domingo, 28 de março de 2010

Button vence corrida eletrizante na Austrália

    Após uma corrida de abertura monótona e dar sono, não podia se mais emocionante a segunda prova da temporada. Um pouco antes de ser dada a largada começou à cair uma leve chuva, mas que obrigou todos os pilotos à largarem com pneus intermediários. Dada a largada, há confusão na primeira curva, Button acerta Alonso, que roda e toca em Schumacher que logo no início quebra a asa dianteira. Ainda na primeira volta houve uma batida feia entre Buémi, De la Rosa e Hülkenberg, causando o abandono dos três. Safety Car entrou na pista, e após 4 voltas a corrida foi reiniciada. Felipe Massa que havia pulado de quinto para segundo na largada acabou sendo ultrapassado por Mark Webber. Os carros da Red Bull dispararam na frente enquanto Kubica, Rosberg, Button, Hamilton, Sutil e Barrichello brigavam pelo quarto lugar. Alonso e Schumacher tentavam se recuperar e humilhavam os pilotos das outras equipes com ultrapassagens fáceis. 
    De repente na sexta volta Button parou para trocar pneus, colocando pneus slicks, saiu desajeitado, mas logo fez a volta mais rápida da prova. Na volta 8 para a 9 todos, com exceção dos carros da Red Bull e de Alguersuari e Sutil pararam para colocar pneus para a pista seca. Na troca Kubica e Rosberg passaram Felipe Massa e na volta foram ultrapassados por Button. Vettel parou na décima volta e por pouco voltou na frente do inglês, já Webber, Sutil e Alguersuari não tiveram a mesma. O australiano voltou entre Felipe Massa e Rubens Barrichello, mostrou ter um carro rápido e foi logo atacando o brasileiro da Ferrari, mas não contrava com o alucinado Lewis Hamilton que voava baixo, passou por Barrichello e logo colou em Webber, a briga dos três foi realmente extraordinária, com manobras à muito tempo não vistas. Enquanto Massa fechava, Webber e Hamilton atacavam como podiam até que o australiano passou, Hamilton aproveitou e pegou carona, deixou Massa para trás na mesma curva ( curva 1) e já foi para cima de Webber, na curva seguinte o toque entre os dois, Massa recuperou a quinta posição e Webber caiu para oitavo. 
   A corrida parecia estar nas mãos de Vettel que disparava na liderança à frente de Button, até que na volta 27 por problemas de freio acabou parando na caixa de brita após abrir o último setor da pista, as rodas traseiras atolaram e o alemão favorito para a vitória acabou abandonando a prova. Festa da McLaren, já que Button assumia a liderança e neste mesmo instante Hamilton que já havia deixado Felipe Massa para trás passava Rosberg e assumia a terceira posição. Era esperada a dobradinha da equipe britânica, já que entre eles havia apenas Kubica da Renault, que era em média um segundo por volta mais lento. Porém com a pista totalmente seca, alguns pilotos resolveram parar pela segunda vez, colocar pneus novos e mexer na asa dianteira, foram eles Hamilton, Rosberg, Webber, Barrichello, Schumacher e Alguersuari, todos ao retornarem à pista começaram à andar dois segundos mais rápido que andavam anteriormente.
   Era esperado que todos os demais pilotos seguissem esta estratégia, até por que seria improvável que seus pneus aguentassem 50 voltas na corrida. Mas eles arriscaram, Button mesmo com pneus desgastados andavam cada vez mais rápido, já Kubica em segundo, Massa em terceiro e Alonso ( que se recuperou bem na prova) quarto tiveram um desgaste grande e Hamilton, Webber e Rosberg vinham voando baixo. Sendo assim a única expectativa real para o fim da prova era de pura emoção. E logo foi o que ocorreu, Nas últimas cinco voltas Kubica, Massa, Alonso, Hamilton, Webber e Rosberg brigaram pelas posições de segundo à sexto. Qualquer erro de um desses pilotos, lhe custaria várias posições. Massa e Alonso já nem conseguiam correr sem escapar uma curva. Hamilton colou no espanhol e na volta 56 arriscou todas as fichas em uma ultrapassagem ousada, mas o bi-campeão fechou a porta obrigando Hamilton à uma freada brusca, Mark Webber que vinha colocado no inglês acabou acertando-lhe a traseira, Hamilton rodou e Webber teve seu aerofólio dianteiro danificado.
   No mesmo instante Alonso passou à ter o pneus no limite e foi atacado nas últimas duas voltas por Nico Rosberg, mas garantiu a quarta posição. No pódio Button celebrou sua primeira vitória com o carro da McLaren, rindo à toa, Kubica foi o segundo e Massa exausto chegou em terceiro. O companheiro de Button Hamilton terminou a corrida com o apelido de novo leão da Fórmula 1( apelido dado à Nigel Mansell) e terminou em sexto. Liuzzi fazendo uma corrida técnica foi o sétimo, Barrichello o oitavo, o pobre Webber piloto da casa chegou em nono. E Schumacher que nas últimas duas voltas passou na raça dois carros foi o décimo colocado. Esta corrida trouxe de volta emoções em disputa de posições e briga entre campeões que à muito tempo não se via na categoria. Os personagens estão de parabéns.
    
Confira o resultado final do GP da Austrália:


PosPilotoPaísEquipesTempo
1Jenson ButtonINGMcLaren-Mercedes58 voltas em 1h33m36s531
2Robert KubicaPOLRenaulta 12s034
3Felipe MassaBRAFerraria 14s488
4Fernando AlonsoESPFerraria 16s304
5Nico RosbergALEMercedesa 16s683
6Lewis HamiltonINGMcLaren-Mercedesa 29s898
7Vitantonio LiuzziITAForce India-Mercedesa 59s847
8Rubens BarrichelloBRAWilliams-Coswortha 1m00s536
9Mark WebberAUSRBR-Renaulta 1m07s319
10Michael SchumacherALEMercedesa 1m09s391
11Jaime AlguersuariESPSTR-Ferraria 1m11s301
12Pedro de la RosaESPSauber-Ferraria 1m14s084
13Heikki KovalainenFINLotus-Coswortha 2 voltas
14Karun ChandhokINDHispania-Coswortha 5 voltas
Não completaram
Timo GlockALEVRT-Coswortha 17 voltas/mecânico
Lucas di GrassiBRAVRT-Coswortha 32 voltas/mecânico
Sebastian VettelALERBR-Renaulta 33 voltas/freio
Adrian SutilALEForce India-Mercedesa 49 voltas/mecânico
Vitaly PetrovRUSRenaulta 49 voltas/rodada
Bruno SennaBRAHispania-Coswortha 54 voltas/hidráulico
Sebastien BuemiSUISTR-Ferraria 58 voltas/acidente
Nico HulkenbergALEWilliams-Coswortha 58 voltas/acidente
Kamui KobayashiJAPSauber-Ferraria 58 voltas/acidente
Jarno TrulliITALotus-Coswortha 58 voltas/não largou

Um comentário:

kimi_cris disse...

Esta foi sem duvida uma das melhores corridas dos ultimos anos.

Grande Abraço!

Kimi_Cris