sexta-feira, 13 de março de 2009

Resumo da semana de testes coletivos parte 1 as equipes que andaram na frente


Quatro dias de ajustes finais, buscas de soluções alternativas e ensaios para o início da temporada — mas, principalmente, de uma mudança completa em todos os prognósticos feitos inicialmente sobre a temporada de 2009 da F-1.
O circuito de Barcelona foi testemunha, durante quatro dias, de uma das maiores surpresas da principal categoria do automobilismo mundial em muitos anos: os primeiros ensaios do BRGP 001, o carro da equipe Brawn, que completou, nesta quinta-feira (12), apenas e tão somente uma semana de vida. É claro que o bólido já vinha sendo preparado desde o ano passado, muito antes de a Honda abandonar a categoria. No entanto, por toda a novela após a saída da montadora, a expectativa era de resultados bem mais modestos.
Rubens Barrichello e Jenson Button foram os dois pilotos mais rápidos da semana, com o brasileiro sendo o único a obter uma volta na casa de 1min18s. Além disso, o desempenho do carro não foi bom apenas em voltas lançadas. Os pilotos simularam uma corrida e obtiveram tempos muito competitivos.
Na sequência, aparece uma briga intensa e aberta entre escuderias com carros muito bem acertados: Ferrari, BMW Sauber e Toyota coincidentemente as três equipes que treinaram no Barhein mostram terem levado vantagem em relação às equipes que treinaram nas pistas frias e lentas de Portmão e Valência. Os times pareceram ser os mais regulares durante os quatro dias de ensaios, com todos os pilotos completando longos programas. Além disso, a diferença entre os melhores tempos registrados por cada equipe foi de apenas 0s2.
Fazer um prognóstico sobre o que cada equipe pode fazer é muito difícil, mas a força dos pilotos de BMW Sauber e Ferrari é vista como pontos de desequilíbrio em um eventual embate contra a Toyota, que contou com os bons tempos de Jarno Trulli e Timo Glock.