sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Rubens Barrichello contra Felipe Massa, qual será o melhor brasileiro na categoria

    Com oito títulos mundiais entre 1972 e 1991 na Fórmula 1, o Brasil é um país invejado por muitos na maior categoria do esporte mundial. Porém com a aposentadoria de Nelson Piquet em 1991 e a morte de Ayrton Senna em 1994, o país ficou sem um representante campeão. Desde então muitos brasileiros passaram pela categoria, mas apenas dois com êxito e talento de campeões, são eles Felipe Massa e Rubens Barrichello. A temporada 2010 começou com Massa, por ser mais jovem e ter um carro melhor como o grande "queridinho" dos torcedores brasileiros. Mas as duas últimas corridas podem ter mudado a opinião de muitos. Comparando a carreira dos dois pilotos temos: 
   Rubens Barrichello: Rubinho, como era chamado no início da carreira, ingressou na categoria na fraca equipe Jordan, e mesmo sendo bom piloto comparado ao companheiro de equipe, era esquecido pela torcida, pelo simples fato de ainda estar correndo o grande ídolo dos torcedores brasileiros, Ayrton Senna. Porém logo após a morte de Senna os olhos passaram à ser voltados para os outros pilotos, muitos tentaram ter sucesso, mas apenas Barrichello entre os brasileiros se destacou. Com uma equipe média, antes com Jordan e depois com a Stewart, Rubinho conseguia fazer corridas no nível dos grandes campeões da época e que possuíam carros bem mais rápidos. Passou à ser a aposta de novo campeão brasileiro da categoria, só faltava ter um grande carro. A grande oportunidade finalmente apareceu em 2000 ao ser chamado para correr na Ferrari, equipe campeã de construtores do ano anterior. O piloto brasileiro porém ainda não era maduro o bastante, fazia boas corridas surpreendendo os campeões Hakkinen e Schumacher (favoritos ao título), mas na maioria das corridas se via atrás dos dois, e não conseguiria ser campeão enquanto não amadurecesse e andasse constantemente entre os primeiros.
    Em 2002 na sua terceira temporada pela equipe italiana ele pareceu finalmente amadurecer, a Ferrari já tinha de longe o melhor carro e Barrichello passaria à ser um dos candidatos ao título. Mas nas cinco primeiras corridas daquele ano acabou abandonando quatro, e quando finalmente parecia vencer, deixou seu companheiro de equipe passar na linha de chegada. Ficou claro então que Barrichello era o segundo piloto da equipe e não teria oportunidades de conquistar o título enquanto fosse companheiro de Schumacher. Ficou na escuderia por mais três temporada, e mesmo não sendo campeão em seis anos, conseguiu nove vitórias e o título de melhor piloto brasileiro da Fórmula 1 naquele momento. Em 2006 Barrichello passou à ter igualdades de duelar com o companheiro de equipe, mas para isso teve que mudar de escuderia. Chegou na Honda, equipe novata e que no começo parecia andar bem, mas estava longe de ser o melhor carro. 
    Rubinho fez três temporadas apagado na equipe Honda. E quando parecia que iria encerrar a carreira apostou em ficar mais um ano. Foi ai que surgiram as grandes mudanças na escuderia agora com o nome de Brawn GP, e Rubens Barrichello finalmente tinha um bom carro, mas novamente um carro melhor ajustado para seu companheiro de equipe, o piloto conquistou seis pódios, duas vitórias e lutou pelo título até a penúltima corrida conseguindo recuperar a fé da torcida brasileira. Agora Barrichello corre na Williams equipe que à tempos não vence, mas que aos poucos melhora, e tendo bons resultados nas últimas corridas e com a ultrapassagem dita como a mais bonita da categoria este ano, Rubens Barrichello prova que segue sendo o bom piloto de antes, e que se sua equipe continuar crescendo poderá não só voltar à vencer como também se tornar campeão da categoria como ele mesmo diz ainda sonhar. De acordo com ele o auge da carreira ainda está por vir. 
   Felipe Massa: Felipe Massa ingressou na Fórmula 1 em 2002, correndo pela Sauber, sendo um piloto ainda não maduro ele começou em uma era em que poucos novatos surpreendiam. Correu na Sauber em 2002, foi piloto de testes da Ferrari em 2003, voltou à correr pela Sauber em 2004 e fazendo uma boa temporada em 2005 ao superar o companheiro de equipe o ex-campeão Jacques Villeneuve passou à ser chamado de bom piloto. Eis que surgiu a grande oportunidade para o piloto na categoria, uma vaga de piloto na Ferrari. 
Massa estreou na escuderia vermelha em 2006, como companheiro de Schumacher venceu duas corridas e ganhou a fama de novo "Senna" pela velocidade com que crescia na Fórmula 1. Em 2007 já era um dos favoritos ao título e em 2008 deixou de ser campeão por um único ponto. Seu estilo de pilotagem arrojado e veloz fez com quem muitos lembrassem realmente de Senna e que seria uma questão de tempo para ser campeão. 
   Mas o gravíssimo acidente que colocou sua vida em risco, na Hungria em 2009, despertaram   a dúvida no torcedor, se ele iria retornar à categoria e como retornaria. Massa se recuperou bem, pelo menos fisicamente do acidente sofrido ano passado. Massa voltou à correr em 2010 e com um carro rápido o suficiente para vencer, mas os maus resultados comparados ao de seu companheiro de equipe, e pelo fato de abrir para Alonso passar quando liderava a corrida na Alemanha aumentaram as dúvidas no torcedor. Se Massa voltará à boa fase, e se ele poderá correr em igualdade com Alonso, ou se apenas correrá por contrato vencendo uma corrida ou outra, e jamais sendo campeão. 
    Resultado: Tanto Barrichello quanto Massa tiveram altos e baixos em suas carreiras. Ambos estão longe de ter o carro desejado, e esperam pacientemente uma nova oportunidade para mostrarem seus talentos, vencerem corridas e brigarem pelo tão sonhado título de pilotos, são os novos "Piquet e Senna" sem títulos, talvez demore para que um deles consiga esse grande êxito, talvez nunca consigam, mas uma coisa é certa. Os torcedores brasileiros deverão sempre os apoiar. 

3 comentários:

pulguitaatodogas disse...

Es difícil comparar a dos pilotos con trayectorias personales diferentes: los dos son grandes y a mi me costaría decidirme por alguno de ellos porque, además, los dos me caen muy bien como personas.

Marcelonso disse...

Uma coisa é certa,Felipe despencou na credibilidade junto a torcida.
Na realidade estamos orfãos de bons pilotos no Brasil.


abraço

Net Esportes disse...

Acho que o Rubinho sofreu demais na época da Ferrari com o Schumacher, o problema do Massa é estar seguindo o mesmo caminho ....

Net Esportes completa três anos e você pode nos dar um grande presente Clique Aqui Muito Obrigado !!!