segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Grande Prêmio do Brasil novamente decidi título de pilotos

  Após quatro temporadas seguidas decidindo o título de campeão, o Grande Prêmio do Brasil novamente decidi um título. Depois de Fernando Alonso em 2005 e 2006, Raikkonen em 2007 e Hamilton em 2008, chega a vez de Jenson Button conquistar um título no circuito de Interlagos. Aos 29 anos de idade, Button chega à sua 10ª temporada na Fórmula 1 de forma arrepiante. No início um começo de carreira ameno correndo por equipes médias e sem chamar a atenção dos grandes. Em 2004 aparece finalmente correndo entre os primeiros com uma equipe que não era entre as mais ricas. Em 2005 passou a ter não mais o direito e sim o dever de guiar na frente, após começar 2005 com um salto alto, Button caiu na realidade e voltou a andar no grupo intermediário. Em 2006 em uma equipe rica conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1. Porém nos anos seguintes em 2007 e 2008 decaiu de vez e passou a se achar que jamais passaria a correr como piloto grande.
   Do nada Button ressurge das cinzas, sua falta de vontade em 2008 e mesmo assim o fato de ter o primeiro carro da equipe já era um sinal de que Button seria favorecido pela Brawn GP, o inglês não contou só com a equipe que dominou a primeira metade do campeonato pela técnica de Button e pela experiência de Ross Brawn, Button venceu seis corridas em sete e se tornou o grande favorito ao título. Enquanto McLaren e Ferrari pagavam pelo péssimo começo de temporada e Red Bull pela inexperiência de uma equipe nova e pobre, Button seguiu tranquilo sem arriscar na segunda metade do ano, enquanto poucos pontos já deixava-o feliz do outro lado Rubens Barrichello corria sozinho contra todos e aos poucos se aproximava do inglês. Nas últimas corridas Button deixou claro pelo seu rendimento nas pistas e pela sua técnica nos treinos que estava de cabeça fria apenas esperando o título aparecer e sem se preocupar em vencer. Button contou também com a chamada "sorte de campeão".
   No Brasil o inglês temminou todos os treinos atrás de seu companheiro de equipe e não mostrou o mínimo esforço para tentar correr na frente. Button largou em 14º e com três abandonos e dois toques logo nas primeiras curvas, o inglês ja terminou a primeira volta em nono, depois disso foi só contar com a experiência de um futuro campeão. Com os abandonos dos dois carros da Williams e com uma estratégia que o fez pular várias posições fazendo apenas duas ultrapassagem na corrida Button chegou fácil ao quinto lugar, enquanto Rubens Barrichello largou na pole-position dominou a primeira parte da corrida, perdeu rendimento depois da primeira parada, fez um pit stop a mais por causa de um pneu furado e terminou em oitavo lugar o brasileiro recebeu os merecidos aplausos pela volta por cima em uma super temporada e as vaias daqueles que esperavam mais. Do outro lado o jovem alemão Sebastian Vettel em uma pista que não é seu forte correu contra o tempo, vez várias ultrapassagens e mostrou ter o melhor carro da pista ao lado de seu companheiro e vencedor da prova Mark  Webber, porém quem sai da décima quinta posição nem sempre faz milagres, o alemão terminou na quarta posição somando apenas um ponto a mais que Button e não tendo condições matemáticas de seguir na briga pelo título na última prova, sendo assim a Fórmula 1 tem um novo campeão, seu nome é Jenson Button.
   
Final:


1
Mark Webber

AUS
Red Bull Renault
1:32.23.081
71 voltas
2
Robert Kubica

POL
BMW Sauber
+7.626

3
Lewis Hamilton

ING
McLaren Mercedes
+18.944

4
Sebastian Vettel

ALE
Red Bull Renault
+19.652

5
Jenson Button

ING
Brawn Mercedes
+29.005

6
Kimi Raikkonen

FIN
Ferrari
+33.340

7
Sébastien Buemi

SUI
Toro Rosso Ferrari
+35.991

8
Rubens Barrichello

BRA
Brawn Mercedes
+45.454

9
Kamui Kobayashi

JAP
Toyota
+1:03.324

10
Giancarlo Fisichella

ITA
Ferrari
+1:10.665

11
Vitantonio Liuzzi

ITA
Force India Mercedes
+1:11.388

12
Heikki Kovalainen

FIN
McLaren Mercedes
+1:13.499

13
Romain Grosjean

FRA
Renault
+1 volta

14
Jaime Alguersuari

ESP
Toro Rosso Ferrari
+1 volta









Não completaram



Volta/motivo


Kazuki Nakajima

JAP
Williams Toyota
31/acidente


Nico Rosberg

ALE
Williams Toyota
28/abandono


Nick Heidfeld

ALE
BMW Sauber
22/abandono


Adrian Sutil

ALE
Force India Mercedes
1/acidente


Jarno Trulli

ITA
Toyota
1/acidente


Fernando Alonso

ESP
Renault
1/acidente




Nenhum comentário: