domingo, 4 de abril de 2010

Mesmo com recuperação de McLaren e Ferrari, Red Bull domina fácil Grande Prêmio da Malásia

   O inesperado ocorreu no GP da Malásia, a chuva não caiu. Com isso nada pôde evitar a recuperação dos carros mais rápidos e que largavam atrás como os pilotos da McLaren e da Ferrari. Mas também nada pôde evitar uma dobradinha fácil da equipe Red Bull. No fim, porém, houve uma surpresa o abandono de Fernando Alonso e um novo líder no campeonato de pilotos, Felipe Massa. Na largada Vettel que saiu em terceiro pulou para a ponta deixando seu companheiro de equipe Mark Webber em segundo e o piloto da Mercedes Nico Rosberg em terceiro. Estas três posições foram mantidas até o fim da corrida. Mesmo Webber ameaçando e brigando nos boxes pela posição de Vettel, ele não conseguiu superá-lo e terminou em segundo. Vettel foi o vencedor. Rosberg completou o pódio. Em seguida vieram o polonês Robert Kubica da Renault e Adrian Sutil da Force India confirmando o bom ritmo de seus carros.
    Lá atrás houve uma inversão na largada. Button que largava em 17º completou a primeira volta em 16º ganhando apenas uma posição. Alonso que saiu de 19º fechou a primeira volta em 15º, já Felipe Massa e Lewis Hamilton ganharam mais posições. Felipe que saiu de 21º completou em 14º e Hamilton que saiu de 20º completou a primeira volta em 13º. Estes quatro pilotos tiveram estratégias diferentes durante a corrida e aos poucos os quatro começaram à ganhar posições. No fim Hamilton vinha em sexto, Button em sétimo, Massa em oitavo e Alonso em nono. Dos quatro apenas Button, que havia tentado repetir a estratégia da Austrália e parado cedo nos boxes, vinha com os pneus duros. Com isso os pilotos da Ferrari ameaçaram no fim, Massa conseguiu a ultrapassagem na pista de forma acirrada, mas já estava longe de Hamilton para brigar pela sexta posição, se manteve em sétimo deixando Hamilton completar na sexta colocação. Enquanto isso no final houve uma grande disputa entre Alonso e Button pelo oitavo lugar e que terminou de forma inesperada, após o espanhol passar o inglês no fim da reta principal e em seguida tomar o troco seu motor estourou e ele abandonou a prova, deixando a liderança do campeonato para seu companheiro de equipe Felipe Massa. 
   Button completou em oitavo, com Alguersuari da Toro Rosso em nono, marcando os primeiros pontos da equipe, Hülkenberg da Williams foi o décimo completando os pilotos que pontuaram. Entre os veteranos, nada bem. Schumacher com sua Mercedes abandonou logo no início. Trulli foi o último e tomou cinco voltas do líder com sua Lotus. Barrichello que saiu em sétimo ficou parado na largado, tentou se recuperar com uma mudança de estratégia mal sucedida e terminou apena em décimo segundo. Os estreantes por outro lado fizeram suas melhores corridas na Fórmula 1. Além de Hülkenberg terminar em 10º. Karun Chandhok, Bruno Senna e Lucas di Grassi conseguiram completar pela primeira vez um Grande Prêmio de Fórmula 1. Mas ainda têm muito à melhorar.

Confira o resultado final do GP da Malásia:
Melhor volta: Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m37s054, na 53ª
PosiçãoPilotoPaísEquipeTempo
1Sebastian VettelALERBR-Renault56 voltas em 1h33m48s412
2Mark WebberAUSRBR-Renaulta 4s849
3Nico RosbergALEMercedesa 13s504
4Robert KubicaPOLRenaulta 18s589
5Adrian SutilALEForce India-Mercedesa 21s059
6Lewis HamiltonINGMcLaren-Mercedesa 23s471
7Felipe MassaBRAFerraria 27s068
8Jenson ButtonINGMcLaren-Mercedesa 37s918
9Jaime AlguersuariESPSTR-Ferraria 1m10s602
10Nico HulkenbergALEWilliams-Coswortha 1m13s399
11Sebastien BuemiSUISTR-Ferraria 1m18s938
12Rubens BarrichelloBRAWilliams-Coswortha 1 volta
13Fernando AlonsoESPFerraria 2 voltas/motor
14Lucas di GrassiBRAVRT-Coswortha 3 voltas
15Karun ChandhokINDHispania-Coswortha 3 voltas
16Bruno SennaBRAHispania-Coswortha 4 voltas
17Jarno TrulliITALotus-Coswortha 5 voltas
Não completaram
Heikki KovalainenFINLotus-Coswortha 10 voltas/andando
Vitaly PetrovRUSRenaulta 24 voltas/mecânico
Vitantonio LiuzziITAForce India-Mercedesa 44 voltas/mecânico
Michael SchumacherALEMercedesa 47 voltas/suspensão
Kamui KobayashiJAPSauber-Ferraria 48 voltas/motor
Timo GlockALEVRT-Coswortha 54 voltas/acidente
Pedro de la RosaESPSauber-Ferraria 56 voltas/não largou


Nenhum comentário: