quinta-feira, 19 de março de 2009

Renault, uma das decepções na pré-temporada

Estréia na fórmula1: 1977-1985/2002;
Grandes prêmios disputados: 248;
Modelo que será usado em 2009: R29;
Motor: RenaultRS27;
Vitórias na Fórmula1: 35;
Pole Positions na Fórmula1: 50;
Voltas mais rápidas na Fórmula1: 27;
Títulos de pilotos: 2;
Título de construtores: 2;
Pilotos atuais: 7.Fernando Alonso, 8.Nelson Ângelo Piquet.
No final dos anos 70 a Fórmula 1 passava por uma grande evolução. Subindo cada vez mais na mídia e ganhando patrocínios passou a ser alvo das ricas montadoras. Uma delas chamda Renault, viu a oportunidade certa de divulgar dua marca, e entrou na Fórmula com uma idéia nova: os motores turbo. Esta idéia não só aumentou o ritmo de desenvolvimento dos carros como também aumentou a periculosidade dos carros, até 1985 foram várias mortes e acidentes fatais nas pistas ( coisa que sempre ocorreu no ciclo da Fórmula 1 até a década de 90 ). A Renault foi vista como a principal responsável por trazer a idéia à Fórmula 1, após quase conquistar os títulos de 1982 e 1983 e não ir bem nos anos seguintes, amontadora decidiu abandonar a Fórmula 1. Mas continuou fornecendo motor. Nas décadas de 80 e 90 a Renault foi ao lado da Honda a principal fornecedora das equipes campeãs. Em 2002 decidiu voltar. Comprou a equipe Benetton que vinha cada vez pior e passou à evoluir. Em 2003 e 2004 tornou-se equipe grande, vencendo uma corrida em cada temporada. Em 2005 e 2006 chegou ao auge ao conquistar dois títulos seguidos, de pilotos e construtores. Porém em 2007 houve duas grandes perdas, o atual bi-campeão Fernando Alonso, que foi para a Mclaren, e a maior patrocinadora, a MILD SEVEN. Com um piloto veterano e um estreante a Renault decaiu muito. Em 2008 com avolta de Alonso esperava-se que voltaria à andar na frente, porém a equipe não foi bem na primeira metade do campeonato. Mesmo evoluindo na segunda metade do ano e conquistando duas vitórias terminou o camponato de construtores em quarto, bem longe das três primeiras. Para piorar com o teto orçamental proposto a partir de 2009 a Renault perde grande vantagem financeira que tinha para equipes médias como Williams e Red Bull.
O esperado para 2009: Ao apresentar o novo modelo Fernando Alonso e Flávio Briatore prometeram andar na frente em 2009. Alonso se dizia o favorito para o título de pilotos e a Renault para o título de construtores. Mas o que se viu na pré-temporada foi uma realidade completamente diferente: com uma fraca durabilidade e um carro lento nas retas a Renault andou muito atrás do esperado. Andando quase sempre no bloco intermediário Alonso admitiu no fim dos testes que novamente a equipe começará o ano atrás do pelotão da frente. Mas acredita-se que a equipe, assim como na última temporada, irá evoluir e muito. Basta esperar para ver.