domingo, 23 de agosto de 2009

Após quase cinco anos Rubens Barrichello volta a vencer, e Brasil chega à centesíma vitória na Fórmula 1

Para muitos Rubens Barrichello jamais voltaria a vencer na Fórmula 1. Depois de seis anos e nove vitórias na Ferrari, Barrichello rumou para a Honda com a certeza de que subiria ainda mais na carreira. Mas se enganou feio, após uma temporada amena em 2006 Rubinho fez seus piores anos na Fórmula 1 em 2007 e 2008 e chegou a ser cogitado que poderia aposentar contra sua própria vontade. Enquanto isso outro brasileiro com o nome de Felipe Massa vinha crescendo cada vez mais na Fórmula 1. Barrichello caiu no esquecimento e estava quase certo que não participaria desta temporada de Fórmula1. Mas do dia para noite tudo mudou e ao acordar em certo dia Rubinho ganhou novas esperanças, a equipe Honda havia fechado, mas em seu lugar apareceu a Brawn GP equipe do experiente Ross Brawn. Após trabalhar ao lado de Barrichello na Ferrari, Ross Brawn era um dos poucos que sabia da experiência e força de vontade que Rubinho tinha.
Não deu outra, e Ross logo o chamou para sua nova equipe, ao lado do também esquecido inglês Jenson Button, Rubens Barrichello impressionou a todos com sua volta na ponta. Porém, Barrichello seguiu com um grande problema! O de deixar qualquer um mandar nele. Button inexplicavelmente passou a ter o primeiro carro nos números sendo que no último ano Barrichello terminou o ano na frente napontuação final. Rubinho aceitou sem que ele mesmo entendesse o por que da equipe ter feito isso, o pior veio a seguir: Barrichello não foi tão bem quanto Button nas primeiras provas do ano e a equipe passou a favorecer o inglês, ajudando-o claramente na estratégia nos GPs da Espanha e da Alemanha. Ambas corridas deixaram Rubinho frustado com a equipe que também se mostrou infeliz pelo fato de Barrichello não andar no mesmo ritmo de Button.
Agora Rubinho estava novamente sozinho, contra sua própria equipe, seus adversários e sua própria nação que já estava perdendo a paciência com o brasileiro. Rubinho decidiu se calar nas palavras e respondeu a todos no Grande Prêmio da Europa em Valência. Barrichello fez uma corrida perfeita e mostrou a todos quem realmente é um humano como todos, que as vezes erra ou não corresponde as expectativas, mas que sempre mostra fé no que faz, para um dia poder levantar um troféu e comemorar, apesar de tudo junto com sua nação. Barrichello mostrou neste fim de semana que mesmo quando ninquém acredita na gente não podemos parar de tentar e se tivermos fé poderemos ter aquilo que tanto queremos: a vitória perfeita.

Na largada Rubinho se manteve em terceiro e deixou as McLarens irem na frente. Hamilton e Kovalainen andaram como relógio, enquanto os grandes do campeonato Mark Webber, Jenson Button e Sebastian Vettel na saiam do bloco intermediário. Vettel mesmo com motor novo abandonou. Webber não foi bem no segundo pit stop e ficou fora dos pontos, e Jenson chegou pela segunda vez seguida na sétima posição. O inglês ficou pela quarta vez seguida fora do pódio. Enquanto isso Rubinho brilhava, conseguiu acompanhar o ritmo das McLarens mesmo mais pesado. Passou Kovalainen na primeira parada e Hamilton no pit stop seguinte, assumiu a liderança no final e adinistrou até o fim, conquistando sua décima vitória na Fórmula 1 e a vitória de número 100 do Brasil na Fórmula 1.
Em seguida veio Lewis Hamilton que confirma a evolção da McLaren nas últimas provas. Raikkonen sendo praticamente o único piloto da Ferrari completou o pódio. Kovalainen cruzou em quarto e por pouco não perdeu a posição no fim para Nico Rosberg que cruzou em quinto. Fernando Alonso o piloto da casa passou em sexto à frente do líder do campeonato Jenson Butto, o polonês Robert Kubica completouo os oito primeiros. Após a Grande Prêmio Barrichello dedicou sua vitória ao amigo e compatriota Felipe Massa e mostrou que está vivo de novo para brigar pelo título.

Final:

1

Rubens Barrichello


BRA

Brawn Mercedes

1:35.51.289

57 voltas

2

Lewis Hamilton


ING

McLaren Mercedes

+2.358


3

Kimi Raikkonen


FIN

Ferrari

+15.994


4

Heikki Kovalainen


FIN

McLaren Mercedes

+20.032


5

Nico Rosberg


ALE

Williams Toyota

+20.870


6

Fernando Alonso


ESP

Renault

+27.744


7

Jenson Button


ING

Brawn Mercedes

+34.913


8

Robert Kubica


POL

BMW Sauber

+36.667


9

Mark Webber


AUS

Red Bull Renault

+44.910


10

Adrian Sutil


ALE

Force India Mercedes

+47.935


11

Nick Heidfeld


ALE

BMW Sauber

+48.822


12

Giancarlo Fisichella


ITA

Force India Mercedes

+1:03.614


13

Jarno Trulli


ITA

Toyota

+1:04.527


14

Timo Glock


ALE

Toyota

+1:26.519


15

Romain Grosjean


FRA

Renault

+1:31.774


16

Jaime Alguersuari


ESP

Toro Rosso Ferrari

+1 volta


17

Luca Badoer


ITA

Ferrari

+1 volta


18

Kazuki Nakajima


JAP

Williams Toyota

+3 voltas










Não completaram




Volta/motivo



Sébastien Buemi


SUI

Toro Rosso Ferrari

42/abandono



Sebastian Vettel


ALE

Red Bull Renault

24/mecânico


Nenhum comentário: