Depois de cerca de 25 voltas completadas, a chuva começou a apertar em Sepang. A troca de posições, que já era constante, aumentava a cada passagem. Os pilotos entravam e saíam dos boxes a toda hora. Só para ter uma noção, Button fez quatro paradas. E, ainda assim, conseguiu recuperar a ponta perdida na largada.
Houve um momento em que Barrichello parecia ser o mais rápido na pista, após ultrapassar Trulli e Rosberg e chegar à segunda colocação. Depois, eram Timo Glock e Webber que apareceram voando, deixando qualquer um para trás. Tudo estava relacionado aos pneus. Por exemplo, o alemão da Toyota se deu bem andando com os intermediários.
Mas assim que a chuva aumentava, a visibilidade diminuía. Sebastian Vettel, que em nenhum momento conseguiu se afastar do pelotão intermediário, rodou e abandonou. Sébastien Bourdais dizia no rádio que não dava para guiar com aquelas condições. Uma imagem da câmera on-board de Barrichello mostrava muito bem que não era possível observar nada um palmo à frente.
Às 18h03, horário de Sepang, a prova foi interrompida com bandeira vermelha. Muito diz-que-me-diz nos bastidores. Webber, diretor do GPDA (Associação de Pilotos de Grandes Prêmios), saiu em disparada colhendo as opiniões dos pilotos. No fim, trouxe o veredicto da maioria: não tinha como reiniciar o GP.
A FIA ainda tentou forçar uma situação de relargada, mas a vontade dos pilotos falou mais alto depois de 48 minutos de apreensão: fim de prova. Apesar das 32 voltas completadas, valeu o resultado da 31ª, a última antes da parada.
Com isso, Button venceu, seguido de, por incrível que pareça, Nick Heidfeld, que fez uma prova muito discreta, chegando a ser ultrapassado sem qualquer resistência por Webber. Mas estava no lugar certo, na hora certa, e se aproveitou dos pit-stops dos rivais e do fato de que só fez uma parada. Glock completou o pódio. Na zona de pontuação, Trulli, Barrichello, Mark, Lewis Hamilton e Rosberg. Nem Massa, nem Raikkonen. A Ferrari completou duas corridas seguidas sem pontos em 2009.
Como a prova não teve 75% de sua distância prevista cumprida, todos receberam metade dos pontos, o que não acontecia desde 1991, fazendo com que Jenson Button continuasse na liderança, mas com 15 pontos ao invés dos costumeiros 20 de duas vitórias. Barrichello é vice-líder, com dez.
Final:
1 | Jenson Button | | ING | Brawn Mercedes | 55:30.622 | 31 | voltas |
2 | Nick Heidfeld | | ALE | BMW Sauber | +22.722 | | |
3 | Timo Glock | | ALE | Toyota | +23.513 | | |
4 | Jarno Trulli | | ITA | Toyota | +46.173 | | |
5 | Rubens Barrichello | | BRA | Brawn Mercedes | +47.360 | | |
6 | Mark Webber | | AUS | Red Bull Renault | +52.333 | | |
7 | Lewis Hamilton | | ING | McLaren Mercedes | +1:00.733 | | |
8 | Nico Rosberg | | ALE | Williams Toyota | +1:11.576 | | |
9 | Felipe Massa | | BRA | Ferrari | +1:16.932 | | |
10 | Sébastien Bourdais | | FRA | Toro Rosso Ferrari | +1:42.164 | | |
11 | Fernando Alonso | | ESP | Renault | +1:49.422 | | |
12 | Kazuki Nakajima | | JAP | Williams Toyota | +1:56.130 | | |
13 | Nelson Piquet | | BRA | Renault | +1:56.713 | | |
14 | Kimi Raikkonen | | FIN | Ferrari | +2:22.841 | | |
15 | Sebastian Vettel | | ALE | Red Bull Renault | +1 volta | | |
16 | Sébastien Buemi | | SUI | Red Bull Renault | +1 volta | | |
17 | Adrian Sutil | | SUI | Force India Mercedes | +1 volta | | |
18 | Giancarlo Fisichella | | ITA | Force India Mercedes | +2 voltas | | |
| | | | | | | |
| Abandonos | | | | Volta/motivo | | |
| | | | | | | |
| Robert Kubica | | POL | BMW Sauber | 1/mecânico | | |
| Heikki Kovalainen | | FIN | McLaren Mercedes | 1/abandono | | |
| | | | | | | |
| Tempo | | | | | | |
| Chuva | | | ar: 24-30ºC | pista: 21-38ºC | | | |
| | | | | | | |
| Melhor volta | | | | | | |
| Jenson Button | | ING | Brawn Mercedes | 1:36.641 | 18 | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário