sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Em novo teste com chuva em Jerez há dobradinha espanhola e brasileiros decepcionam

  
Novamente o teste em Jerez de la Frontera é prejudicado pela forte chuva que caiu durante quase todo o treino. Dez equipes levaram seus pilotos para a pista, os pilotos que ainda não haviam treinado esta semana. Entre eles o mais rápido foi Jaime Alguersuari com a Toro Rosso, que logo no início marcou o tempo de 1min19s919, foi de longe a melhor a marca do dia. Em 2º lugar à quase um segundo de Alguersuari, ficou seu compatriota, o veterano e experiente Pedro de la Rosa completando a dobradinha espanhola com a Sauber, mesmo sem Alonso na pista os espanhóis tiveram o que comemorar. Com o bom rendimento dos carro de Toro Rosso e Sauber eles têm outros pilotos para torcer, fica no ar a pergunta do quanto pesado eles andaram, sabe-se que as equipes grandes como Ferrari, McLaren e Williams testam o carro pesado e tentam dar o maior número possível de voltas em sequência. O mais provável é que Toro Rosso, Sauber e Force India estariam andando leves para atrair patrocinadores antes de começar a temporada. Por isso estariam andando no limite de seus carros. 
   O fato das equipes estarem com diferentes pesos nos carros complica a referência para aqueles que usam estes testes para criar expectativas dos pilotos e das equipes, muitas vezes quem acompanha os tempos cai do cavalo quando vê a situação se invertendo no decorrer da temporada. As equipes pobres andam atrás e as ricas na frente. Mas é possível até o momento dizer quais equipes já preocupam pela confiabilidade de seus carros. Red Bull e Renault por exemplo, mesmo tendo melhorado suas posições em relação ao treino de ontem deram poucas voltas e ainda demonstram preocupações em dar muitas voltas seguidas. A Williams de Barrichello também sofre com esse problema, pois só nos testes já teve problemas eletrônicos, de motor e câmbio, e mesmo o piloto brasileiro sendo o que mais andou hoje sua péssima oitava posição já não pode ser mais justificada apenas pelo peso do carro. A Williams realmente é uma das equipes que deve melhorar até o Grande Prêmio do Barhein se quiser andar entre os primeiros. 
   Não muito melhor que Barrichello, Felipe Massa também andou abaixo do esperado, foi o segundo piloto que mais deu voltas na pista, quase todas durante a chuva e as poucas que deu com pista seca foram suficientes apenas para lhe posicionar na 4ª posição. À quase dois segundos do melhor tempo do dia Felipe Massa ficou feliz pelo pouco desgaste dos pneus de chuva com pista molhada, mas lamentou o fato de não poder testar pra valer. No caso de Lucas di Grassi, o piloto brasileiro andou apenas na parte da tarde, não deu uma única volta com pista seca, ficou em último, quase vinte segundos atrás da melhor volta, o que mais preocupa é o fato do piloto dar apenas 7 voltas no circuito e já entrar nos boxes, pelo visto o rendimento e confiabilidade do carro da Virgin ainda não é suficiente para uma corrida de Fórmula1.     




1
Jaime Alguersuari

ESP
Toro Rosso Ferrari
1:19.919

76
voltas
2
Pdero de la Rosa

SUI
BMW Sauber Ferrari
1:20.736
+0.817
58

3
Adrian Sutil

ING
Force India Mercedes
1:21.428
+1.509
48

4
Felipe Massa

ALE
Ferrari
1:21.603
+1.684
72

5
Sebastian Vettel

ITA
Red Bull Renault
1:21.783
+1.864
59

6
Vitaly Petrov

ALE
Renault
1:22.000
+2.081
68

7
Nico Rosberg

ESP
Mercedes
1:22.820
+2.901
53

8
Rubens Barrichello

POL
Williams Corsworth
1:23.217
+3.298
120

9
Lewis Hamilton

AUS
McLaren Mercedes
1:23.985
+4.066
74

10
Lucas di Grassi

ALE
Virgin Cosworth
1:37.107
+17.988
7

Um comentário:

F1 Trulli disse...

Meio difícil fazer um análise sob forte chuva. Quem fez boas voltas foi pq encontrou a pista + seca
+ Barrica, acho q é por aí msm q vai ficar, a Williams acredito q esteja no 2º pelotão

Vlw pela vista, já te add la no blog (me add tb)
Abração
f1trulli.blogspot.com