O inesperado ocorreu no GP da Malásia, a chuva não caiu. Com isso nada pôde evitar a recuperação dos carros mais rápidos e que largavam atrás como os pilotos da McLaren e da Ferrari. Mas também nada pôde evitar uma dobradinha fácil da equipe Red Bull. No fim, porém, houve uma surpresa o abandono de Fernando Alonso e um novo líder no campeonato de pilotos, Felipe Massa. Na largada Vettel que saiu em terceiro pulou para a ponta deixando seu companheiro de equipe Mark Webber em segundo e o piloto da Mercedes Nico Rosberg em terceiro. Estas três posições foram mantidas até o fim da corrida. Mesmo Webber ameaçando e brigando nos boxes pela posição de Vettel, ele não conseguiu superá-lo e terminou em segundo. Vettel foi o vencedor. Rosberg completou o pódio. Em seguida vieram o polonês Robert Kubica da Renault e Adrian Sutil da Force India confirmando o bom ritmo de seus carros.
Lá atrás houve uma inversão na largada. Button que largava em 17º completou a primeira volta em 16º ganhando apenas uma posição. Alonso que saiu de 19º fechou a primeira volta em 15º, já Felipe Massa e Lewis Hamilton ganharam mais posições. Felipe que saiu de 21º completou em 14º e Hamilton que saiu de 20º completou a primeira volta em 13º. Estes quatro pilotos tiveram estratégias diferentes durante a corrida e aos poucos os quatro começaram à ganhar posições. No fim Hamilton vinha em sexto, Button em sétimo, Massa em oitavo e Alonso em nono. Dos quatro apenas Button, que havia tentado repetir a estratégia da Austrália e parado cedo nos boxes, vinha com os pneus duros. Com isso os pilotos da Ferrari ameaçaram no fim, Massa conseguiu a ultrapassagem na pista de forma acirrada, mas já estava longe de Hamilton para brigar pela sexta posição, se manteve em sétimo deixando Hamilton completar na sexta colocação. Enquanto isso no final houve uma grande disputa entre Alonso e Button pelo oitavo lugar e que terminou de forma inesperada, após o espanhol passar o inglês no fim da reta principal e em seguida tomar o troco seu motor estourou e ele abandonou a prova, deixando a liderança do campeonato para seu companheiro de equipe Felipe Massa.
Button completou em oitavo, com Alguersuari da Toro Rosso em nono, marcando os primeiros pontos da equipe, Hülkenberg da Williams foi o décimo completando os pilotos que pontuaram. Entre os veteranos, nada bem. Schumacher com sua Mercedes abandonou logo no início. Trulli foi o último e tomou cinco voltas do líder com sua Lotus. Barrichello que saiu em sétimo ficou parado na largado, tentou se recuperar com uma mudança de estratégia mal sucedida e terminou apena em décimo segundo. Os estreantes por outro lado fizeram suas melhores corridas na Fórmula 1. Além de Hülkenberg terminar em 10º. Karun Chandhok, Bruno Senna e Lucas di Grassi conseguiram completar pela primeira vez um Grande Prêmio de Fórmula 1. Mas ainda têm muito à melhorar.
Confira o resultado final do GP da Malásia:
Melhor volta: Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m37s054, na 53ª | ||||
Posição | Piloto | País | Equipe | Tempo |
1 | Sebastian Vettel | ALE | RBR-Renault | 56 voltas em 1h33m48s412 |
2 | Mark Webber | AUS | RBR-Renault | a 4s849 |
3 | Nico Rosberg | ALE | Mercedes | a 13s504 |
4 | Robert Kubica | POL | Renault | a 18s589 |
5 | Adrian Sutil | ALE | Force India-Mercedes | a 21s059 |
6 | Lewis Hamilton | ING | McLaren-Mercedes | a 23s471 |
7 | Felipe Massa | BRA | Ferrari | a 27s068 |
8 | Jenson Button | ING | McLaren-Mercedes | a 37s918 |
9 | Jaime Alguersuari | ESP | STR-Ferrari | a 1m10s602 |
10 | Nico Hulkenberg | ALE | Williams-Cosworth | a 1m13s399 |
11 | Sebastien Buemi | SUI | STR-Ferrari | a 1m18s938 |
12 | Rubens Barrichello | BRA | Williams-Cosworth | a 1 volta |
13 | Fernando Alonso | ESP | Ferrari | a 2 voltas/motor |
14 | Lucas di Grassi | BRA | VRT-Cosworth | a 3 voltas |
15 | Karun Chandhok | IND | Hispania-Cosworth | a 3 voltas |
16 | Bruno Senna | BRA | Hispania-Cosworth | a 4 voltas |
17 | Jarno Trulli | ITA | Lotus-Cosworth | a 5 voltas |
Não completaram | ||||
Heikki Kovalainen | FIN | Lotus-Cosworth | a 10 voltas/andando | |
Vitaly Petrov | RUS | Renault | a 24 voltas/mecânico | |
Vitantonio Liuzzi | ITA | Force India-Mercedes | a 44 voltas/mecânico | |
Michael Schumacher | ALE | Mercedes | a 47 voltas/suspensão | |
Kamui Kobayashi | JAP | Sauber-Ferrari | a 48 voltas/motor | |
Timo Glock | ALE | VRT-Cosworth | a 54 voltas/acidente | |
Pedro de la Rosa | ESP | Sauber-Ferrari | a 56 voltas/não largou |
Nenhum comentário:
Postar um comentário