dupla da Brawn. Mas algum erro da escuderia de Maranello fez com que menos gasolina fosse colocada no carro número 3, e o time mandou o vice-campeão economizar. Webber fez seu pit-stop e voltou na frente dos dois, e Felipe ouviu no rádio que precisaria diminuir seu ritmo para conseguir terminar a corrida.
Com isso, Vettel passou à frente e pulou para quarto, e Massa precisou tirar o pé do acelerador para não sofrer uma pane seca. Alonso aproveitou a situação e, na última volta, ultrapassou, alcançando a quinta posição. O brasileiro chegou em sexto e viu o combustível terminar poucos metros após a linha de chegada.
Heidfeld se aproximou, mas não conseguiu ir além do sétimo, e Rosberg completou a zona de pontos — e o pelotão que andou na mesma volta do vencedor Button. Lewis Hamilton, Timo Glock, Robert Kubica, Nelsinho Piquet, Kazuki Nakajima e Giancarlo Fisichella completaram a prova com um giro de atraso.
Com a quarta vitória em cinco provas, Button abriu uma grande vantagem sobre Barrichello. O inglês chegou a 41 pontos, 16 à frente de Barrichello. Vettel foi aos 23 e manteve a terceira colocação, enquanto Webber pulou para quarto com 15,5 pontos. Entre as equipes, a Brawn abriu 29,5 pontos sobre a Red Bull — 68 contra 38,5. A Toyota ficou para trás após seus pilotos não marcarem nenhum ponto em Barcelona..

1

Jenson Button


ING

Brawn Mercedes

1:37:19.202

66 voltas

2

Rubens Barrichello


BRA

Brawn Mercedes

+13.056


3

Mark Webber


AUS

Red Bull Renault

+13.924


4

Sebastian Vettel


ALE

Red Bull Renault

+18.941


5

Fernando Alonso


ESP

Renault

+43.166


6

Felipe Massa


BRA

Ferrari

+50.827


7

Nick Heidfeld


ALE

BMW Sauber

+52.312


8

Nico Rosberg


ALE

Williams Toyota

+1:05.211


9

Lewis Hamilton


ING

McLaren Mercedes

+1 volta


10

Timo Glock


ALE

Toyota

+1 volta


11

Robert Kubica


POL

BMW Sauber

+1 volta


12

Nelson Piquet


BRA

Renault

+1 volta


13

Kazuki Nakajima


JAP

Williams Toyota

+1 volta


14

Giancarlo Fisichella


ITA

Force India Mercedes

+1 volta










Abandonos




Volta/motivo










Kimi Raikkonen


FIN

Ferrari

18/mecânico



Heikki Kovalainen


FIN

McLaren Mercedes

8/mecânico



Jarno Trulli


ITA

Toyota

1/acidente



Sébastien Buemi


SUI

Toro Rosso Ferrari

1/acidente



Sébastien Bourdais


FRA

Toro Rosso Ferrari

1/acidente



Adrian Sutil


ALE

Force India Mercedes

1/acidente










Melhor volta







Rubens Barrichello


BRA

Brawn Mercedes

1:22.762

volta 28







Nenhum comentário: