A prova em Sakhir foi, nas palavras do próprio Button, praticamente decidida na largada. Timo Glock pulou à frente de Trulli, enquanto o piloto da Brawn e Lewis Hamilton ultrapassaram Vettel. Hamilton chegou a superar Jenson, mas não conseguiu manter a vantagem e caiu para quarto ainda na primeira passagem. Mais atrás, quem começou mal foi Rubens Barrichello: o brasileiro, que saiu em sexto, terminou a primeira volta em oitavo, atrás de Kimi Raikkonen e de Felipe Massa. Mas, com um carro rendendo bem mais do que os bólidos italianos, não teve problemas para deixar ambos para trás e pintar no sexto posto.
A partir daí, as posições foram praticamente definidas. Ou quase: a Brawn decidiu mudar a estratégia de Barrichello em um momento um tanto quanto estranho. Quando era quinto e dono dos melhores tempos, na 26ª volta, a equipe mandou o brasileiro para os boxes para realizar sua parada. Porém, Rubens seguiu com pneus macios — os mesmos que havia utilizado na largada e após o primeiro pit-stop — e teria de fazer uma nova parada até o final da corrida. Além disso, ele voltou bem mais lento do que antes, e ficou para trás na briga por um lugar no pódio. Melhor para quem estava à frente. Vettel era perseguido por Hamilton, mas perseguia Trulli, antes de o italiano ir aos boxes. O inglês foi em seguida, junto com seu compatriota Button, e Vettel voltou à liderança provisória. Com pista livre, o alemão não teve problemas para abrir uma boa vantagem e, ao retornar à pista após a sua parada, ficar em segundo, à frente de Trulli.
Hassan Ammar/AP |
E assim foi até o fim. Barrichello conseguiu o quinto lugar após fazer seu terceiro pit-stop, logo atrás de Hamilton e à frente de Raikkonen — que, finalmente, conquistou os primeiros pontos da Ferrari no ano. Glock foi o sétimo, e Alonso levou um ponto para a Renault. Nico Rosberg e Piquet fecharam o top-10. Na parte de baixo do pelotão, o destaque negativo foi a BMW Sauber. A terceira melhor equipe de 2008 ficou com as duas últimas posições, com Robert Kubica em 18º e Nick Heidfeld em 19º — Kazuki Nakajima foi o único piloto a abandonar, na 48ª passagem. Já Massa não passou do 14º posto, uma volta atrás de Button, em uma situação completamente oposta ao que aconteceu nas duas últimas temporadas.E, para mostrar que é o principal candidato ao título, Button ampliou sua liderança no Mundial. O inglês chegou aos 31 pontos, enquanto Barrichello foi a 19 e Vettel a 18. Nas equipes, a Brawn chegou à marca de 50 pontos e lidera de maneira absoluta. E, enquanto o GP da Espanha, com as prometidas mudanças entre os times grandes, não vem, a escuderia de Ross Brawn segue mandando na F1.
Final:
1 | Jenson Button | | ING | Brawn Mercedes | 1:31:48.182 | 57 voltas | | |
2 | Sebastian Vettel | | ALE | Red Bull Renault | +7.187 | | | |
3 | Jarno Trulli | | ITA | Toyota | +9.170 | | | |
4 | Lewis Hamilton | | ING | McLaren Mercedes | +22.096 | | | |
5 | Rubens Barrichello | | BRA | Brawn Mercedes | +37.779 | | | |
6 | Kimi Raikkonen | | FIN | Ferrari | +42.057 | | | |
7 | Timo Glock | | ALE | Toyota | +42.880 | | | |
8 | Fernando Alonso | | ESP | Renault | +52.775 | | | |
9 | Nico Rosberg | | ALE | Williams Toyota | +58.198 | | | |
10 | Nelson Piquet | | BRA | Renault | +1:05.149 | | | |
11 | Mark Webber | | AUS | Red Bull Renault | +1:07.641 | | | |
12 | Heikki Kovalainen | | FIN | McLaren Mercedes | +1:17.824 | | | |
13 | Sébastien Bourdais | | FRA | Toro Rosso Ferrari | +1:18.805 | | | |
14 | Felipe Massa | | BRA | Ferrari | +1 volta | | | |
15 | Giancarlo Fisichella | | ITA | Force India Mercedes | +1 volta | | | |
16 | Adrian Sutil | | ALE | Force India Mercedes | +1 volta | | | |
17 | Sébastien Buemi | | SUI | Toro Rosso Ferrari | +1 volta | | | |
18 | Robert Kubica | | POL | BMW Sauber | +1 volta | | | |
19 | Nick Heidfeld | | ALE | BMW Sauber | +1 volta | | | |
| | | | | | | | |
| Abandonos | | | | Volta/motivo | | | |
| | | | | | | | |
| Kazuki Nakajima | | JAP | Williams Toyota | 49/mecânico | | | |
| | | | | | | | |
| Tempo | | | | | | | |
| Predomínio de sol | | | ar: 35-36°C | pista: 45-51°C | | | | |
| | | | | | | | |
| Melhor volta | | | | | | | |
| Jarno Trulli | | ITA | Toyota | 1:34.556 | volta | 10 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário