segunda-feira, 11 de junho de 2012

Lewis Hamilton vence no Canadá e se torna o sétimo vencedor em 7 corridas

Hamilton é o sétimo vencedor da temporada 2012 e assume a liderança do campeonato
   Pela primeira vez na história da Fórmula 1 a temporada começa com sete vencedores diferentes nas sete primeiras corridas. Dessa vez foi Lewis Hamilton o piloto responsável por levantar o troféu. O piloto inglês liderou os dois treinos livres de sexta-feira e só perdeu a pole-position para Sebastian Vettel da Red Bull.
   Na largada Vettel e Hamilton se mantiveram em suas posições seguidos de perto por Fernando Alonso. Os três mostraram um ritmo forte. Após o primeiro pit-stop Hamilton assumiu a liderança e Alonso pulou para 2°. O inglês administrou bem a liderança até a sua 2ª parada para troca de pneus na volta 50. Retornou dos boxes em 3° e muitos já acreditavam na vitória de Fernando Alonso.
   Mas nas 10 últimas voltas a corrida viu uma virada extraordinária. Quase 1 segundo por volta mais rápido que os líderes Hamilton ultrapassou Vettel e logo se aproximou de Fernando Alonso, a ultrapassagem na grande reta do circuito deixou claro que velocidade de reta não é o forte da equipe Ferrari. Hamilton assumiu a ponta e administrou as voltas finais na liderança, venceu a corrida e assumiu o primeiro lugar no campeonato de pilotos.
   Alonso e Vettel com os pneus cada vez mais desgastados não foram páreos para Grosjean e Pérez, que também fizeram somente uma parada de boxes, mas na segunda metade da corrida. Os novatos passaram a dupla de campeões nas voltas finais. Grosjean terminou em 2° e Péres em 3°. Alonso tentou resistir, mas ainda foi ultrapassado por Vettel que optou por fazer um segundo pit-stop nas voltas finais e sem dificuldades passou Alonso e completou na 4ª posição. Alonso terminou em 5° e perdeu a liderança do campeonato de pilotos.
Hamilton, Grosjean e Pérez deram um show no final da prova e garantiram o pódio no Canadá
   Enquanto Lewis Hamilton dava show e vencia, Jenson Button confirmava sua péssima fase. O campeão de 2009 largou em 10°, ficou a corrida inteira no bloco intermediário, errou na estratégia de troca de pneus e terminou apenas em 16°. Os brasileiros também foram mal. Felipe Massa cometeu um erro bobo nas primeiras voltas em 10°. Bruno Senna enfrentou problemas no carro durante todo o fim de semana e com uma corrida fraca terminou apenas em 17°. 
   A temporada vê um equilíbrio raro. Apenas três pontos separam o líder Lewis Hamilton do 3° colocado no campeonato Sebastian Vettel. A próxima corrida será o Grande Prêmio da Europa, no circuito de rua de Valência na Espanha. Poucos acreditam em um 8° vencedor, mas neste campeonato ficou claro que tudo é possível. 
Resultado final do Grande Prêmio do Canadá de 2012:

1- Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – 1h32m29s586
2- Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – a 2s513
3- Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) – a 5s260
4- Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – a 7s295
5 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 13s411
6 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 13s482
7 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – a 15s085
8 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) – a 15s567
9 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – a 24s432
10 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 25s272
11 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – a 37s693
12 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – a 46s236
13 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – a 47s052
14 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) – a 1m04s475
15 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) – a 1 volta
16 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – a 1 volta
17 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) – a 1 volta
18 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) – a 1 volta
19 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) – a 1 volta
20 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) – a 2 voltas
Não completaramTimo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) – volta 57
Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – volta 34
Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) – volta 25
Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) – volta 23

Nenhum comentário: