segunda-feira, 2 de setembro de 2013

10 grandes pilotos da Fórmula 1 e suas histórias... Piloto 7 Sebastian Vettel

    Jovem campeão Sebastian Vettel pode se tornar o melhor piloto da história da Fórmula 1, talvez tão bom quanto Ayrton Senna e com tantos recordes como Michael Schumacher. O piloto que um dia foi um pobre desacreditado em esportista se tornou o mais jovem campeão da Fórmula 1, e hoje com menos de 30 anos e prestes a conquistar seu 4º título na categoria já é visto como um ícone no mundo do esporte. 
Vettel fez sua estreia na Fórmula 1 em 2007 pela Sauber
   O início: Sebastian Vettel chegou à Fórmula 1 com apenas 18 anos com a ajuda da BMW. A fabricante de motores o colocou no projeto de jovens pilotos da Williams em 2005. Na temporada seguinte a BMW trocava de equipe e Vettel se juntava à Robert Kubica como piloto de testes da Sauber. Com a má fase dos pilotos titulares, era questão de tempo para que um dos dois assumisse a vaga de piloto titular na segunda metade da temporada. A oportunidade veio com uma forte batida de Jacques Villeneuve no GP da Alemanha. Mas o escolhido para a vaga, por ter mais idade foi Robert Kubica. Com a saída de Villeneuve da equipe, Vettel subiu para piloto reserva em 2007 e fez sua estreia no GP dos Estados Unidos daquele ano, justamente no lugar de Kubica. Vettel fez uma corrida conservadora e mesmo sem brigar pelas primeiras posições fez algo que seu companheiro de equipe Nick Heidfeld não fez: terminou a corrida e pontuou. 
Com 21 anos Vettel se tornava o mais jovem vencedor de uma corrida de F1
   O forte rendimento do piloto nos treinos livres lhe deu a vaga de piloto titular da equipe Toro Rosso que procurava por pilotos novos. Vettel teve destaque nas corridas finais ao terminar o GP da China na 4ª colocação e liderar o GP do Japão, o qual abandonou quando vinha entre os líderes. Vettel começou a temporada de 2008 já como titular, embora corresse as primeiras 4 corridas com o carro da temporada anterior. Contudo assim que o novo carro ficou pronto, ele esteve constantemente na zona de pontuação. Surpreendeu ao largar na pole-position e vencer o GP da Itália se tornando o piloto mais jovem a vencer uma corrida de Fórmula 1, apenas com 21 anos. Ao terminar a temporada entre os 8 primeiros na pontuação final e com mais pontos que ambos pilotos da Red Bull ele já tinha contrato assinado para a equipe austríaca para o ano seguinte. 
Vettel se emociona com título incrível de 2010
    O auge: Vettel estreou na Red Bull em 2009 e começou o que parece ser um dos maiores casamentos da Fórmula 1. Assim como Prost e Senna na McLaren e Schumacher na Ferrari, o piloto se tornou multi-campeão correndo pela equipe austríaca. Em 2009 ele chamou a atenção ao superar pilotos de Ferrari e McLaren, o bi-campeão Fernando Alonso e o piloto da Brawn-GP Rubens Barrichello, terminando o ano como vice-campeão. Em 2010 o peso de andar em uma equipe forte foi maior. A Red Bull tinha o melhor carro da temporada e Vettel seria obrigado a andar na frente. Rápido nos treinos e inexperiente nas corridas ele foi a temporada inteira superado por seu companheiro de equipe Mark Webber, nomeado para disputar o título com Fernando Alonso. 
   Contudo Vettel não desistiu, venceu 3 das últimas 4 corridas e contou com rendimentos fracos de Alonso e Webber para conseguir uma virada impressionante e se tornar campeão com 23 anos e superando grandes concorrentes. Em 2011 Vettel não deu chances à ninguém, já correndo como piloto grande venceu 11 corridas e conseguiu o título mais fácil da Fórmula 1 nos últimos anos. Em 2012 ele se perdeu junto com a equipe no começo da temporada fazendo várias corridas no pelotão intermediário. Contudo mostrou experiência na segunda metade do campeonato, venceu 4 corridas seguidas, administrou as últimas e tirou novamente o título de Fernando Alonso na Ferrari. 
Com apenas 26 anos Vettel já é multi-campeão de Fórmula 1
   Já tri-campeão mundial, o piloto deixa a atual Fórmula 1 praticamente sem graça mostrando ter o novo Schumacher da década de 2010. Com sua pouca idade é esperado que supere inclusive os recordes de seu compatriota. Para tentar diminuir o domínio do piloto e da equipe Red Bull a FIA muda as regras para 2014, o que faz com que seja uma incógnita a equipe e o piloto dominantes a partir do próximo ano. Já a temporada de 2013 vê uma questão de tempo para Vettel conquistar seu 4º título na categoria com 26 anos. Os adversários se esforçam ao máximo, enquanto Vettel administra a liderança do campeonato.



 

Nenhum comentário: