segunda-feira, 27 de abril de 2009

Button recoloca Brawn na ponta e vence pela terceira vez no ano

A prova em Sakhir foi, nas palavras do próprio Button, praticamente decidida na largada. Timo Glock pulou à frente de Trulli, enquanto o piloto da Brawn e Lewis Hamilton ultrapassaram Vettel. Hamilton chegou a superar Jenson, mas não conseguiu manter a vantagem e caiu para quarto ainda na primeira passagem. Mais atrás, quem começou mal foi Rubens Barrichello: o brasileiro, que saiu em sexto, terminou a primeira volta em oitavo, atrás de Kimi Raikkonen e de Felipe Massa. Mas, com um carro rendendo bem mais do que os bólidos italianos, não teve problemas para deixar ambos para trás e pintar no sexto posto.




Quem se deu mal foi Massa: tocado por Raikkonen logo na primeira curva, o brasileiro perdeu rendimento devido a um pedaço do aerofólio dianteiro quebrado e precisou ir para os boxes na segunda volta, comprometendo sua corrida. Robert Kubica e Kazuki Nakajima também se tocaram e precisaram fazer paradas antes do previsto.Logo no início, as Toyota abriram caminho. Porém, o pouco combustível utilizado por Glock e Trulli provou não constituir uma boa estratégia: o alemão fez seu pit-stop no 12º giro, e Trulli no seguinte. Ambos voltaram bem atrás no pelotão e abriram espaço para Button mostrar que a Brawn ainda tem o melhor carro. Assim que assumiu a ponta, o inglês não foi mais perturbado por ninguém, e só cedeu a posição quando realizou suas duas paradas para troca de combustível e de pneus. Jenson fez seu primeiro pit-stop na 15ª volta, junto com Hamilton, e Vettel ficou na frente. Depois, ao realizar sua parada, o alemão deixou Kimi Raikkonen em primeiro — com o nórdico colocando uma Ferrari na liderança pela primeira vez no ano. Depois que todos fizeram suas visitas aos boxes, Button tinha uma confortável vantagem sobre Trulli. Mas Vettel, com mais combustível e logo em seguida, dava pintas de que seria o único concorrente do inglês na briga pela vitória — o que, de fato, acabou não ocorrendo devido à grande vantagem do piloto da Brawn.
A partir daí, as posições foram praticamente definidas. Ou quase: a Brawn decidiu mudar a estratégia de Barrichello em um momento um tanto quanto estranho. Quando era quinto e dono dos melhores tempos, na 26ª volta, a equipe mandou o brasileiro para os boxes para realizar sua parada. Porém, Rubens seguiu com pneus macios — os mesmos que havia utilizado na largada e após o primeiro pit-stop — e teria de fazer uma nova parada até o final da corrida. Além disso, ele voltou bem mais lento do que antes, e ficou para trás na briga por um lugar no pódio. Melhor para quem estava à frente. Vettel era perseguido por Hamilton, mas perseguia Trulli, antes de o italiano ir aos boxes. O inglês foi em seguida, junto com seu compatriota Button, e Vettel voltou à liderança provisória. Com pista livre, o alemão não teve problemas para abrir uma boa vantagem e, ao retornar à pista após a sua parada, ficar em segundo, à frente de Trulli.

Hassan Ammar/AP

E assim foi até o fim. Barrichello conseguiu o quinto lugar após fazer seu terceiro pit-stop, logo atrás de Hamilton e à frente de Raikkonen — que, finalmente, conquistou os primeiros pontos da Ferrari no ano. Glock foi o sétimo, e Alonso levou um ponto para a Renault. Nico Rosberg e Piquet fecharam o top-10. Na parte de baixo do pelotão, o destaque negativo foi a BMW Sauber. A terceira melhor equipe de 2008 ficou com as duas últimas posições, com Robert Kubica em 18º e Nick Heidfeld em 19º — Kazuki Nakajima foi o único piloto a abandonar, na 48ª passagem. Já Massa não passou do 14º posto, uma volta atrás de Button, em uma situação completamente oposta ao que aconteceu nas duas últimas temporadas.E, para mostrar que é o principal candidato ao título, Button ampliou sua liderança no Mundial. O inglês chegou aos 31 pontos, enquanto Barrichello foi a 19 e Vettel a 18. Nas equipes, a Brawn chegou à marca de 50 pontos e lidera de maneira absoluta. E, enquanto o GP da Espanha, com as prometidas mudanças entre os times grandes, não vem, a escuderia de Ross Brawn segue mandando na F1.

Final:

1

Jenson Button


ING

Brawn Mercedes

1:31:48.182

57 voltas


2

Sebastian Vettel


ALE

Red Bull Renault

+7.187



3

Jarno Trulli


ITA

Toyota

+9.170



4

Lewis Hamilton


ING

McLaren Mercedes

+22.096



5

Rubens Barrichello


BRA

Brawn Mercedes

+37.779



6

Kimi Raikkonen


FIN

Ferrari

+42.057



7

Timo Glock


ALE

Toyota

+42.880



8

Fernando Alonso


ESP

Renault

+52.775



9

Nico Rosberg


ALE

Williams Toyota

+58.198



10

Nelson Piquet


BRA

Renault

+1:05.149



11

Mark Webber


AUS

Red Bull Renault

+1:07.641



12

Heikki Kovalainen


FIN

McLaren Mercedes

+1:17.824



13

Sébastien Bourdais


FRA

Toro Rosso Ferrari

+1:18.805



14

Felipe Massa


BRA

Ferrari

+1 volta



15

Giancarlo Fisichella


ITA

Force India Mercedes

+1 volta



16

Adrian Sutil


ALE

Force India Mercedes

+1 volta



17

Sébastien Buemi


SUI

Toro Rosso Ferrari

+1 volta



18

Robert Kubica


POL

BMW Sauber

+1 volta



19

Nick Heidfeld


ALE

BMW Sauber

+1 volta












Abandonos




Volta/motivo












Kazuki Nakajima


JAP

Williams Toyota

49/mecânico












Tempo








Predomínio de sol



ar: 35-36°C | pista: 45-51°C













Melhor volta








Jarno Trulli


ITA

Toyota

1:34.556

volta

10

Nenhum comentário: