terça-feira, 2 de março de 2010

Após escândalos, Renault tenta começar do zero

Estreia na fórmula1: 1977-1985/2002
Grandes prêmios disputados: 364
Modelo que será usado em 2010: R30
Motor: Renault
Vitórias na Fórmula1: 35
Pole Positions na Fórmula1: 51
Voltas mais rápidas na Fórmula1: 29
Títulos de pilotos: 2
Título de construtores: 2
Pilotos atuais: 11.Robert Kubica12.Vitaly Petrov
Histórico na Fórmula 1: A Renault ingressou na Fórmula 1 no fim dos anos 70 como equipe pequena. Logo no início começou à vencer, com pilotos como René Arnoux e Alain Prost a equipe disputou títulos, mas não conquistou nenhum. Em 1985 a equipe se retirou da Fórmula 1 após a proibição dos motores Turbo. Continuou como fornecedora de motores, em 1986 pela Lotus e entre 1989 e 1997 pela equipe Williams. Em 1995 passou à fornecer motores também para a Benetton, que devido à uma crise financeira foi vendida para a montadora no fim de 2001. 
  A montadora retornou à categoria como equipe, agora com um grande número de patrocínios. Conseguiu vitórias logo após o retorno, uma vitória em 2003 e mais uma em 2004. Em 2005 superou adversárias lendárias como Ferrari e McLaren e pela primeira vez na Fórmula 1 ganhou um título de construtores e de pilotos com o espanhol Fernando Alonso. Em 2006 repetiu o título e passou à ser uma das equipes mais ricas da Fórmula 1. Porém em 2007 perdeu o piloto espanhol para a rival McLaren, e com a proibição dos amortecedores de massa, considerado ponto forte da equipe, o time parou de vencer e perdeu vários patrocínios.
  Em 2008 mesmo com o retorno de Alonso, a equipe enfrentava uma crise financeira e mal brigava por pontos. Graças à uma polêmica batida do segundo Nelson Ângelo Piquet, considerada proposital, Fernando Alonso venceu o Grande Prêmio de Cingapura e depois a corrida seguinte no Japão. Em 2009 se esperava que com o famoso kers, a escuderia voltaria à disputar um título. Porém o novo equipamento acabou mais atrapalhando do que ajudando e a equipe francesa fez uma péssima temporada somando pontos em poucas corridas e com um único pódio que foi o terceiro de Alonso novamente no GP de Cingapura. 
   Durante 2009 a polêmica batida de Piquet no ano anterior foi vista como algo proposital, a equipe foi considerada culpada, o diretor chefe Flávio Briatore foi suspenso da categoria e os poucos patrocinadores que restaram, deixaram a equipe. O time correu riscos de não participar da temporada de 2010, e, após vender parte da equipe para investidores decidiu seguir na categoria. Além da equipe a Renault fornece motores para a escuderia Red Bull Racing.
O esperado para 2010: Agora em 2010 a equipe Renault vem com cara nova. Novos pilotos, nova direção e novo layout no carro, agora com amarelo e preto em destaques, porém na pista nada mudou. Durante toda a pré-temporada a equipe esteve muito atrás dos melhores tempos. Somente com a chuva, a Renault se aproximou das líderes, nos outros momentos esteve dois segundos ou mais atrás de Ferrari, McLaren, Red Bull, Williams e Mercedes, perdendo até mesmo para equipes pequenas como Toro Rosso e Force India. Caso a escuderia queira realmente voltar à vencer algum Grande Prêmio, terá que melhorar e muito.      

Nenhum comentário: