sábado, 7 de novembro de 2009

Expectativas dos brasileiros na Fórmula 1 em 2010

   Este ano não foi dos melhores para o Brasil na Fórmula 1. Com o grave acidente de Massa, a má performace de Nelsinho e Rubens Barrichello mesmo voltando à vencer acabou sendo novamente superado por um companheiro de equipe. Assim fica a pergunta de se o Brasil vai bem ou não em 2010. Com uma mudança na aerodinâmica por causa do aumento de tamanho nos tanques de combustível fica no ar a questão das mudanças, não foram tão grandes assim as mudanças de 2008 para 2009. Basta anilisar os motivos, Ferrari, McLaren, Renault e BMW-Sauber se comprometeram por causa do pesado dispositivo do kers, o ganho com este aparelho não recompensou o peso do carro. Ficou claro pela evolução de Renault e BMW logo depois delas deixarem de usar o aparelho, outro comprometimento destas duas equipes foi a aerodinâmica, o bico mais largo e alto jamais deixaria um carro mais rápido do que aqueles que utilizam bicos mais finos ou mais baixos, para recompensar quase sempre tiveram que andar com menos asa fazendo com que o carro ficasse estável, isso comprometeu diretamente estes dois times que prometiam brigar pelo título este ano, e seus pilotos mal subiram no pódio. Ferrari e McLaren seguiram com o kers, mas só evoluíram por causa de uma melhora aerodinâmica que ocorreu durante a temporada. Se comparar o carro da McLaren no início do ano com o carro no fim do ano dá para se perceber que a equipe inglesa passou  a usar a chamada semi-asa nas laterais da asa dianteira (foto abaixo),sem falar que a equipe também passou a usar o difusor duplo na parte de trás do carro. A Ferrari não evoluiu muito, apenas começou o ano de forma horrível e o desanimo de Raikkonen e o acidente de Massa comprometeram a equipe durante a temporada.

Já as equipes que evoluiram têm outros segredos o difusor traseiro presente nos carros de Williams, Toyota e Brawn GP, estas três equipes dominaram quase todos os treinos. Williams só não deu certo por ter dois pilotos jovens e nenhuma experiência grande em como andar na frente. Já a Toyota o problema foi a direção da equipe que não deixará saudades às equipes permanecentes na Fórmula 1. A Brawn com pilotos talentosos e uma direção de quem entende de como andar na frente foi quem se saiu melhor, mas como o esperado a equipe deixou de andar na frente logo após o meio do ano pela falta de patrocínios. Red Bull, mesmo sem difusor e quase sem patrocínios ecomizou no início do ano, mas com uma boa aerodinâmica a equipe sai entre as primeiras e foi a única que começou bem o campeonato que não decaiu e com isso venceu as três últimas corridas.
   Mas qual será a expectativa para 2010? Quem analisar bem o rendimento das equipes no fim deste ano, já pode ter um pequeno cálculo de como deve ser o próximo ano. Não se sabe ao certo qual equipe andará na frente, mas concerteza deve ser um ano positivo para os brasileiros. Com Felipe Massa já recuperado e correndo ao lado do bicampeão Fernando Alonso, mesmo que a Ferrari não ande na frente pode-se esperar vitórias, Rubens Barrichello em uma equipe totalmente voltada para ele e com o poderos motor corsworth também não deve ficar atrás. Além disso é certa a estréia de Bruno Senna e quem sabe também de Lucas Di Grassi. Por outro lado dificilmente Pizzonia e Nelsinho voltariam para a categoria, mas mesmo sem eles a próxima temporada promete. Saíram três das cinco montadoras que corriam ano passado, ficando apenas a grande Ferrari e quem sabe a Renault (caso não abandone a categoria no fim do ano), sendo assim os custos reduzem e com os patrocínios voltam a ser a grande refêrencia em meios de dinheiro. Com novas equipes e novos pilotos, ou pilotos veteranos como deve ser o caso de Villeneuve, De La Rosa e Ralf Schumacher caso eles retornem é esperado o domínio das equipes mais experientes e dos pilotos mais talentosos. Vem ai uma temporada que promete ser cheia de emoções e pode ser que nesta volta da emoção na Fórmula 1 possa predominar a nação brasileira.




Nenhum comentário: