domingo, 5 de abril de 2009

Grande Prêmio da Malásia parte 2, a forte chuva e o novo horário interrompem a corrida e Button "vence de novo"

Menção à parte, Massa fazia das tripas coração para realizar uma prova de recuperação. Chegou até o nono lugar, e, vez ou outra, beliscava um lugar na zona de pontuação, que, segundo o brasileiro, seria o melhor resultado que poderia ser conquistado.
Depois de cerca de 25 voltas completadas, a chuva começou a apertar em Sepang. A troca de posições, que já era constante, aumentava a cada passagem. Os pilotos entravam e saíam dos boxes a toda hora. Só para ter uma noção, Button fez quatro paradas. E, ainda assim, conseguiu recuperar a ponta perdida na largada.
Houve um momento em que Barrichello parecia ser o mais rápido na pista, após ultrapassar Trulli e Rosberg e chegar à segunda colocação. Depois, eram Timo Glock e Webber que apareceram voando, deixando qualquer um para trás. Tudo estava relacionado aos pneus. Por exemplo, o alemão da Toyota se deu bem andando com os intermediários.







Mas assim que a chuva aumentava, a visibilidade diminuía. Sebastian Vettel, que em nenhum momento conseguiu se afastar do pelotão intermediário, rodou e abandonou. Sébastien Bourdais dizia no rádio que não dava para guiar com aquelas condições. Uma imagem da câmera on-board de Barrichello mostrava muito bem que não era possível observar nada um palmo à frente.


Às 18h03, horário de Sepang, a prova foi interrompida com bandeira vermelha. Muito diz-que-me-diz nos bastidores. Webber, diretor do GPDA (Associação de Pilotos de Grandes Prêmios), saiu em disparada colhendo as opiniões dos pilotos. No fim, trouxe o veredicto da maioria: não tinha como reiniciar o GP.


A FIA ainda tentou forçar uma situação de relargada, mas a vontade dos pilotos falou mais alto depois de 48 minutos de apreensão: fim de prova. Apesar das 32 voltas completadas, valeu o resultado da 31ª, a última antes da parada.









Com isso, Button venceu, seguido de, por incrível que pareça, Nick Heidfeld, que fez uma prova muito discreta, chegando a ser ultrapassado sem qualquer resistência por Webber. Mas estava no lugar certo, na hora certa, e se aproveitou dos pit-stops dos rivais e do fato de que só fez uma parada. Glock completou o pódio. Na zona de pontuação, Trulli, Barrichello, Mark, Lewis Hamilton e Rosberg. Nem Massa, nem Raikkonen. A Ferrari completou duas corridas seguidas sem pontos em 2009.


Como a prova não teve 75% de sua distância prevista cumprida, todos receberam metade dos pontos, o que não acontecia desde 1991, fazendo com que Jenson Button continuasse na liderança, mas com 15 pontos ao invés dos costumeiros 20 de duas vitórias. Barrichello é vice-líder, com dez.









A F1 descansará por duas semanas, até voltar no dia 19 de abril, na China. Em tempo: a próxima etapa está prevista para começar às 15h locais. Na pista de Xangai, visibilidade não deve faltar. Os pilotos agradecem.

Final:

1

Jenson Button


ING

Brawn Mercedes

55:30.622

31

voltas

2

Nick Heidfeld


ALE

BMW Sauber

+22.722



3

Timo Glock


ALE

Toyota

+23.513



4

Jarno Trulli


ITA

Toyota

+46.173



5

Rubens Barrichello


BRA

Brawn Mercedes

+47.360



6

Mark Webber


AUS

Red Bull Renault

+52.333



7

Lewis Hamilton


ING

McLaren Mercedes

+1:00.733



8

Nico Rosberg


ALE

Williams Toyota

+1:11.576



9

Felipe Massa


BRA

Ferrari

+1:16.932



10

Sébastien Bourdais


FRA

Toro Rosso Ferrari

+1:42.164



11

Fernando Alonso


ESP

Renault

+1:49.422



12

Kazuki Nakajima


JAP

Williams Toyota

+1:56.130



13

Nelson Piquet


BRA

Renault

+1:56.713



14

Kimi Raikkonen


FIN

Ferrari

+2:22.841



15

Sebastian Vettel


ALE

Red Bull Renault

+1 volta



16

Sébastien Buemi


SUI

Red Bull Renault

+1 volta



17

Adrian Sutil


SUI

Force India Mercedes

+1 volta



18

Giancarlo Fisichella


ITA

Force India Mercedes

+2 voltas












Abandonos




Volta/motivo












Robert Kubica


POL

BMW Sauber

1/mecânico




Heikki Kovalainen


FIN

McLaren Mercedes

1/abandono












Tempo








Chuva



ar: 24-30ºC | pista: 21-38ºC













Melhor volta








Jenson Button


ING

Brawn Mercedes

1:36.641

18


Nenhum comentário: