O campeonato de Fórmula 1 2010 chega na sua parte final. Agora cada ponto passa à ser crucial para aqueles que brigam por título. McLaren vinha com uma liderança graças aos erros das concorrentes. Red Bull com o melhor carro de longe, mas com uma briga interna e com grande número de quebras chega apenas como ameaça. E Ferrari parece acordar, mas tarde demais, tem que correr contra o tempo se quiser continuar na disputa pelo título. Enfim, essas eram as condições daqueles que ainda sonham com o título este ano, antes do Grande Prêmio da Hungria, o retrato, porém mudou um pouco depois do Grande Prêmio. Após dominar os treinos a Red Bull esperava no mínimo dobradinha, mas na largada Webber acabou sendo ultrapassado por Alonso, caindo para a terceira posição. Red Bulls e Ferraris se isolaram do restante do grid. Dispararam na frente. O único que conseguia acompanhar de perto era o líder do mundial Lewis Hamilton , que não se viu feliz por muito mais tempo. Na volta 14 para a volta 15 as coisas mudaram, tudo graças à um pedaço de asa dianteira que se soltou da Force India de Vitantonio Liuzzi e gerou bandeira amarela, na volta seguinte foi acionado o Safety-Car. A entrada do carro de segurança possibilitou uma parada coletiva nos boxes. Apenas Webber e Barrichello seguiram sem parar. No pit-stop alguns desastres, o choque entre Kubica e Sutil, que logo mais tirou os dois pilotos da corrida. E o incrível pneu traseiro direito do carro de Nico Rosberg que se soltou no meio do box.
Após três voltas com Safety-Car foi dada a relargada, Webber disparou na ponta, enquanto Vettel com pneus duros segurava a segunda colocação de Fernando Alonso. Vettel tinha a vitória garantida, e começou à sorrir quando um problema na caixa de câmbio tirou o líder do campeonato (até então) Lewis Hamilton da corrida. Porém seu sorriso não durou muito. Webber mesmo com pneu macio deu mais voltas do que o esperado, parou na volta 43 e havia criado distância suficiente para voltar ainda na frente e para piorar Vettel foi penalizado com um drive-through por permitir uma distância "imaginária" de mais de dez carros em relação à Webber antes da relargada. Frustrado Vettel viu a vitória escapar de vez mesmo após um fim de semana que parecia perfeito. O alemão acelerou e conseguiu voltar em terceiro. Com muito mais carro foi confiante para o ataque em cima de Alonso, na disputa pelo segundo lugar, mas em uma pista travada e lhe dando com um bi-campeão do mundo Vettel decidiu não arriscar perder o terceiro lugar, se conformou com o degrau mais baixo do pódio e cruzou em terceiro.
Com isso Webber cruzou a linha de chegada em primeiro, vibrando por ser o novo líder do mundial à poucas corridas do fim. Alonso vibrou o segundo lugar como vitória, e a garantia de que a Ferrari realmente voltou à linha da frente, mesmo estando atrás da Red Bull ainda tem chances de título. Felipe Massa fez uma corrida isolada e mesmo após afirmar não ser segundo piloto da equipe, não tem como discordar de que não tem mais chances de título e de que daqui para a frente a equipe investirá tudo o que puder em Fernando Alonso. Fazendo uma segunda corrida vem os "vencedores" do segundo bloco, Petrov em quinto, Hülkenberg em sexto e De La Rosa em sétimo foram os protagonistas de suas equipes, que correm cada vez melhor. Mesmo longe dos líderes, o simples fato de terminarem a corrida melhor colocados que seus companheiros, já é motivo de comemoração para os três pilotos que até o momento só têm ocupado vaga. Seguindo a zona de pontuação vem o esquecido inglês Jenson Button, que mesmo com o abandono de Hamilton, não passou seu companheiro no campeonato e pelo visto já não é mais tão favorito para o título. Kobayashi fez uma corrida de recuperação e terminou em nono, mas os grandes méritos ficam com o piloto que completou a zona de pontuação.
Rubens Barrichello marcou apenas um pontinho, mas deu um show na corrida. Largou em 12º, pulou para nono na primeira curva, mas com o Safety-Car teve sua estratégia indo por aguá abaixo. Com pneus duros e próximo de seu companheiro de equipe preferiu seguir na pista, pulou para sexto, e com o abandono de Hamilton foi para quinto. Parou nos boxes à pouco mais mais de dez voltas do fim. Voltou com pneus super-macios e fez o inesperado, tirou uma vantagem de oito segundos em relação à Schumacher, fez uma das melhores voltas da corrida e travou um duelo de tirar o chapéu tendo como adversário seu arque-rival e multi-campeão Michael Schumacher. À três voltas do fim decidiu arriscar a ultrapassagem no meio da reta, o alemão fez o máximo para fechar, tacou Barrichello no muro, mas este mostrou que não é o piloto com maior número de GPs disputados a toa. Encontrou espaço onde não tinha, quase bateu no muro, mas conseguiu fazer a ultrapassagem. Os outros brasileiros com carros que não têm chances alguma de pontuar pelo menos completaram a prova. Bruno Senna em 17º e Lucas di Grassi em 18º. Agora a Fórmula 1 tem uma pausa, voltará daqui à quatro semanas para o Grande Prêmio da Bélgica. Até lá fica esse sabor de campeonato super disputado com 5 vencedores em 12 corridas e 5 candidatos ao título, além de muitos outros pilotos talentosos que brigam entre si para se destacarem como campeões da "segunda categoria".
Não completaram/nº de voltas:
1 | Mark WEBBER Red Bull Renault | AUS | 1:41:05.571 | 70 voltas | ||
2 | Fernando ALONSO Ferrari | ESP | +17.821 | |||
3 | Sebastian VETTEL Red Bull Renault | ALE | +19.252 | |||
4 | Felipe MASSA Ferrari | BRA | +27.474 | |||
5 | Vitaly PETROV Renault | RUS | +1:13.100 | |||
6 | Nico HÜLKENBERG Williams Cosworth | ALE | +1:16.700 | |||
7 | Pedro DE LA ROSA BMW Sauber Ferrari | ESP | +1 volta | |||
8 | Jenson BUTTON McLaren Mercedes | ING | +1 volta | |||
9 | Kamui KOBAYASHI BMW Sauber Ferrari | JAP | +1 volta | |||
10 | Rubens BARRICHELLO Williams Cosworth | BRA | +1 volta | |||
11 | Michael SCHUMACHER Mercedes | ALE | +1 volta | |||
12 | Sébastien BUEMI Toro Rosso Ferrari | SUI | +1 volta | |||
13 | Vitantonio LIUZZI Force India Mercedes | ITA | +1 volta | |||
14 | Heikki KOVALAINEN Lotus Cosworth | FIN | +3 voltas | |||
15 | Jarno TRULLI Lotus Cosworth | ITA | +3 voltas | |||
16 | Timo GLOCK Virgin Cosworth | ALE | +3 voltas | |||
17 | Bruno SENNA Hispania Cosworth | BRA | +3 voltas | |||
18 | Lucas DI GRASSI Virgin Cosworth | BRA | +4 voltas | |||
19 | Sakon YAMAMOTO Hispania Cosworth | JAP | +4 voltas | |||
Lewis HAMILTON McLaren Mercedes | ING | 25 | ||||
Robert KUBICA Renault | POL | 25 | ||||
Nico ROSBERG Mercedes | ALE | 17 | ||||
Adrian SUTIL Force India Mercedes | ALE | 17 | ||||
Jaime ALGUERSUARI Toro Rosso Ferrari | ESP | 2 | ||||
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