sexta-feira, 21 de maio de 2010

O ponto forte da Red Bull

   A escuderia Red Bull Racing chegou à Fórmula 1 como quem não queria nada, iniciou com um motor Corsworth modesto, um chassi básico de equipe média pequena e dependendo de quebras para pontuar. Mas uma coisa a Red Bull sempre teve de equipe grande, as negociações. Começou tendo como ponto forte, o escocês David Coulthard vencedor de várias corridas e que jamais andou no fundo do grid. Na sua segunda temporada fechou com a Ferrari para distribuição de motores e em seguida com a Renault, ponto fraco em 2007 e 2008, mas que em 2010 só vem dando alegria, e com o projetista Adrian Newey, considerado o pai da aerodinâmica na Fórmula 1. Com a saída de Coulthard, passou a contar com a experiência de Mark Webber e a habilidade de Sebastian Vettel para formar uma dupla perfeita como de equipes grandes. Em 2009 com a drástica mudança no regulamento, a Red Bull saiu à frente das demais e já começou à vencer, ao lado da Brawn-GP, outra surpresa do campeonato, ficou à frente de muitas equipes grandes e já consagradas na Fórmula 1, que mesmo com dinheiro e fama não souberam driblar as mudanças na categoria e ficaram para trás, como foi o caso de Ferrari, Mclaren, Williams e Renault.  
   Em 2010 essas equipes voltaram à ter bons carros, mas ainda estão distantes da nova equipe à ser batida na Fórmula 1. A Red Bull começou a temporada entre quebras e falta de sorte nas primeiras corridas, mas acabou se recuperando, alcançou e ultrapassou Ferrari e McLaren nos campeonatos de construtores e pilotos e está cada vez mais na frente. A sua dupla de pilotos não só lidera o campeonato como também foram os únicos à conseguir uma pole-position na temporada e demonstraram em Mônaco, circuito em que normalmente a equipe com a melhor aerodinâmica é favorecida, que estão muito à frente das concorrentes. Conseguiram dobradinha e a vitória sem serem incomodados em momento algum, para as outras equipes no momento vencer é conseguir um lugar no pódio. Qual seria então a chave para este sucesso, o chamado ponto forte do carro da Red Bull que está deixando pilotos, equipes e espectadores na dúvida. Seria o motor, uma peça irregular, uma dupla de pilotos perfeita, a má fase das equipes adversárias. Não o ponto forte da Red  Bull em 2010 se chama Adrian Newey como já dito o gênio da aerodinâmica.    

Um comentário:

Marcelonso disse...

Estevis,

A Red Bull já faz parte dos grandes,o time teve muita competencia para chegar onde está!
Pois temos varios exemplos que entraram na categoria com muita grana,mas não tiveram a competencia para vencer,Honda e Toyota que o digam!

abraço