segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Webber vence última corrida do ano e Button se consagra vice-campeão

Webber vence e Red Bull consegue dobradinha em Interlagos
   A última corrida da temporada de Fórmula 1 foi um reflexo de como foi o ano. Após fazer a primeira a fila, os carros da Red Bull dispararam na frente. Sebastian Vettel em primeiro começou a reclamar de problemas de câmbio, e depois de estar a mais de 10 segundos na frente do 3º colocado, tirou o pé e deixou o companheiro Mark Webber ultrapassar. Depois deixou o companheiro abrir cerca de 5 segundos e voltou a acelerar como se o problema tivesse sido resolvido. De repente a equipe o lembra da desculpa que inventaram e pede para o piloto não se aproximar de Webber. Sem dificuldades o australiano conquistou sua única vitória na temporada. Vettel completou a dobradinha.

Com o 3º lugar em Interlagos, Jenson Button ficou com o vice-campeonato de 2011

   Mais atrás vieram as disputas entre os carros de Ferrari e McLaren, com pneus macios as duas equipes andavam no mesmo ritmo. Mas com pneus médios a McLaren demonstrou uma larga vantagem. Primeiro Lewis Hamilton pressionou Felipe Massa, na briga pela 5ª posição. Quando estava quase ultrapassando o piloto inglês teve problemas no câmbio e abandonou a prova. Felipe Massa garantiu o 5º lugar, enquanto Fernando Alonso estava quase garantido em 3º, Jenson Button começou a acelerar o máximo e em poucas voltas encostou no piloto da Ferrari, a ultrapassagem não foi muito fácil. Mas Alonso não conseguiu evitar e na volta 62 o inglês fez a ultrapassagem e completou o pódio, ficando também com o vice-campeonato. Alonso terminou em 4º. Mesma posição que terminou no campeonato.
   Os carros da Force-India mostraram força, Adrian Sutil terminou em 6º e Paul di Resta em 8º. Nico Rosberg foi o 7º, Kamui Kobayashi o 9º e Vitaly Petrov o 10º. 
Choque entre Bruno Senna e Michael Schumacher comprometeu a corrida dos dois
   Os outros brasileiros não foram bem, ainda sem vaga garantida para o próximo ano Rubens Barrichello e Bruno Senna decepcionaram. O sobrinho de Ayrton mostrou que fora o nome e o capacete os dois não tem coisa alguma em comum. Bruno largou em 9º, mas se chocou com Schumacher numa disputa por posição no na reta dos boxes e na primeira curva. Schumacher teve pneu furado, Bruno Senna perdeu parte da asa dianteira e ainda foi penalizado com um drive-through, caiu para as últimas posições e sem conseguir se recuperar terminou a corrida apenas em 17º, assim como Vettel, inventou um problema de câmbio para justificar a péssima corrida, terminando 7 posições atrás de seu companheiro de equipe. Tem poucas chances de seguir na escuderia no próximo ano. 
   A vaga de Kubica tem como principais candidatos Romain Grósjean e Rubens Barrichello, este por sinal também não foi bem na prova de Interlagos. Na largada caiu de 12º para 20º. Recuperou algumas posições na pista e outras com alguns abandonos, mas tinha um carro acertado para a chuva, que não caiu, e terminou apenas em 14º. Disputa a vaga de primeiro piloto da Williams com Adrian Sutil para a próxima temporada, caso perca o lugar o que é pouco provável, apesar dos boatos da imprensa, poderá ir para a Renault como primeiro piloto.  
1
Mark WEBBER
Red Bull Renault
AUS
1:32.17.434
71 voltas
3


2
Sebastian VETTEL
Red Bull Renault
ALE
+16.983

3


3
Jenson BUTTON
McLaren Mercedes
ING
+27.638

3


4
Fernando ALONSO
Ferrari
ESP
+35.048

3


5
Felipe MASSA
Ferrari
BRA
+1:06.733

2


6
Adrian SUTIL
Force India Mercedes
ALE
+1 volta

3


7
Nico ROSBERG
Mercedes
ALE
+1 volta

2


8
Paul DI RESTA
Force India Mercedes
ESC
+1 volta

2


9
Kamui KOBAYASHI
Sauber Ferrari
JAP
+1 volta

2


10
Vitaly PETROV
Renault
RUS
+1 volta

3


11
Jaime ALGUERSUARI
Toro Rosso Ferrari
ESP
+1 volta

2


12
Sébastian BUEMI
Toro Rosso Ferrari
SUI
+1 volta

2


13
Sérgio PÉREZ
Sauber Ferrari
MEX
+1 volta

2


14
Rubens BARRICHELLO
Williams Cosworth
BRA
+1 volta

3


15
Michael SCHUMACHER
Mercedes
ALE
+1 volta

3


16
Heikki KOVALAINEN
Lotus Renault
FIN
+2 voltas

3


17
Bruno SENNA
Renault
ALE
+2 voltas

4


18
Jarno TRULLI
Lotus Renault 
ITA
+2 voltas

2


19
Jérôme D'AMBROSIO
Marussia Virgin Cosworth
BEL
+3 voltas

2


20
Daniel RICCIARDO
Hispania Cosworth
AUS
+3 voltas

2




Não completaram, nº de voltas:

Vitantonio LIUZZI
Hispania Cosworth
ITA
62

2




Lewis HAMILTON
McLaren Mercedes
ING
37

3




Pastor MALDONADO
Williams Cosworth
VEN
27

1




Timo GLOCK
Marussia Virgin Cosworth
ALE
22

1

Nenhum comentário: