Após quatro temporadas seguidas decidindo o título de campeão, o Grande Prêmio do Brasil novamente decidi um título. Depois de Fernando Alonso em 2005 e 2006, Raikkonen em 2007 e Hamilton em 2008, chega a vez de Jenson Button conquistar um título no circuito de Interlagos. Aos 29 anos de idade, Button chega à sua 10ª temporada na Fórmula 1 de forma arrepiante. No início um começo de carreira ameno correndo por equipes médias e sem chamar a atenção dos grandes. Em 2004 aparece finalmente correndo entre os primeiros com uma equipe que não era entre as mais ricas. Em 2005 passou a ter não mais o direito e sim o dever de guiar na frente, após começar 2005 com um salto alto, Button caiu na realidade e voltou a andar no grupo intermediário. Em 2006 em uma equipe rica conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1. Porém nos anos seguintes em 2007 e 2008 decaiu de vez e passou a se achar que jamais passaria a correr como piloto grande.
Do nada Button ressurge das cinzas, sua falta de vontade em 2008 e mesmo assim o fato de ter o primeiro carro da equipe já era um sinal de que Button seria favorecido pela Brawn GP, o inglês não contou só com a equipe que dominou a primeira metade do campeonato pela técnica de Button e pela experiência de Ross Brawn, Button venceu seis corridas em sete e se tornou o grande favorito ao título. Enquanto McLaren e Ferrari pagavam pelo péssimo começo de temporada e Red Bull pela inexperiência de uma equipe nova e pobre, Button seguiu tranquilo sem arriscar na segunda metade do ano, enquanto poucos pontos já deixava-o feliz do outro lado Rubens Barrichello corria sozinho contra todos e aos poucos se aproximava do inglês. Nas últimas corridas Button deixou claro pelo seu rendimento nas pistas e pela sua técnica nos treinos que estava de cabeça fria apenas esperando o título aparecer e sem se preocupar em vencer. Button contou também com a chamada "sorte de campeão".
No Brasil o inglês temminou todos os treinos atrás de seu companheiro de equipe e não mostrou o mínimo esforço para tentar correr na frente. Button largou em 14º e com três abandonos e dois toques logo nas primeiras curvas, o inglês ja terminou a primeira volta em nono, depois disso foi só contar com a experiência de um futuro campeão. Com os abandonos dos dois carros da Williams e com uma estratégia que o fez pular várias posições fazendo apenas duas ultrapassagem na corrida Button chegou fácil ao quinto lugar, enquanto Rubens Barrichello largou na pole-position dominou a primeira parte da corrida, perdeu rendimento depois da primeira parada, fez um pit stop a mais por causa de um pneu furado e terminou em oitavo lugar o brasileiro recebeu os merecidos aplausos pela volta por cima em uma super temporada e as vaias daqueles que esperavam mais. Do outro lado o jovem alemão Sebastian Vettel em uma pista que não é seu forte correu contra o tempo, vez várias ultrapassagens e mostrou ter o melhor carro da pista ao lado de seu companheiro e vencedor da prova Mark Webber, porém quem sai da décima quinta posição nem sempre faz milagres, o alemão terminou na quarta posição somando apenas um ponto a mais que Button e não tendo condições matemáticas de seguir na briga pelo título na última prova, sendo assim a Fórmula 1 tem um novo campeão, seu nome é Jenson Button.
Final:
1 | Mark Webber | | AUS | Red Bull Renault | 1:32.23.081 | 71 voltas |
2 | Robert Kubica | | POL | BMW Sauber | +7.626 | |
3 | Lewis Hamilton | | ING | McLaren Mercedes | +18.944 | |
4 | Sebastian Vettel | | ALE | Red Bull Renault | +19.652 | |
5 | Jenson Button | | ING | Brawn Mercedes | +29.005 | |
6 | Kimi Raikkonen | | FIN | Ferrari | +33.340 | |
7 | Sébastien Buemi | | SUI | Toro Rosso Ferrari | +35.991 | |
8 | Rubens Barrichello | | BRA | Brawn Mercedes | +45.454 | |
9 | Kamui Kobayashi | | JAP | Toyota | +1:03.324 | |
10 | Giancarlo Fisichella | | ITA | Ferrari | +1:10.665 | |
11 | Vitantonio Liuzzi | | ITA | Force India Mercedes | +1:11.388 | |
12 | Heikki Kovalainen | | FIN | McLaren Mercedes | +1:13.499 | |
13 | Romain Grosjean | | FRA | Renault | +1 volta | |
14 | Jaime Alguersuari | | ESP | Toro Rosso Ferrari | +1 volta | |
| | | | | | |
| Não completaram | | | | Volta/motivo | |
| Kazuki Nakajima | | JAP | Williams Toyota | 31/acidente | |
| Nico Rosberg | | ALE | Williams Toyota | 28/abandono | |
| Nick Heidfeld | | ALE | BMW Sauber | 22/abandono | |
| Adrian Sutil | | ALE | Force India Mercedes | 1/acidente | |
| Jarno Trulli | | ITA | Toyota | 1/acidente | |
| Fernando Alonso | | ESP | Renault | 1/acidente | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário