terça-feira, 10 de julho de 2012

Webber supera Alonso no fim e vence em Silverstone

Grandes amigos Webber e Alonso comemoram o pódio
   A chuva tão esperada para a corrida deste último fim de semana em Silverstone acabou não caindo. Mesmo com pista seca o carro da Ferrari confirmou o bom ritmo e Fernando Alonso fez a primeira parte da corrida disparado na liderança. Os pneus também foram cruciais, mostrando que a escolha pelo composto mais duro no final da prova e dos pneus macios no início da corrida foi a melhor. Em contrapartida o piloto espanhol decidiu largar com pneus duros e disparou na liderança nas primeiras voltas. 
Felipe Massa e Ferrari parecem finalmente voltarem a se entender
   Felipe Massa disputou posições com os pilotos de Lotus e Red Bull confirmando a evolução da Ferrari. Mas com pista seca era questão de tempo para que os pilotos da Red Bull crescessem na corrida e superassem os pilotos da Ferrari. Já depois do primeiro pit stop Mark Webber e Sebastian Vettel começaram a se aproximar aos poucos de Alonso. Quando o piloto espanhol fez a sua última parada e voltou com pneus macios e acabou sendo facilmente superado por Mark Webber. O piloto australiano venceu a corrida sem grandes dificuldades, Alonso terminou em 2° e se a corrida tivesse mais algumas poucas voltas ele seria superado também por Sebastian Vettel que completou o pódio. 
   Os pilotos brasileiros finalmente fizeram uma boa corrida. Felipe Massa evoluiu junto com a Ferrari, esteve sempre entre os primeiros e terminou na 4ª colocação a menos de 10 segundos de Webber. Bruno Senna largou no bloco intermediário e terminou em 9° dando um show nas últimas voltas ao disputar posições com Jenson Button da McLaren e Nico Hülkenberg da Force India, acabou levando a melhor entre os 3.
Red Bull confirma recuperação no campeonato em 2012
   Com 9 corridas ao todo, Fernando Alonso ainda é o líder do campeonato e pelo visto os seus únicos adversários na temporada serão a dupla da Red Bull. Assim como na primeira metade de 2010 Sebastian Vettel vem sendo superado por Mark Webber, mas ambos devem dar muito trabalho para o piloto da Ferrari. 
   A McLaren já se mostra estar fora da disputa pelo título, Lewis Hamilton e Jenson Button não tiveram um único problema tanto na classificação como na corrida e ainda assim terminaram longe das 6 primeiras posições. Hamilton escolheu uma estratégia semelhante a de Alonso e foi apenas o 8°. Button largou no fim do bloco intermediário e só pontuou porque Nico Hülkenberg teve problemas nas últimas voltas. 
    Mercedes, Williams e Sauber seguem tendo altos e baixos e com isso a Lotus é a equipe  mais próxima de Red Bull e Ferrari e para muitos é questão de tempo para que consiga sua primeira vitória em 2012.

Classificação final da corrida
1- Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) - 52 voltas em 1h25m11s288
2- Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 3s060
3 - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) - a 4s836
4 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 9s519
5 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - a 10s314
6 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - a 17s101
7 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 29s153
8 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 36s400
9 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - a 43s300
10 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 44s400
11 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 45s300
12 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - a 47s800
13 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - a 51s200
14 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - a 53s300
15 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 57s300
16 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – a uma volta
17 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - a uma volta
18 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - a uma volta
19 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - a uma volta
20 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - a duas voltas
21 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth)- a duas voltas

Não completaram:
22 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) – na volta 14
23 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – na volta 3
24 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) – não largou


Nenhum comentário: