quarta-feira, 8 de abril de 2009

Nota para os pilotos do Grande Prêmio da Malásia

1º. Jenson Button - 8,0 - Após fazer um pole position suada foi considerado o grande favorito para a vitória. Na largada porém, saiu mal, perdeu a liderança para Nico Rosberg da Williams. Mas após a confusão nos reabastecimentos, recuperou a ponta, e com sorte pela chuva e o desastre da iluminação local, acabou realmente vencendo de novo, mas com apenas cinco pontos marcados.
2º. Nick Heidfeld - 5,5 - A BMW Sauber assim como a Ferrari impressonou nos testes de pré-temporada, mas não vêm andando o esperado nas primeiras provas. Heidfeld foi mal nos treinos, e só largou em décimo graças a punição para Sebastian Vettel. Fazia uma corrida amena, mas com apenas uma parada pulou para as primeiras posições e "ganhou na loteria" por a corrida ter acabado quando ainda estava em segundo. Teve um pódio não merecido.
3º. Timo Glock - 7,0 -A Toyota vêm surpreendendo no início de temporada. Timo Glock se mostra mais maduro do que no último ano. E com um bom carro e colocando os pneus certos na hora certa conquistou um ótimo terceiro lugar.
4º. Jarno Trulli - 6,5 - Era um dos favoritos para a vitória, mas ao contrário do que ocorrerá com Glock, Trulli não teve sorte nos pit stops e ficou de fora do pódio. Mas comprovou que está na briga direta pelo título com os pilotos da Brawn GP.
5º. Rubens Barrichello - 7,0 - Largou em oitavo por causa da troca de câmbio no fim de semana. Mas vinha fazendo uma corrida e tanto, e se não fosse a chuva que paralizou a corrida teria grandes chances de vencer. Mas mostrou humildade ao se conformar com o singelo quinto lugar.
6º. Mark Webber - 5,0 - Com um bom carro Webber largou em uma boa quinta colocação. Mas não demonstrou um bom ritmo de corrida. Como Timo Glock, foi beneficiado na hora da chuva por escolher os pneus certos, e a sexta posição ficou de bom tamanho.
7º. Lewis Hamilton - 4,5 - Para um atual campeão do mundo esperava-se muito mais. Se Hamilton quer ser comparado à Ayrton Senna terá que aprender a andar entre os primeiros mesmo com um carro fraco e guiar bem na chuva. Só chegou na sétima posição pelas inúmeras atrapalhadas das outras equipes e pela paralização da corrida. Mais algumas voltas e ele ficaria de fora dos pontos.
8º. Nico Rosberg - 6,5 - Largou bem, assumiu a ponta na primeira curva e vinha administrando, quando a chuva começou a cair. Mesmo com um bom carro a Williams ainda não recuperou o pretígio de uma equipe de ponta e com várias atrapalhadas nos boxes tirou o pobre Rosberg da briga pela vitória. O alemão terminou em oitavo, e assim como na Austrália, com um gostinho de "quero mais ".
9º. Felipe Massa - 4,0 - Parece que a Ferrari engatou uma inesperada marcha ré nesta temporada e está cada vez mais decepcionante. Felipe Massa se esforçou para ganhar o primeiro pontinho da equipe no ano, mas foi em vão. Após duas corridas sem pontuar Felipe Massa terá que se superar para conquistar o tão sonhado título de pilotos e torcer para que o carro evolua e muito.
10º. Sebastien Bourdais - 5,0 - Ao contrário do Grande Prêmio da Austrália, Bourdais andou mais do que Buémi. Mas não teve a mesma sorte que teve na primeira prova do ano e ficou fora dos pontos.
11º. Fernando Alonso - 4,5 - Correndo no pior modelo que já dirigiu na Renault, Alonso ainda parece não ter aceitado o quanto o carro é ruim. O piloto espanhol fez uma boa largada e tentou se manter na zona dos pontos. Se esforçou ao máximo, mas aos poucos foi ficando para trás. Com dificuldades até para manter o carro na pista. Alonso comprovou que se a equipe não melhorar o suficiente para as próximas provas ficará novamente fora da briga pelo título.
12º. Satoru Nakajima - 2,0 - Se a Williams quizer andar noritmo de Toyota e Brawn GP e voltar a ser equipe grande terá que procurar um outro piloto. Pois Nakajima ainda é um piloto a menos. Mesmo não batendo como fez na Austrália, ele ficou longe dos pontos e precisa melhorar muito para merecer correr em um bom carro.
13º. Nelson Ângelo Piquet - 3,0 - Se Piquet ainda sonha em se tornar campeão da Fórmula 1, como seu pai, terá que evoluir muito. O brasileiro sequer chegou a completar uma volta entre os oito primeiros. Parece que só correu para cumprir contrato. Está por um fi ona equipe francesa.
14º. Kimi Raikkonen - 5,0 - Vinha andando bem. Mas como a equipe não para de errar, acabou parando cedo nos boxes e colocando pneus de chuva para a pista seca. Com esse grande erro ( mais um) da equipe italiana, Raikkonen pagou caro e terminou entre os últimos.
15º. Sebastian Vettel - 5,5 - Foi muito bem nos treinos, mas por trocado o motor largou apenas em décimo terceiro. Vinha fazendo uma boa corrida de recuperação, mas foi uma das vítimas da chuva, e novamente ficou fora dos pontos.
16º. Sebastien Búemi - 3,0 - Diferente da primeira prova na Austrália, Búemi esteve sempre entre os últimos, completamente apagado na corrida, só completou grid.
17º. Adrian Sutil - 3,5 - Guiando o pior carro do ano fez o que estava ao seu alcance. Se ainda pensa em ganhar uma corrida, terá que começer a pilotar um "carro de verdade".
18º. Giancarlo Fisichella - 2,0 - Não mostrou vontade alguma de correr. Só completou o grid.
19º. Robert Kubica - 3,0 - Teve problemas na largada, esperava marcar seus primeiros pontos do ano, mas teve o motor estourado logo na segunda volta. Pelo visto 2008 foi uma temporada "a parte" para o polonês.
20º. Heikki Kovalainen - 0,0 - Assim como a Williams e a Renault, a Mclaren também tem um piloto a menos. Kovalainen repetiu o Grande Prêmio da Austrália, largou no apenas em 14º e não passou da primeira volta. Logo nas primeiras curvas teve um erro inexplicável, saiu da pista, parou da brita e abandonou. Ainda não completou uma única volta nas duas corridas do ano.

Nenhum comentário: