Para o "top 10" do melhor da Fórmula 1, não poderia faltar Jim Clark. O piloto ficou famoso pela ótima fase na Lotus nos anos 60. Na época os pilotos tinham que montar seus próprios carros e comprar os próprios mecânicos e engenheiros e vários pilotos corriam pelo mesmo time.
Jim Clark estreou na Fórmula 1 em 1960 pela Lotus |
Início: Clark fez sua estreia em 1960 correndo pela Lotus. Na época a Fórmula 1 era dominada por Jack Brabham, Phil Hill e Graham Hill. Mas aos poucos Clark começara a se destacar. Já em sua terceira temporada, em 1962 conseguiu um carro fora do normal, fez seis pole-positions em 9 corridas, venceu 3 das 5 que terminou e terminou o campeonato na vice-liderança.
Auge: Clark não ficou com o título em 1962, mas veio forte na temporada de 1963. O piloto simplesmente marcou mais do que o dobro de pontos do vice-campeão e campeão da temporada anterior Graham Hill. Clark fez 7 poles em 10 corridas e venceu 7 não dando qualquer chance aos demais adversários.
Clark e sua bonita Lotus foram os principais nomes dos anos 60 na F1 |
Em 1964 muitos esperavam um novo domínio do britânico. O piloto dominou ao lado de Graham Hill a primeira metade da temporada. Contudo decaiu nas corridas finais e terminou o ano em 3º, somando 2 pontos nas últimas 5 corridas. O título naquele ano não ficou nem com Clark e nem com Hill, e sim com o também britânico John Surtees da Ferrari.
Em 1965 Clark deu a volta por cima, as BRM de Graham Hill e Jackie Stewart vinham muito mais fortes. Contudo o piloto da Lotus superou ambos e conseguiu o título vencendo as 6 primeiras corridas, de 9 no total e vendo novamente Graham Hill como vice-campeão.
Em 1966 o título não ficara nem com Clark e nem com os pilotos da BRM, e sim com Jack Brabham, que formando sua própria equipe completa conseguiu superar ambos e a má fase de acidentes e quebras e conseguiu o título. Clark venceu 1 corrida e abandonou 5 das 8 da temporada, sem chances de disputar o título naquele ano.
Na temporada seguinte ele não teve chances contra os pilotos da Brabham, ainda assim foi a pedra no sapato de ambos, fez 6 poles, venceu 4 corridas e terminou o ano em 3º, prometendo o tri-campeonato no ano seguinte.
O que sobrou do carro de Jim Clark em seu trágico acidente |
A tragédia: A temporada de 1968 veio e Jim Clark agora com os potentes e inovadores motores Ford era disparado o favorito ao título. Fez a pole-position e venceu sem dificuldade alguma a primeira corrida da temporada, não dando chances à qualquer adversário. Ele já quebrara vários recordes na categoria com 25 vitórias, 33 poles, 28 voltas mais rápidas, 255 pontos e já ameaça o recorde de pódios de Fangio, tendo 32 no total contra 35 do argentino. Contudo o destino foi cruel com o piloto. Com 32 anos Jim Clark faleceu ao participar de uma corrida de Formula 2, disputada na Alemanha, seu carro perdeu o traçado e bateu em várias árvores sendo reduzido à pedaços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário