quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O futuro da Fórmula 1

   A década de 2010 é uma década decisiva para a Fórmula 1. Lembrando que nas últimas três décadas a categoria viu um forte crescimento no mercado. Cada vez com patrocinadores mais fortes a categoria chegou no final dos anos 2000 sendo o esporte mais caro do mundo. Os altos custos dos carros, dos circuitos e dos pilotos acabou fazendo da categoria um esporte à parte. Porém muitos reclamavam da falta de emoção, comparando com os anos 80 e 90, os anos 2000 deixaram a desejar. 
   Com visão nisso a categoria passou por drásticas mudanças. Por começar na temporada de 2009, os carros ficaram mais simples, tendo uma aerodinâmica básica. A 2ª alteração aconteceu na temporada de 2010 com a entrada de equipes pequenas e a diminuição nos custos. Aos poucos as grandes montadoras foram se retirando, já saíram Toyota, Honda, Renault e BMW. Com isso entraram equipes pequenas que facilitaram que as equipes médias crescessem, como Sauber, Williams e Force India. Também teve o retorno de escuderias campeãs como Mercedes e Lotus. 
A Fórmula 1 facilitou o retorno de equipes campeãs como Lotus e Mercedes
   Em 2012 ficou claro o que os "chefões" da categoria querem da Fórmula 1. Competição. Estão fazendo de tudo para deixar as equipes na maior igualdade possível. A RBR por exemplo dominou a temporada de 2011 e para quebrar o seu domínio, deram desculpas para mexerem na aerodinâmica e proibiram os pontos fortes da equipe austríaca. Com isso as demais equipes subiram. Lotus, Mercedes e McLaren mostraram ideias ousadas para a nova temporada e tiveram suas "asas" cortadas pelas demais equipes. Reclamações de uma equipe sobre a outra sempre existiram, mas isso nunca impediu que uma equipe inovasse e mantivesse essas inovações. Todas as equipes que dominaram a Fórmula 1, conseguiram isso porque se tornaram ousadas, e foi essa ousadia que fez a Fórmula 1 se destacar das demais categorias, onde os carros são quase todos iguais.
Os carros ficaram mais simples para a década de 2010
   A Fórmula 1 já evoluiu tudo o que poderia evoluir, e nisso acabou tendo o seu pior público desde os anos 80, nas temporadas de 2007 e 2008. Com o retorno dos pneus slicks, aerodinâmicas mais simples, equipes pequenas, pilotos veteranos correndo, usos melhores para ultrapassagens (asa móvel e Kers) e circuitos novos fizeram a Fórm
ula 1 recuperar o público que queria e tem agora pela frente duas opções. 
   A primeira seria não ter uma equipe dominante. A FIA está fazendo de tudo para quebrar o domínio da Red Bull e de Sebastian Vettel, até o momento está tendo sucesso com a aproximação de outras equipes e a liderança de um piloto no mundial que não tem o melhor carro. Também para isso a categoria fez de tudo para facilitar o retorno de Mercedes e Lotus e ajuda as equipes médias, entre elas a Williams, a crescerem. Caso a Fórmula 1 siga esse caminho, a década de 2010 será uma das mais emocionantes já vista. Os atuais pilotos estão fazendo contratos cada vez mais longos, com isso poderemos ter ainda em 2015 Fernando Alonso, Sebastian Vettel e Lewis Hamilton na pista e sem expectativas para deixarem a categoria. Schumacher, Webber, Button e Raikkonen podem parar nos próximos anos, mas caso isso ocorra haverão já outros pilotos como os campeões da GP2 prontos para substituí-los. 
Caso os preços subam equipes como Marussia e HRT não teriam chances de seguir na Fórmula 1
   A outra opção seria a Fórmula 1 voltar a evoluir os seus carros a ponto de deixarem eles parecendo naves. Isso é pouco provável, visto que para uma forte evolução aerodinâmica é necessário acima de tudo muito investido e isso é a última coisa que as equipes querem. Com a crise europeia as equipes estão tendo cada vez menos dinheiro e se houver evolução aerodinâmica muitas equipes como HRT e Marussia teriam que fechar suas portas. Outras, como Toro Rosso, Sauber e Force India, não teriam chances contra as demais e se tornariam equipes pequenas. A Fórmula 1 seria dominada pela RBR disparada na frente, já que tem o melhor projetista do mundo e a Ferrari seria a única adversária a altura, apenas para manter o seu público. McLaren, Mercedes, Lotus e Williams decairiam para o nível de equipes médias sem chances de vitória e a categoria seria uma repetição dos anos 2000. Como grande fã espero que ocorra a primeira opção, do contrário a categoria não chegará ao ano de 2020.

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