quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Pilotos brasileiros não herdam talento de campeões

   Para muitos que acreditam que talento é coisa de família, os pilotos brasileiros deixam claro que isso não passa de um mito. Christian Fittipaldi, Nelsinho Piquet e Bruno Senna são a prova disso. Parentes dos grandes campeões brasileiros, não tiveram na Fórmula o sucesso de seus antecessores. Em comparações com outros pilotos parentes de campeões da Fórmula 1 vemos fácil que a dedicação e a vontade é que fazem um piloto e não o seu dinheiro ou a fama de seu nome.
Correndo apenas em equipes pequenas Christian Fittipaldi marcou poucos pontos na F1
   EM BAIXA: Christian Fittipaldi é sobrinho de Émerson Fittipaldi, o primeiro grande campeão brasileiro da Fórmula 1. Campeão da Fórmula 3000 ele chegou na categoria em 1992, logo aos 21 anos de idade. Correndo duas temporadas pela fraca equipe Minardi, para muitos era questão de tempo para que ele decolasse na categoria. Porém não foi o que aconteceu, Christian teve problemas nas negociações para a temporada de 1994 e acabou ficando na Arrows, conhecida como Footwork na época. A equipe era no mesmo nível que a Minardi, e Christian fez mais um ano correndo da metade do grid para trás. Depois de 3 temporadas e três 4º lugares na categoria o piloto acabou desistindo da Fórmula 1 e foi para a CART, onde Émerson também brilhou, lá ele teve altas e baixas, mas esteve longe de disputar um título.
Damon Hill e a Williams foram grandes nomes na década de 90 na Fórmula 1
   EM ALTA: Muitos não acreditavam no potencial de Damon Hill, um piloto que chegou à Fórmula 1 com mais de 30 anos de idade sem nenhum título grande no currículo. Eis que todos ficam de queixo caído, o piloto inglês entrou na Fórmula 1 na hora certa e na equipe certa. Na época Mansell, Patrese e Prost deixavam a categoria e houve o falecimento de Ayrton Senna, com isso Hill e a sua poderosa Williams foram um dos grandes nomes na década de 90 na Fórmula 1. Logo em sua temporada de estreia venceu 3 corridas, em 1994 e 1995 foi vice-campeão e conseguiu o título em 1996. Fora da Williams, Hill ainda voltou a vencer correndo pela Jordan no famoso GP da Bélgica de 1998.O piloto conquistou mais de 20 vitórias, 40 pódios e quase 400 pontos na categoria ficando tão famoso quanto seu pai.
Jacques Villeneuve se tornou o primeiro piloto canadense campeão de Fórmula 1
   EM ALTA: Gilles Villeneuve não foi campeão de Fórmula 1, mas ficou famoso pelo seu arrojo que levantava torcidas no final da década de 70 e início dos anos 80 na categoria. Em sua homenagem seu filho Jacques Villeneuve fez história na Fórmula 1, se tornando o primeiro piloto canadense a se tornar campeão de Fórmula 1. O piloto canadense do capacete colorido chegou com tudo na categoria, foi vice-campeão logo em sua temporada de estreia em 1996 e campeão em 1997. Mesmo não vencendo depois do título, manteve a fama de piloto campeão e seguiu na Fórmula 1 por mais 9 temporadas. 
Nelsinho ficou apenas 1 ano e meio na Fórmula 1
   EM BAIXA: Nelson Piquet foi um dos maiores pilotos da Fórmula 1. O tri-campeão brasileiro marcou época na categoria, o fato de andar na frente em equipes médias e pequenas, superar Nigel Mansell na Williams e montar a aerodinâmica do próprio carro fizeram dele um piloto ímpar. Pegando carona na fama do pai, Nelson Ângelo Piquet, também conhecido como Nelsinho Piquet começou dando promessas de futuro bom piloto da Fórmula 1. Destaque no Kart, foi campeão da Fórmula 3 sul-americana aos 17 anos e campeão da Fórmula 3 inglesa aos 19. Logo foi para a GP2, onde foi vice-campeão em 2006 e já era piloto titular da Fórmula 1 em 2008, correndo ao lado do destaque da época, Fernando Alonso. Nelsinho começou a temporada de forma fraca, mas foi melhorando com o passar do ano e conquistou o 2º no GP da Alemanha. Para muitos era questão de tempo para que ele começasse a vencer. Mas o ano de 2009 trouxe várias revira-voltas para o piloto brasileiro. Em péssima fase junto da equipe Renault o piloto passou mais da metade da temporada sem pontuar e logo foi mandado embora. Após tentar o seu retorno nas temporadas de 2010 e 2011 ele acabou desistindo da categoria e hoje é piloto da Nascar.
Ralf Schumacher foi um grande nome na equipe Williams
   EM ALTA: As temporadas entre 2000 e 2004 tiveram um grande sobre-nome na Fórmula 1: Schumacher. Enquanto Michael seguia a sequência inédita de 5 títulos seguidos na Ferrari, o seu irmão, Ralf, não ficava muito atrás. Correndo pela Williams o piloto levou o carro nas costas nas temporadas de 1999 e 2000. Levou o time de volta às vitórias em 2001 e disputou de igual para igual a vaga de primeiro piloto do time com Juan Pablo Montoya em 2002 e 2003. A forte batida no GP dos Estados Unidos em 2004 fizeram com que a sua última temporada na equipe não fosse das melhores. Mas fora isso o piloto também teve uma ótima passagem pelas equipes médias Jordan e Toyota onde conquistou 3 pódios em cada uma delas. Correu na DTM alemã em 2008 e 2009 e era um dos favoritos para ficar com a vaga da Mercedes em 2010, mas acabou perdendo para o seu irmão mais velho.
   EM BAIXA: Ayrton Senna é considerado como o melhor piloto da história da Fórmula 1, até os fãs alemães de Vettel e Schumacher, os franceses de seu arqui-rival Alain Prost e os fanáticos de Fernando Alonso e Juan Manuel Fangio concordam com esse fato. O falecido piloto brasileiro dispensa comentários sobre sua carreira. Fora o carisma com o povo brasileiro e a concentração e o talento nas pistas Ayrton Senna é sem dúvida um mito no automobilismo mundial.
Bruno Senna pode deixar a Fórmula 1 no final de 2012
   Bruno Senna seu sobrinho ingressou tarde no automobilismo, pois sua mãe teve um certo trauma com a morte de Ayrton correndo como piloto. Bruno pulou a iniciação do Kart e já começou correndo nas categorias de adulto, não conseguiu nenhum título, mas foi 3º colocado na Fórmula 3 inglesa e vice-campeão na GP2 em 2008. Inevitavelmente com a fama do nome e a ajuda de patrocínios, Bruno chegou à Fórmula 1, aos 27 anos de idade e seu rendimento esteve longe do de Ayrton. 
   Em 2010 Bruno correu na pior equipe da categoria. Em 2011 fez poucas corridas como piloto da Lotus Renault e em 2012 perdeu em número de pontos para o seu companheiro de equipe na Williams. Ainda sem vaga para 2013, Bruno Senna é o terceiro piloto brasileiro que comprova que talento não está no sangue.
Assim como seu pai Nico Rosberg vence na Fórmula 1
   EM ALTA: Talvez Nico Rosberg nunca seja campeão de Fórmula 1, contudo já tem uma boa passagem pela categoria. Seu pai, Keke Rosberg, conseguiu 5 vitórias na Fórmula 1 e ficou famoso pelo título em 1982. Nico nasceu na Alemanha e foi o primeiro piloto campeão da GP2, em 2005. Estreou na Fórmula 1 em 2006 pela equipe Williams. Em 4 temporadas superou em 3 o seu companheiro de equipe e logo chegou na Mercedes, onde superou nas três temporadas ninguém menos que Michael Schumacher. Nico finalmente venceu em 2012, em sua sétima temporada na categoria e para 2013 tem o desafio de ter ao seu lado Lewis Hamilton. A carreira de Nico Rosberg e o seu modo de pilotar vem se comparando muito com o de Jenson Button e se continuar assim ele terá um futuro promissor pela frente.

Nenhum comentário: