Fernando Alonso é considerado o maior piloto que ainda corre na Fórmula 1, mesmo com dois títulos mundiais o piloto espanhol bateu na trave três vezes e ainda conseguiu feitos incríveis como vencer corridas com o carro da Renault de 2003 e 2008 e superar ninguém menos que Michael Schumacher em 2006. Dono da "Alonso Mania" é sem dúvida um dos 5 maiores pilotos que já passou pela Fórmula 1. Muitos comparam seu estilo de pilotagem e patriotismo com um certo Ayrton Senna.
Alonso estreou na F1 correndo pela Minardi em 2001 |
O início: Fernando Alonso estreou na Fórmula 1 correndo pela Minardi em 2001. Piloto emprestado da Benetton ele nada podia fazer a não ser disputar com seu companheiro na pior equipe da temporada. Alonso não pontuou em 2001 e correu como piloto reserva da Renault em 2002. Eis que em 2003 ele ressurge com tudo agora finalmente em uma equipe que podia permitir que fosse mostrado seu verdadeiro talento. A Renault em 2003 não tinha o melhor carro e não estava nem entre as equipes mais ricas, contudo foi a que mais se destacou na temporada. E Fernando Alonso foi sem dúvida o piloto que mais chamou a atenção na 16 corridas daquele ano. Já na 2ª etapa da temporada na Malásia, conseguiu a pole-position e terminou no pódio. Repetiu o pódio na corrida seguinte no GP do Brasil aonde sofreu o seu acidente mais forte na categoria até hoje. Alonso se recuperou do acidente com chave de ouro e foi 2º colocado correndo em casa no GP da Espanha. O piloto saia de 5 corridas em 3º no campeonato, com 25 pontos à 7 do líder Kimi Raikkonen e apenas 3 do campeão daquele ano Michael Schumacher.
Alonso e Renault foram as surpresas da temporada 2003 |
A temporada foi passando e a Renault não conseguiu acompanhar a evolução de Ferrari e McLaren ou segurar a Williams que também foi muito superior no restante da temporada. Ainda assim o piloto conseguiu no GP da Hungria a pole-position e a vitória em uma pista aonde velocidade não era tão importante. A equipe prometia dar à Alonso a oportunidade de disputar um título em breve. O que não ocorreu em 2004. Williams e McLaren tentaram dar o pulo do gato e acabaram fazendo carros mais fracos que na temporada anterior, a Renault foi convencional e começou a temporada muito próxima à Ferrari. Contudo o novo carro era mais nervoso e Alonso passou o ano sem vencer, e com a evolução das demais equipes fez as últimas corridas sem nem ao menos brigar por pódios.
Fernando Alonso foi o nome da temporada 2005 |
Em 2006 Alonso veio ainda mais forte e se tornou bi-campeão |
O auge: Eis que a Renault finalmente consegue, em 2005 dar um carro bom para Alonso disputar o campeonato. Com um carro muito mais fácil de guiar Alonso não teve dificuldades de dominar a primeira metade da temporada e mesmo com a evolução da McLaren os pilotos da equipe prata não conseguiram tirar o título do piloto espanhol que já se tornava campeão com apenas 24 anos. Em 2006 com os motores V8 a Renault veio ainda mais forte e Alonso repetiu a boa fase da temporada anterior. O piloto venceu 6 das 9 primeiras corridas e mesmo com a forte queda da equipe na segunda metade da temporada, conseguiu administrar o campeonato e superar só um certo Michael Schumacher, se tornando bi-campeão mundial com apenas 25 anos.
A queda: A Renault não tinha recursos financeiros para manter um carro de ponta por muito tempo. Sabendo disso Alonso assinou contrato com a McLaren para 2007 antes mesmo da temporada de 2006 se iniciar. O piloto espanhol ajudou a McLaren a ter o melhor carro em 2007, com uma mistura de Renault 2006 com Ferrari 2007 o carro da equipe inglesa foi o mais forte do ano e Alonso era favorito ao tri-campeonato mundial.
Dito como desrespeitado pela McLaren e por Hamilton Alonso perdeu o título de 2007 |
O piloto começou a temporada bem, foi 2º na Austrália e já venceu o GP da Malásia. Contudo ocorreu o que ele menos esperava. Seu companheiro de equipe, o estreante Lewis Hamilton se mostrou tão rápido quanto ele e com uma rotina de pódios quase inquebrável chegou à metade do campeonato à frente de Alonso. Se sentindo desrespeitado pelo novato da McLaren e pela própria equipe, Alonso entregou o esquema de espionagem da equipe e abandonou o time no fim da temporada, retornando para a Renault. Na continuação do campeonato de 2007, Alonso se recuperou, se aproveitando também de erros bobos de Hamilton. Contudo esqueceu um tal de Kimi Raikkonen, agora na Ferrari, que surpreendeu a todos vencendo 3 das últimas 4 corridas e ficando com o título de 2007.
Após a má fase da Renault, Alonso deixou o time no fim de 2009 |
Alonso não conseguiu o título de 2007 e voltou para a Renault desanimado. A equipe, em 2008 já não era mais nem sombra do poderoso time de 2005 e 2006. Alonso começou a temporada de forma horrível, fazendo sua pior temporada desde a época da Minardi andando no bloco intermediário. Mesmo se esforçando para evoluir o time o piloto terminou o campeonato em 5º, venceu duas corridas e uma delas dita como vitória injusta no GP de Cingapura. Em 2009 com a nova aerodinâmica e a promessa do inovador Kers, Alonso esperava levar a Renault de volta ao topo e foi surpreendido com um carro ainda pior do que o da temporada anterior. Alonso conseguiu apenas 1 pódio, nem chegou perto de vencer e prometia sair no ano seguinte.
Na Ferrari o piloto espanhol volta a vencer |
Ferrari: Brigado com a McLaren e vendo a má fase da Renault, Fernando Alonso resolveu ir para a Ferrari. A mesma que tentou tirar o seu bi-campeonato com Schumacher em 2006 e que lhe tirou o tri com Raikkonen em 2007. Ao ver o novo carro Alonso já se animou e viu os tempos de glória voltarem. Logo em sua corrida de estreia a vitória no GP do Barhein. McLaren com a dupla de campeões e a Red Bull com o melhor carro eram oponentes à altura. Mas Alonso não se deixou abater. Fez o seu melhor e chegou na fase final do campeonato como favorito ao título. Só não conseguiu o tri por um péssimo resultado na última corrida em Abu Dhabi e a incrível performance de Sebastian Vettel nas últimas corridas.
Em Valência em 2012 Alonso fez uma das maiores corridas de um piloto na Fórmula 1 |
Em 2011 Vettel e Red Bull vieram ainda mais fortes e Alonso não pôde com ambos. Terminou há mais de 100 pontos do piloto da Red Bull e na 4ª posição no campeonato de pilotos. Muitos já estavam desacreditando nele e na Ferrari que já não se achava mais como nos tempos de Schumacher. Contudo em 2012 veio a surpresa. Com a mudança na aerodinâmica a Fórmula 1 fez a primeira metade da temporada sem uma equipe dominante. Era piloto contra piloto e nesse quesito Alonso se destacou. As incríveis vitórias na Malásia e em Valência, aonde levou a torcida ao delírio, fizeram muitos colocarem ele como o melhor piloto da Fórmula 1 na atualidade. Alonso só não venceu o campeonato pela surpreendente recuperação de Vettel e Red Bull, e terminou há apenas 3 pontos do piloto alemão, perdendo aquele que poderia ser dito como o título mais incrível da Fórmula 1.
Alonso ainda não se deixou abater e junto com a equipe Ferrari está na cola da Red Bull de Vettel esperando a incrível fase perfeita de ambos passar para conquistar o tão esperado tri-campeonato mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário