terça-feira, 8 de outubro de 2013

10 grandes pilotos da Fórmula 1 e suas histórias... Piloto 3 Juan Manuel Fangio

Fangio foi um dos pilotos fundadores da Fórmula 1
   Ele foi o primeiro multi-campeão da Fórmula 1, em uma época em que os pilotos montavam seus carros, eram responsáveis por suas equipes corriam corridas que eram verdadeiras maratonas. Poucos o viram correr, mas os que viram ainda dizem que não teve igual. Falo aqui de Juan Manuel Fangio, o lendário multi-campeão da Fórmula 1.
Início: Juan Manuel Fangio foi um dos pilotos que ajudou a construir a Fórmula 1. Fã do automobilismo americano, ele conseguiu unir ao europeu e juntos com outros pilotos e projetistas foi responsável pelo surgimento da grande categoria que se vê atualmente. O primeiro campeonato de Fórmula 1 surgiu em 1950 e junto com ele Fangio foi um dos principais pilotos. Correndo pela Alfa Romeo e levando o vice-campeonato da temporada vencendo as 3 corridas que terminou, o título ficou com seu companheiro de equipe Nino Farina. 
   Em 1951 Fangio deu o troco e se tornou o 2º campeão mundial da Fórmula 1, ainda correndo pela Alfa Romeo. No fim da temporada ele saia da primeira equipe campeã da Fórmula 1 e passara os dois anos seguintes com apenas 1 vitória e sem chances de brigar pelo título, correndo pela Maserati. 
Com 5 títulos na categoria 
Ele  se tornou a lenda mais antiga da F1
Auge: No meio da temporada de 1954 Fangio trocava a Maserati pela Mercedes, vencia 6 corridas e se tornará bi-campeão mundial. Em 1955 Fangio vencia mais 5 corridas e se tornará o primeiro tri-campeão mundial de Fórmula 1. Se não bastasse o piloto argentino trocará de equipe para 1956, aonde correu pela Ferrari, e de novo em 1957 quando voltou à Maserati e sem dó nem piedade dos adversários venceu ambas temporadas, se tornando penta-campeão mundial de Fórmula 1 e de longe o maior piloto já visto até então. Cansado de vencer o piloto participou de apenas 2 corridas na temporada de 1958 e decidiu encerrar a carreira. Até hoje, mais de 50 anos depois dele ter deixado a Fórmula 1 apenas Michael Schumacher conseguiu superar sua marca o que faz dele a lenda mais antiga da maior categoria do automobilismo mundial. 




Nenhum comentário: