Ele foi o principal arque-rival de Ayrton Senna, é dito por ser tão veloz quanto o tri-campeão brasileiro. Tetra-campeão mundial só não foi penta por meio ponto em 1984 e porque encerrou a carreira quando ainda dominava a categoria. Para muitos europeus é o melhor piloto da história da categoria, mas no confronto direto com Senna perdeu duas vezes. Também disputou títulos com Nelson Piquet e foi o algoz de Nigel Mansell em 1986. O piloto 4 dos "10 grandes" da categoria é ninguém menos que Alain Prost.
Prost fez uma estreia sem graça correndo pela McLaren em 1980 |
O início: Alain Prost fez sua estreia na Fórmula 1 em 1980 aos 25 anos de idade guiando pela McLaren. Na época a equipe não era tão consagrada como veio a ser no final da década, vista como equipe média que outrora conseguiu alguns títulos na categoria. Prost terminou apenas 7 corridas, marcou 5 pontos e considerado esperto por suas boas negociações conseguiu vaga na equipe Renault na temporada seguinte. A escuderia crescia a cada temporada e tinha como ponto forte os poderosos motores turbo.
Contudo em 1981 já começava a vencer correndo pela Renault |
Prost já podia brigar por vitórias e impressionou ao vencer 3 das 6 corridas que terminou naquele ano, em todas subiu no pódio e calou os críticos da temporada anterior. Em 1982 já prometia lutar pelo título mundial e venceu as duas primeiras corridas da temporada. Contudo os problemas de quebra do motor voltaram a lhe afetar e o francês abandonou metade das corridas daquele ano ficando fora da disputa pelo título. Em 1983 a Renault trazia um carro mais confiável. Um ano sem equipes dominantes Prost foi o destaque ao lado de Piquet, venceu três corridas e era o favorito ao título, que acabou perdendo por abandonar a última prova.
Prost deixou escapar dois títulos no início da carreira, um deles para Piquet |
A falta de experiência também lhe cobrou caro na temporada seguinte, em 1984. Alain Prost voltava para a McLaren agora também com motores turbo e muito mais forte que na temporada de 1980. Considerado como o carro mais confiável do ano Prost venceu incríveis 7 corridas, contudo em uma delas, no GP de Mônaco ao temer perder a vitória para um certo Ayrton Senna pediu a paralisação da corrida antes de sua metade. Os pontos foram divididos ao meio e fez muita falta no fim do ano, pois por meio ponto ele deixava novamente de ser campeão, dessa vez para o seu próprio companheiro de equipe Niki Lauda.
O auge: Depois de perder dois títulos mundiais, Alain Prost não deu chances pros adversários em 1985. Vencendo 5 corridas e vendo os adversários tirarem pontos uns dos outros, Prost conseguiu um dos títulos mais fáceis da Fórmula 1 sendo o único piloto naquela temporada a vencer mais de 2 corridas.
Em 1986 Prost finalmente começara a temporada como campeão e ganhou o apelido de "O professor". A equipe Williams possui os potentes motores Honda que consumiam menos combustível, a potente suspensão ativa e um certo Nelson Piquet como piloto e que ajudou a projetar o carro. O ano viu também novas estrelas como Ayrton Senna e Nigel Mansell darem um show na pista e andarem constantemente na frente do francês. Há 5 corridas do fim o francês era o 4º na pontuação do campeonato e ainda se dizia como favorito ao título.
Prost tirou o título de Mansell em 1986 |
Muitos debocharam e Prost provou de maneira inacreditável o quanto era experiente. Das últimas 5 corridas Senna terminou só 2. Piquet e Mansell ainda vinham fortes, mas um tirava os pontos do outro e em um duelo interno na última corrida ambos acabaram com seus pneus. Mansell favorito ao título abandonou e Piquet foi superado por Prost que venceu e por 2 pontos tirou o título de Nigel Mansell. Dando uma aula no adversário da Williams.
Em 1987 Prost, junto com a McLaren se renderam ao domínio dos carros da Williams e não disputaram o título. Mas o francês prometia vir com tudo nos anos seguintes. E foi o que aconteceu. Em 1988 o carro da McLaren era disparado o melhor, e Alain Prost tinha de novo chances de vencer o campeonato. Só não contava com seu companheiro de equipe... um certo Ayrton Senna. Prost e Senna fizeram entre 1988 e 1990 a maior disputa entre dois pilotos jamais vista na Fórmula 1.
Após ser superado por Senna em 1988, Prost não aceitaria o vice em 1989 |
Prost era mais maduro, contudo Senna mais rápido e assim ambos fizeram um duelo incrível. Em 1988 Senna superou tudo e todos, inclusive Prost e venceu o campeonato. No ano seguinte foi a vez do piloto francês dar uma aula no piloto brasileiro. Os motores turbo já não eram permitidos na categoria e a McLaren não evoluíra em relação ao ano anterior. Sem querer acreditar nisso, Senna resolveu acelerar mais do que devia e abandonou várias corridas.
Correndo na dele, Prost venceu apenas 4 corridas, mas terminou quase todas. Sempre com bons resultados e ainda tirou de forma feia a última chance de Senna disputar o campeonato ao jogar o carro em cima do piloto brasileiro no GP do Japão. Ainda assim Senna se recuperou e venceu a corrida. Prost foi além e mandou punirem o piloto brasileiro. Assim foi feito e Prost se tornará o primeiro tri-campeão pela McLaren e foi considerado como um dos grandes nomes dos anos 80.
A má fase na Ferrari: Cansado de correr na mesma equipe que Senna, um adversário a altura. Prost resolveu ir para a Ferrari, fazendo sua estreia em 1990 pela equipe vermelha que prometia dar a ele o melhor carro da temporada. Contudo o piloto francês acabava de dar um "tiro no pé". Seu companheiro de equipe seria Nigel Mansell ainda magoado pela perda do título de 1986. A Ferrari tinha um carro forte, contudo não era superior ao carro da McLaren. A equipe teve que refazer todo o carro que só ficou pronto depois de 5 corridas disputas. Senna como principal piloto da McLaren já tinha 3 vitórias e 17 pontos de vantagem para Prost.
Na Ferrari Prost perdeu o título para Senna em 1990 |
O francês com a Ferrari atualizada teve que correr contra o tempo e acelerar o máximo possível, enquanto Senna dava uma aula no professor administrando as corridas e terminando sempre entre os 3 primeiros. No fim o piloto brasileiro já poderia ser campeão na penúltima corrida da temporada. Prost tinha o carro mais rápido e saiu na frente no Japão. Senna tentou passar, mas o piloto francês tacou o carro em cima do brasileiro. Dessa vez Senna agradeceu, não tirou o pé e atropelou Prost. Com o abandono o francês perdia chances de título e pediu para que a licença de Senna como piloto fosse caçada. O pedido foi recusado e Senna continuava na Fórmula 1. Agora como bi-campeão mundial.
Em 1991 a Ferrari andava pra trás e Prost desistia da equipe |
Prost prometia se vingar em 1991. Foi aí que surgiu sua pior temporada na categoria desde sua estreia na Renault. A Ferrari vinha com um carro totalmente novo e atualizava o câmbio semi-automático, também trocava o resmungão Mansell pelo jovem compatriota de Prost, Jean Alesi. Prost se dizia novamente como o favorito ao título, mas não teve chances contra Senna nas duas primeiras corridas da temporada. O novo carro da McLaren era realmente muito potente e Senna vinha mais motivado do que nunca.
Pra piorar a Williams vinha com carro que evoluía a cada corrida e Mansell com a faca nos dentes atrás de um título. A Ferrari tentou contra-atacar mas ia de mal a pior na temporada, até Prost resolver desisti da equipe e sair pelas portas do fundo. O francês passou a ser considerado como o "mimadinho" da categoria, enquanto Senna era o novo rei do ciclo. Mas Prost prometia dar a volta por cima.
O adeus com chave-de-ouro: Prost ficou fora da categoria em 1992 e muitos já achavam que ele iria encerrar a carreira. Contudo o francês surpreendeu a todos ao retornar em 1993 no lugar de Riccardo Patrese na Williams, lugar que seria de Ayrton Senna. A equipe inglesa não só passava a ter o câmbio semi automático que antes era utilizado pela Ferrari, como também possuía a suspensão eletrônica e vencia o campeonato anterior de forma simplesmente arrasadora com Nigel Mansell. Sem se esforçar Prost venceu a primeira corrida.
De volta à F1, Prost se consagrou tetra-campeão em 1993 correndo pela Williams |
Ayrton Senna tentou reagir correndo no limite, contudo sua McLaren agora com motores Ford já não era mais nem sombra da McLaren de dois anos antes e Senna simplesmente não teve chances contra o piloto francês. Prost venceu 7 das primeiras 10 corridas, confirmou o tetra-campeonato e anunciou a aposentadoria no fim da temporada. Antes de se despedir o inesperado, um abraço amigável em Senna antes deles subirem ao pódio no Grande Prêmio da Austrália, último de ambos.
Um comentário:
Cara ótimo blog, bem interessante as histórias, vc só tem que parar com esse '' um certo Ayrton'' um certo piquet, fica repetitivo e o interessante tem que ser o fato a disputas não essas entonações do trexto, mas o blog tá muito bom parabéns
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