Guerra de motores: Em 2014 a Fórmula 1 retoma a era dos motores turbo, que consomem menos combustível do que os aspirados e já estão trazendo grande dor de cabeça para as equipes neste ano. O grande problema não está só no rendimento, mas também na confiabilidade dos carros, as únicas equipes que tiveram êxito nos testes até agora foram as equipes de motor Mercedes, enquanto as de motor Renault mostraram tanto na Espanha como no Barhein falta de velocidade e excesso de quebras. Ambos motores equipam 4 equipes que dão a ideia de quem deve começar bem ou mal a temporada.
|
A Red Bull foi uma das equipes que menos andou na pré-temporada |
Expectativa Red Bull: A atual campeã mundial está mesmo andando para trás. Tanto o campeão Vettel, como o novato Ricciardo completaram poucas voltas nos testes. O novo carro se mostrou pouco ousado aerodinamicamente e seu rendimento era o mais esperado entre todas as equipes. Até agora, há menos de 3 semanas para o início da temporada, não se sabe ainda o real potencial do time que foi um dos que menos andou nos testes. Em Jerez muitos pensavam que a equipe escondia o jogo, contudo, com o 5º lugar de Vettel como melhor posição da equipe entre os 4 dias de testes no Barhein ficou claro que a equipe austríaca terá trabalho para andar na frente esse ano.
|
A Mercedes promete começar forte a temporada de 2014 |
Expectativa Mercedes: Entre as 4 equipes grandes da temporada de 2013 a Mercedes foi a que teve carro mais bem sucedido nos testes de início de ano. O novo modelo mostrou uma aerodinâmica simples é visto por muitos como o carro mais bonito da pré-temporada e não seria surpresa caso se torne a grande campeã este ano. Nos testes, tanto Hamilton como Rosberg andaram entre os primeiros, andaram bastante e tiveram praticamente nenhuma quebra mecânica, provando realmente que a equipe vem com tudo em 2014.
|
A Ferrari deve deve ser a melhor equipe sem motor Mercedes |
Expectativa Ferrari: Assim como Mercedes e Red Bull, a Ferrari mostrou um carro pouco chamativo no quesito aerodinâmica, mas não deixa de ser um dos carros mais bonitos do grid. Para muitos a equipe tem a melhor dupla de pilotos em 2014, ambos campeões do mundo e seria injusto para ambos se o novo carro não andasse bem. Nos testes o carro foi o que melhor andou entre as equipes que não possuem motor Mercedes e talvez a única equipe que comesse andando na frente possuindo motor Ferrari. Fernando Alonso, visto como o grande piloto que é, já começa a temporada como o favorito ao título, lógico que deve-se esperar as primeiras corridas para que se confirme isso ou não e seu companheiro Kimi Raikkonen já afirmou que não irá facilitar.
|
Com um carro estranho a Lotus deve vir mal em 2014 |
Expectativa Lotus: De todos os modelos apresentados na pré-temporada nenhum chamou tanto a atenção como o novo carro da Lotus. Com um bico em forma de tomada o novo carro não testou em Jerez e no Barhein foi tão ou mais fraco que a Red Bull mostrando desapontamento por parte dos pilotos. A dupla que leva fama de desastrada pouco andou e não vê promessa de ano bom em 2014.
|
Jenson Button e o novo carro da McLaren prometem vir fortes em 2014 |
Expectativa McLaren: Depois de um ano fraco e sem vitórias em 2013, a McLaren promete vir forte em 2014. Tanto o estreante Kevin Magnussen, como o veterano Jenson Button entraram sempre entre os primeiros. O novo modelo é inteiro prateado e mesmo a equipe ainda não tendo um patrocinador forte a expectativa é de crescimento uma despedida com chave de ouro dos motores Mercedes.
|
Com uma dupla de pilotos nova a Force India deve dar trabalho |
Expectativa Force India: A Force India foi a equipe com motor Mercedes que menos impressionou nos testes, ainda assim o novo carro já se mostrou rápido como os demais que usam o motor alemão. A equipe conta com Pérez e Hülkenberg como pilotos para este ano. Pilotos bons e que prometem a luta constante por pontos e quem sabe pódios.
|
A Sauber mudou pouco em relação à 2013 |
Expectativa Sauber: A Sauber foi a equipe que menos mudou visualmente em relação à 2013. Ainda assim mostrou um carro confiável e com rendimento mediano já que possui o motor Ferrari. Tanto Sutil quanto Gutiérrez têm em 2014 a missão de levar o novo carro ao pódio. De qualquer forma a equipe que nas últimas temporadas começou andando bem antes de decair deve ter uma tática diferente este ano já que a superioridade do motor Mercedes parece ser tão grande. Caso a Sauber ande entre as 5 primeiras no início do ano será uma zebra e tanto.
|
A Toro Rosso foi a equipe intermediária que menos evoluiu para 2014 |
Expectativa Toro Rosso: Entre as equipes medianas de 2013, a Toro Rosso é que menos promete evolução para 2014. A equipe agora com motor Renault mostrou um ritmo muito fraco na pré-temporada. O novo carro apelidado de "Gonzo" seguiu os demais modelos que vão com o motor Renault este ano, andando para trás. Jean-Éric Vergne e Daniil Kvyat tiveram como melhor marca no Barhein um fraco 8º melhor tempo.
|
O FW36 foi um dos destaques na pré-temporada |
Expectativa Williams: A Williams parece ter sido a equipe que mais evoluiu para a temporada de 2014. O novo carro foi o que mais andou na frente nos testes de Jerez e no Barhein manteve o bom ritmo sempre próximo de McLaren e Mercedes. A equipe troca o motor Renault pelo Mercedes e o desastrado Pastor Maldonado pelo experiente Felipe Massa. O FW36 mesmo se mostrando pouco ousado já se mostrou confiável e veloz, tanto com Massa como com Bottas e até com o novo piloto reserva, o brasileiro e a jovem promessa no automobilismo mundial, Felipe Nasr.
|
Marussia deve seguir no fundo do grid |
Expectativa Marussia: A Marussia já conseguiu o incrível feito de terminar a temporada de 2013 na 10ª posição, na frente da Catheram. O time só precisa manter o embalo, há quem espere até que a equipe chegue à segunda parte da classificação o que seria uma façanha para um carro mal nascido e uma equipe que mantém a mesma dupla de pilotos do último ano. o novo modelo é simples e se mostrou muito pouco veloz e seus pilotos seguem com a fraca empolgação de quem anda atrás.
|
Catheram e seu estranho carro esperam sair do fundo do grid |
Expectativa Catheram: A Catheram surpreendeu ao anunciar Kamui Kobayashi como piloto titular para 2014. Surpreendeu ainda mais ao mostrar o novo carro, modelo do qual muitos ainda tentam entender o bico. E voltou a surpreender ao ser a equipe com motor Renault que mais andou durante a pré-temporada. Tudo isso é com a persistência de sair do fundo do grid, posição que a equipe ocupa desde quando chegou à categoria há 4 anos. Se tiver êxito este ano será mais uma zebra e tanto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário