A expectativa para que o atual líder do campeonato, Sebastian Vettel, se tornasse campeão já no Grande Prêmio de Cingapura era grande. O piloto alemão já é disparado líder do mundial e todos os seus adversários admitem que ele levará o título desse ano. Vettel fez a pole-position, liderou de ponta a ponta e venceu fácil a 14ª corrida da temporada. Porém ainda não foi campeão, Lewis Hamilton, Fernando Alonso e Mark Webber já estão automaticamente sem chances de título nesse ano. Mas por um ponto, o inglês Jenson Button da McLaren evitou o título tão antecipado do líder do mundial. Agora Vettel precisa de um simples 10º lugar em Suzuka para se tornar campeão. Caso Jenson Button não vença a próxima corrida, Vettel não precisa nem terminar a prova.
![]() |
Felipe Massa é tocado por Hamilton e tem pneu furado |
Os treinos livres de sexta-feira revelaram que a Red Bull preparava a festa antecipadamente. Enquanto a McLaren já mostrava um certo conformismo pela disputa do vice e Fernando Alonso na Ferrari aplaudia a equipe rival dizendo que "eles estão aonde merecem". Em Marina Bay nenhum piloto ou equipe tentou resistir a supremacia de Vettel que sem dificuldades fez a pole-position. Webber largou em 2º, mostrando a supremacia da equipe austríaca, seguidos pelos 2 carros da McLaren. Na largada Webber largou mal, enquanto que Vettel disparava na frente seguido por Button e Alonso. Enquanto o alemão fazia volta mais rápida atrás de volta mais rápida, Webber ia se recuperando, passou Fernando Alonso e em seguida colou em Jenson Button.
![]() |
Schumacher abandona a corrida depois de forte batida na volta 29 |
Depois da primeira troca de pneus Lewis Hamilton e Felipe Massa se tocaram tirando os dois pilotos da briga pelo pódio. O toque bobo gerou várias críticas a Lewis Hamilton e serviu para aumentar sua má fama de piloto inconsequente. Sem os dois, a disputa pela vitória ficou reduzida para 4 carros. Vettel já vinha disparado na liderança quando Michael Schumacher "atropelou" o mexicano Sérgio Pérez, na disputa pelo 8º lugar, causando uma forte batida e a entrada do Safety Car. Os carros se aproximaram novamente, mas apenas 13 estavam na mesma volta.
Na relargada muitas disputas por posições, Vettel voltou a disparar na frente de Button, enquanto Webber e Alonso disputavam o 3º lugar. Entre o 5º e o 13º muitas disputas e trocas de posições com a ajuda de retardatários. As disputas ajudaram Felipe Massa e Lewis Hamilton a se recuperarem, mesmo já sem chances de pódio.
![]() |
Sebastian Vettel a 1 ponto do bi-campeonato |
No fim Vettel venceu fácil, Button cruzou em 2º, Webber venceu o duelo com Alonso e completou o pódio. Alonso terminou em 4º, Hamilton em 5º. Destaque para os carros da Force India com Di Resta em 6º e Sutil em 8º. Entre eles ficou Nico Rosberg, 7º colocado, Felipe Massa ainda conseguiu cruzar em 9º e Sérgio Pérez completou os 10 primeiros. Agora todos indicam o título de Vettel para Suzuka que pode pela 11ª vez na categoria definir o campeão mundial.
Paradas | |||||||
1 | Sebastian VETTEL Red Bull Renault | ALE | 1:59:06.537 | 61 voltas | 3 | ||
2 | Jenson BUTTON McLaren Mercedes | ING | +1.737 | 3 | |||
3 | Mark WEBBER Red Bull Renault | AUS | +29.279 | 3 | |||
4 | Fernando ALONSO Ferrari | ESP | +55.449 | 3 | |||
5 | Lewis HAMILTON McLaren Mercedes | ING | +1:07.766 | 5 | |||
6 | Paul DI RESTA Force India Mercedes | ESC | +1:51.067 | 2 | |||
7 | Nico ROSBERG Mercedes | ALE | +1 volta | 3 | |||
8 | Adrian SUTIL Force India Mercedes | ALE | +1 volta | 2 | |||
9 | Felipe MASSA Ferrari | BRA | +1 volta | 4 | |||
10 | Sérgio PÉREZ Sauber Ferrari | MEX | +1 volta | 2 | |||
11 | Pastor MALDONADO Williams Cosworth | VEN | +1 volta | 3 | |||
12 | Sébastian BUEMI Toro Rosso Ferrari | SUI | +1 volta | 3 | |||
13 | Rubens BARRICHELLO Williams Cosworth | BRA | +1 volta | 2 | |||
14 | Kamui KOBAYASHI Sauber Ferrari | JAP | +2 voltas | 4 | |||
15 | Bruno SENNA Renault | BRA | +2 voltas | 4 | |||
16 | Heikki KOVALAINEN Lotus Renault | FIN | +2 voltas | 3 | |||
17 | Vitaly PETROV Renault | RUS | +2 voltas | 3 | |||
18 | Jérôme D'AMBROSIO Marussia Virgin Cosworth | BEL | +2 voltas | 2 | |||
19 | Daniel RICCIARDO Hispania Cosworth | AUS | +4 voltas | 3 | |||
20 | Vitantonio LIUZZI Hispania Cosworth | ITA | +4 voltas | 4 | |||
21 | Jaime ALGUERSUARI Toro Rosso Ferrari | ESP | +5 voltas | 3 | |||
Jarno TRULLI Lotus Renault | ITA | 48 | ||
Michael SCHUMACHER Mercedes | ALE | 29 | ||
Timo GLOCK Marussia Virgin Cosworth | ALE | 10 | ||
Nenhum comentário:
Postar um comentário