sexta-feira, 20 de março de 2009

Fernando Alonso, o bi-campeão terá que acostumar-se a andar no meio do pelotão

Número no Carro: 7;
Nome: Fernando Alonso;
Nascimento: 29/07/1981;
Nacionalidade: Espanha;
Estréia na Fórmula 1: 2001;
Grandes Prêmios disputados: 123;
Pontos ganhos: 559;
Pódios: 53;
PolePositions: 17;
Voltas mais rápidas: 11;
Vitórias: 21;
Títulos: 2;
Equipes pelas quais competiu: Minardi, McLaren e Renault;
Equipe pela qual competirá esta temporada: Renault.
Histórico do piloto na Fórmula 1: A Espanha nunca foi muito chegada na Fórmula 1, teve um total de oito pilotos, dos sete primeiros nenhum venceu. Em 2001 com a chegada de Fernando Alonso na equipe minardi esperava-se que ele fosse só mais um. Fez uma boa temporada dentre as condições que podia andar com o pior carro da Fórmula 1. Mesmo ficando sem vaga em 2002, foi chamado para piloto da equipe Renault em 2003. Começava ali um casamento de altos e baixos, mas que rendeu dois títulos aos dois lados e dura até hoje. O chefão da Renault , Flávio Briatore sabe como criar bons pilotos. Depois de ganhar os dois primeiros títulos com Schumacher, veio a vez de Alonso. Em 2003 a Renault voltava à brigar por pódios, e logo o espanhol Fernando Alonso começou a surpreender. Com uma vitória na Hungria naquela mesma temporada e duas poles, Alonso foi a grande surpresa daquele ano. Em 2004 Renault melhorou mais um pouco, porém ainda estava bem atrás da Ferrari. E Alonso fez uma temporada apagada, sempre ia bem nos treinos, mas não nas corridas. Em 2005 e 2006 duas temporadas que a Renault andou à frente de todas as outras equipes ainda foi preciso um bom piloto para conseguir segurar a evolução das outras. Foi aí que Alonso ressurgiu como bom piloto superando Kimi Raikkonen em 2005 e Michael Schumacher em 2006. Com a aposentadoria de Schumacher e Villeneuve em 2006, Alonso se tornou o único campeão mundial de Fórmula 1 em 2007, o que o ajudou a deixá-lo na frente de seus adversários naquele ano. Porém Alonso havia ingressado na inglesa McLaren. Tudo parecia ser amor à primeira vista, porém apareceu um piloto que não estava nos planos de Alonso, o inglês Lewis Hamilton que apesar de estreante andava no mesmo nível do bi-campeão. No meio do ano Alonso reclamou com a equipe por supostamente favorecer o inglês nos treinos classificatórios, brigou dentro da equipe e decidiu voltar para a Renault. Mas quando voltou a equipe não era mais a mesma e disputava o pelotão do meio. Alonso teve paciência e esperança de que a equipe iria evoluir e seguiu lá , mesmo com um suposto convite da Ferrari para 2009. O espanhol acertou em cheio e no fim do a Renault estava novamente andando na frente. Nas últimas quatro corridas Alonso venceu duas e marcou 33 pontos de 40 possíveis. Foi o piloto que mais pontuou naquela fase da temporada e com ele a Renault voltou a sorrir.
O esperado do piloto para 2009: Para a temporada 2009 Fernando Alonso prometeu brigar pelo título e como o favorito, esperava-se uma grande evolução da Renault durante a pré-temporada. Mas a equipe francesa não evoluiu coisa alguma, pelo contrário ficou atrás de várias equipes nos testes coletivos de Barcelona. Ao ver as posições nos últimos testes Alonso desanimou e revelou que começará a temporada atrás das equipes grandes. Para voltar à brigar pelo título Alonso terá que novamente ajudar a equipe à evoluir durante a temporada, e terá que fazer isso rápido, antes que seja tarde demais.