segunda-feira, 30 de março de 2009

Nota para os pilotos que correram no Grande Prêmio da Austrália

1º. Jenson Button - 10,0 - Fez a pole position e correu como campeão, disparando no começo e administrando no final, realmente teve uma vitória merecida e já é citado como forte candidato ao título de pilotos.
2º. Rubens Barrichello - 8,5 - Rubinho dominou as duas primeiras partes do treino de classificação, mas na super pole foi pesado, mesmo assim conseguiu largar em segundo. Porém largou muito mal caiu para a sétima posição, não fez tempos tão bons quanto os de Button, mas sempre esteve entre os mais rápidos e por irônia da sorte conseguiu nas úlimas voltas o segundo lugar.
3º. Lewis Hamilton - 8,0 - Para um atual campeão do mundo esperava-se muito mais. Mas perto das condições do carro até que ele foi bem. Após largar apenas em 18º ganhou várias posições na pista e algumas nos boxes, mesmo assim ainda teve que contar com vários abandonos e a punição de Jarno Trulli para conseguir o terceiro lugar.
4º. Timo Glock - 8,0 - Glock largou dos boxes, andou forçando algumas ultrapassagens e chegou até a rodar no meio da prova, mas correu como um piloto técnico no final e conseguiu a ótima quarta colocação.
5º. Fernando Alonso - 7,0 - Desde 2001 Alonso não guiava um carro tão ruim na Fórmula 1, sem chanses de conseguir um bom lugar no grid conseguiu graças à punição para a Toyota largar de décimo. Na corrida largou mal e ficou na dele, mesmo usando o Kers não fez uma única ultrapassagem, a não ser em Rosberg no final da corrida (que também não conta pois estava com problemas nos pneus ), mas conseguiu terminar em quinto, um lucro imenso diante do que o carro poderia lhe render.
6º. Nico Rosberg - 5,0 - Guiando um bom carro (o melhor que já guiou na Fòrmula 1 ), faltou experiência para o jovem alemão, mesmo com uma bela ultrapassagem no finlândes Kimi Raikkonen ele errou na relargada perdendo várias posições e perdendo também muito tempo atrás de pilotos com o carro bem mais lento. No final seu estilo arrojado lhe custou caro, sem polpar pneus ele perdeu várias posições nas últimas voltas e o sexto lugar ficou de bom tamanho, mas decepcionou.
7º. Sebastien Buemi - 6,5 - Estreante na categoria, Buemi correu como piloto grande. Foi um dos poucos que não errou em momento algum, sempre técnico, largou lá atrás e foi aos poucos subindo de posições até no final chegar aos seus primeiros pontos na categoria.
8º. Sebastien Bourdais - 4,0 - Completamente sumido na corrida Bourdais só serviu para receber várias bandeiras azuis e dar um pouco de trabalho como retardatalho. Só pontuou graças ao grande número de acidentes, abandonos e pela punição de Jarno Trulli.
9º. Adrian Sutil - 5,0 - Sutil demonstrou durante quase toda a corrida que estava determinado a aparecer, deu muito trabalho para pilotos com carros mais rápidos o ultrapassarem. Fez uma briga interna com seu "companheiro" de equipe Fisichella. Mas guiando o pior carro da corrida nem mesmo vários acidentes, abandonos ou punições serviram para faze-lo chegar aos pontos.
10º. Nick Heidfeld - 2,0 - Mal nos treinos e péssimo na corrida. Heidfeld não mostrou em momento algum habilidade de um vencedor. Após tocar na primeira curva com outros pilotos, ele ainda tinha um bom carro para se recuperar, mas andou como se tivesse com um dos piores carros, chegou até a ser ameaçado por Mark Webber e ficou apenas em Décimo lugar, muito pouco para quem ainda sonha em vencer na Fórmula 1.
11º. Giancarlo Fisichella - 3,5 - Bom parece que o motivo de Fisichella ainda estar correndo na Fórmula 1 esta cada vez mais difícil de ser desvendado. Na pior equipe nada pode fazer além de bater na primeira curva e guiar o carro até os boxes, mas dando 58 voltas praticamente "passeando" na corrida. Parece que o piloto italiano gosta cada vez mais de pilotar um carro de Fórmula 1, talvez esse seja o único motivo dele não ter abandonado a prova, mesmo sem esperanças.
12º. Jarno Trulli - 5,0 - Bem, para alguém largar dos boxes e chegar em terceiro, esse piloto deve ser bom mesmo. Mas este título não vai para Trulli que pois tudo a perder, ao ultrapassar Hamilton com o "Safety Car" na pista e foi penalizado em 25 segundos. Uma atitude dessas para um piloto com tanta experiência na Fórmula 1 quanto ele é difícil de entender. Talvez ele aprenda esta lição.
13º. Mark Webber - 3,0 - Pobre Webber! O piloto da casa ainda sonha em vencer e orgulhar sua torcida. Mas na primeira corrida da temporada a torcida local deve ter tido vergonha. Webber foi envolvido em um acidente na primeira curva. Não teve culpa alguma e não conseguiu se recuperar, enquanto seu companheiro impressionava ao brigar pelas primeiras posições, Webber esteve sempre entre os últimos e foi o único a terminar uma volta atrás do líder. Talvez ele tenha mais sorte no próximo ano.
14º. Sebastian Vettel - 7,0 - Vettel correu como piloto de ponta, largou em terceiro, passou para segundo logo na largada e foi o único a acompanhar Button. Estava garantido no pódio, mas a imaturidade lhe cobrou caríssimo no final. Ao tentar manter a segunda posição ele acabou se chocando à três voltas do fim. Ninguém sabe o porque ele demorou uma volta e meia para parar e ainda não parou nos boxes. Ainda por cima tomou punição para o Grande Prêmio da Malásia, é, as vezes a imaturidade cobra caro.
15º. Robert Kubica - 6,0 - Assim como a Red Bull a BMW Sauber decepcionou com os dois pilotos. Kubica vinha fazendo uma corrida dentro do esperado, sem ameaçar o líder Button, mas com o pódio garantido, mas à três voltas do fim ocorreu algo que o polonês não contava, a inexperiência de Vettel custou à ele também. Kubica foi fechado pelo jovem alemão, perdeu parte do bico, tentou seguir, mas bateu logo em seguida.
16º. Kimi Raikkonen - 4,0 - Raikkonen fez uma boa largada, mas teve dificuldades logo no início da prova. Com problemas nos pneus macios foi ultrapassado por Rosberg e Barrichello, voltou dos boxes no pelotão intermediário. Voltou aos pontos depois da segunda parada. Mas acabou rodando e desistindo da corrida, não fez nada digno de um ex-campeão do mundo.
17º. Felipe Massa - 3,0 - Para muitos Felipe Massa era um dos favoritos para a vitória. Mas na pista o brasileiro ficou longe disto. Largou bem, pulou de sexto para terceiro, mas não chegou nem perto dos líderes. Foi ficando para trás logo no início e depois de duas paradas mal feitas estava muito atrás do esperado. Massa ainda não contava com um pequeno problema hidráulico que o tirou da corrida na parte final.
18º. Nelsinho Piquet - 2,5 - Piquet não tinha muita expectativa para a corrida. Largando apenas em 14º e com um carro ruim ele largou bem, depois da confusão na primeira curva pulou para nono lugar e ficou perto dos pontos. Com a batida de Nakajima conseguiu se sair bem no pit stop e estava em sétimo, quando foi dada a relargada e ao tentar fechar Nico Rosberg que tinha um carro muito mais rápido acabou rodando e parou na caixa de brita. Depois da corrida disse que foi por causa dos freios que estavam frios. Mas parece que foi mais um erro de piloto inexperiente.
19º. Kazuki Nakajima - 4,0 - A corrida de Nakajima foi curta, o japonês vinha muito bem, mas perdeu o controle do carro e bateu forte, abandonando logo no início da prova. Não se sabe se ele acelerou demais, ou quebrou alguma coisa no carro e ele virou passageiro. A dúvida fica no ar.
20º. Heikki Kovalainen - Sem Nota - Kovalainen praticamente não correu. Foi envolvido em um acidente na primeira curva, quebrou a suspensão dianteira esquerda e não completou uma única volta.