domingo, 26 de maio de 2013

Top 5 temporadas mais chatas da Fórmula 1

   Nos últimos anos a Fórmula 1 encara uma boa fase, não por parte dos pilotos brasileiros, mas em suas corridas e campeonatos emocionantes. Algo que nem sempre ocorreu na categoria. Visando um assunto diferenciado em minhas postagens colocarei aqui as consideradas 5 temporadas mais sem graça ou em outras palavras "chatas" da categoria.
Com carros parecendo naves temporada de 2008 foi uma das mais chatas da Fórmula 1
   5 - 2008 e as corridas sem ultrapassagens - A temporada de 2008 foi muito disputada nos números, com o título de Hamilton por apenas 1 ponto, ou melhor 1 ultrapassagem que lhe deu seu único título até hoje. Contudo, sem o controle de tração, as equipes investiram demais em seus chassis, deixando seus carros parecendo mais naves do que carros de Fórmula 1. Com tanta aerodinâmica ficou praticamente impossível um piloto cometer um erro. Tanto que Nelsinho Piquet teve que bater de propósito para provocar uma bandeira amarela no GP de Cingapura.
     Com Alonso fora da McLaren e Raikkonen sem correr nem sombra do que correu no ano anterior a disputa pelo campeonato também não teve muita graça, com exceção para a corrida decisiva.

Em 2004 Schumacher conseguiu o título mais fácil de um piloto na Fórmula 1

4 - 2004 e o domínio de Schumacher - A temporada de 2004 prometia muitas emoções. Depois de um ano de 2003 disputadíssimo, se esperava ainda mais emoções agora com McLaren e Williams com seus chassis ousados, além de Renault e BAR surpreenderem na pré-temporada. Contudo McLaren e Williams acabaram decaindo em relação à 2003 e tanto BAR como Renault se atrapalharam por não estarem acostumados a andarem na frente. Resultado... Mais um ano dominado pela Ferrari de Michael Schumacher. Mas um domínio fora do normal. O piloto alemão venceu 12 das primeiras 13 corridas e logo se tornou hepta-campeão mundial de Fórmula 1. O final da temporada até foi disputado, mas o campeonato em si não teve a mínima graça.
 
Apesar das promessas de disputa a temporada de 1996 foi dominada pela Williams 
3 - 1996 e o domínio da Williams - A década de 90 foi considerada a década de Williams e McLaren na Fórmula 1, em todas as temporadas pelo menos uma das duas equipes esteve entre as mais fortes. Com grandes disputas, desde o início com Senna e Prost até o final com Hakkinen e Schumacher. Vendo outros campeões como Mansell, Hill e Villeneuve, foi com certeza uma década feliz na categoria. 
    Só que o ano de 1996 ficou devendo. A McLaren não vencia desde 1993 e Nigel Mansell foi o maior fiasco da temporada. A Benetton sem Schumacher não rendeu o mesmo que o ano anterior e o piloto alemão fazendo sua estreia na Ferrari também não pode fazer muito pelo campeonato. Com isso a equipe Williams não viu adversários na temporada e voltou a se tornar campeã com o título mais fácil no campeonato de construtores conquistado pela equipe inglesa. Corridas com poucas ultrapassagens e um campeonato sem emoções marcaram o ano de 1996 na Fórmula 1.
Para muitos Mansell venceu o campeonato de 1992 de forma "covarde"
2 - 1992 e o domínio de Mansell - O ano de 1992 foi uma covardia na Fórmula 1. A Williams correu com a polêmica suspensão eletrônica, enquanto a McLaren enfrentava problemas no motor Honda, Ferrari e Benetton enfrentavam problemas financeiros, a escuderia de Groove não teve adversários. Era esperado pelo menos uma grande disputa entre Patrese e Mansell. Mas nem isso aconteceu. Mansell dominou tanto os treinos como as corridas e apesar das ameaças de Patrese a equipe Williams preferiu que o segundo piloto não atrapalhasse o "queridinho da Williams".
1 - 2002 e o domínio da Ferrari - A temporada de 2001 viu várias ultrapassagens nas corridas e pela primeira vez após várias temporadas mais de uma equipe andou na frente. Contudo o ano de 2002 foi considerado o mais chato da história da Fórmula 1. A Ferrari
A temporada de 2002 foi disparada a mais sem graça da categoria
venceu 15, das 17 corridas no ano, de longe vieram McLaren e Williams que pouco disputaram entre si. No bloco intermediário não se viu surpresa alguma. Jordan e Sauber que vieram próximas das equipes grandes em 2001 decaíram bastante, Toyota estreou na categoria correndo atrás e a Renault voltou sem impressionar. Apenas 7 pilotos subiram ao pódio durante o ano inteiro e o próprio campeão Michael Schumacher disse ter sido a temporada mais sem graça que ele já viu na categoria.

Um comentário:

Marcos Paulo disse...

Viajou. 2008 foi animal.
Aquele final está entre os melhores de todos os tempos