domingo, 1 de agosto de 2010

Punição à Vettel e bandeira amarela dão vitória de graça à Webber

   O campeonato de Fórmula 1 2010 chega na sua parte final. Agora cada ponto passa à ser crucial para aqueles que brigam por título. McLaren vinha com uma liderança graças aos erros das concorrentes. Red Bull com o melhor carro de longe, mas com uma briga interna e com grande número de quebras chega apenas como ameaça. E Ferrari parece acordar, mas tarde demais, tem que correr contra o tempo se quiser continuar na disputa pelo título. Enfim, essas eram as condições daqueles que ainda sonham com o título este ano, antes do Grande Prêmio da Hungria, o retrato, porém mudou um pouco depois do Grande Prêmio. Após dominar os treinos a Red Bull esperava no mínimo dobradinha, mas na largada Webber acabou sendo ultrapassado por Alonso, caindo para a terceira posição. Red Bulls e Ferraris se isolaram do restante do grid. Dispararam na frente. O único que conseguia acompanhar de perto era o líder do mundial Lewis Hamilton , que não se viu feliz por muito mais tempo. Na volta 14 para a volta 15 as coisas mudaram, tudo graças à um pedaço de asa dianteira que se soltou da Force India de Vitantonio Liuzzi e gerou bandeira amarela, na volta seguinte foi acionado o Safety-Car. A entrada do carro de segurança possibilitou uma parada coletiva nos boxes. Apenas Webber e Barrichello seguiram sem parar. No pit-stop alguns desastres, o choque entre Kubica e Sutil, que logo mais tirou os dois pilotos da corrida. E o incrível pneu traseiro direito do carro de Nico Rosberg que se soltou no meio do box. 
    Após três voltas com Safety-Car foi dada a relargada, Webber disparou na ponta, enquanto Vettel com pneus duros segurava a segunda colocação de Fernando Alonso. Vettel tinha a vitória garantida, e começou à sorrir quando um problema na caixa de câmbio tirou o líder do campeonato (até então) Lewis Hamilton da corrida. Porém seu sorriso não durou muito. Webber mesmo com pneu macio deu mais voltas do que o esperado, parou na volta 43 e havia criado distância suficiente para voltar ainda na frente e para piorar Vettel foi penalizado com um drive-through por permitir uma distância "imaginária" de mais de dez carros em relação à Webber antes da relargada. Frustrado Vettel viu a vitória escapar de vez mesmo após um fim de semana que parecia perfeito. O alemão acelerou e conseguiu voltar em terceiro. Com muito mais carro foi confiante para o ataque em cima de Alonso, na disputa pelo segundo lugar, mas em uma pista travada e lhe dando com um bi-campeão do mundo Vettel decidiu não arriscar perder o terceiro lugar, se conformou com o degrau mais baixo do pódio e cruzou em terceiro. 
   Com isso Webber cruzou a linha de chegada em primeiro, vibrando por ser o novo líder do mundial à poucas corridas do fim. Alonso vibrou o segundo lugar como vitória, e a garantia de que a Ferrari realmente voltou à linha da frente, mesmo estando atrás da Red Bull ainda tem chances de título. Felipe Massa fez uma corrida isolada e mesmo após afirmar não ser segundo piloto da equipe, não tem como discordar de que não tem mais chances de título e de que daqui para a frente a equipe investirá tudo o que puder em Fernando Alonso. Fazendo uma segunda corrida vem os "vencedores" do segundo bloco, Petrov em quinto, Hülkenberg em sexto e De La Rosa em sétimo foram os protagonistas de suas equipes, que correm cada vez melhor. Mesmo longe dos líderes, o simples fato de terminarem a corrida melhor colocados que seus companheiros, já é motivo de comemoração para os três pilotos que até o momento só têm ocupado vaga. Seguindo a zona de pontuação vem o esquecido inglês Jenson Button, que mesmo com o abandono de Hamilton, não passou seu companheiro no campeonato e pelo visto já não é mais tão favorito para o título. Kobayashi fez uma corrida de recuperação e terminou em nono, mas os grandes méritos ficam com o piloto que completou a zona de pontuação. 
   Rubens Barrichello marcou apenas um pontinho, mas deu um show na corrida. Largou em 12º, pulou para nono na primeira curva, mas com o Safety-Car teve sua estratégia indo por aguá abaixo. Com pneus duros e próximo de seu companheiro de equipe preferiu seguir na pista, pulou para sexto, e com o abandono de Hamilton foi para quinto. Parou nos boxes à pouco mais mais de dez voltas do fim. Voltou com pneus super-macios e fez o inesperado, tirou uma vantagem de oito segundos em relação à Schumacher, fez uma das melhores voltas da corrida e travou um duelo de tirar o chapéu tendo como adversário seu arque-rival e multi-campeão Michael Schumacher. À três voltas do fim decidiu arriscar a ultrapassagem no meio da reta, o alemão fez o máximo para fechar, tacou Barrichello no muro, mas este mostrou que não é o piloto com maior número de GPs disputados a toa. Encontrou espaço onde não tinha, quase bateu no muro, mas conseguiu fazer a ultrapassagem. Os outros brasileiros com carros que não têm chances alguma de pontuar pelo menos completaram a prova. Bruno Senna em 17º e Lucas di Grassi em 18º. Agora a Fórmula 1 tem uma pausa, voltará daqui à quatro semanas para o Grande Prêmio da Bélgica. Até lá fica esse sabor de campeonato super disputado com 5 vencedores em 12 corridas e 5 candidatos ao título, além de muitos outros pilotos talentosos que brigam entre si para se destacarem como campeões da "segunda categoria".



1
Mark WEBBER
Red Bull Renault
AUS
1:41:05.571
70 voltas




2
Fernando ALONSO
Ferrari
ESP
+17.821




3
Sebastian VETTEL
Red Bull Renault
ALE
+19.252




4
Felipe MASSA
Ferrari
BRA
+27.474




5
Vitaly PETROV
Renault
RUS
+1:13.100




6
Nico HÜLKENBERG
Williams Cosworth
ALE
+1:16.700




7
Pedro DE LA ROSA
BMW Sauber Ferrari
ESP
+1 volta




8
Jenson BUTTON
McLaren Mercedes
ING
+1 volta




9
Kamui KOBAYASHI
BMW Sauber Ferrari
JAP
+1 volta




10
Rubens BARRICHELLO
Williams Cosworth
BRA
+1 volta




11
Michael SCHUMACHER
Mercedes
ALE
+1 volta




12
Sébastien BUEMI
Toro Rosso Ferrari
SUI
+1 volta




13
Vitantonio LIUZZI
Force India Mercedes
ITA
+1 volta




14
Heikki KOVALAINEN
Lotus Cosworth
FIN
+3 voltas




15
Jarno TRULLI
Lotus Cosworth
ITA
+3 voltas




16
Timo GLOCK
Virgin Cosworth
ALE
+3 voltas




17
Bruno SENNA
Hispania Cosworth
BRA
+3 voltas




18
Lucas DI GRASSI
Virgin Cosworth
BRA
+4 voltas




19
Sakon YAMAMOTO
Hispania Cosworth
JAP
+4 voltas







 Não completaram/nº de voltas:


Lewis HAMILTON
McLaren Mercedes
ING
25




Robert KUBICA
Renault
POL
25




Nico ROSBERG
Mercedes
ALE
17




Adrian SUTIL
Force India Mercedes
ALE
17




Jaime ALGUERSUARI
Toro Rosso Ferrari
ESP
2









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