terça-feira, 13 de julho de 2010

Campeonato após 10 corridas: McLaren lidera mundial com erro de adversários

Colocação no Mundial de Construtores: 1ª- 278 pontos
Pontos:
Barhein-21
Austrália-33
Malásia-12
China-43
Espanha-10
Mônaco-10
Turquia-43
Canadá-43
Europa-33
Inglaterra-30
Ocorrido até aqui: A McLaren começou a temporada 2010 como uma das favoritas, tendo o inovador duto-frontal como ponto forte. Logo na segunda corrida a equipe consagrou vitória com Jenson Button e uma estratégia de deixar todos de boca aberta na Austrália, a equipe não foi bem no Grande Prêmio da Malásia, mas com uma ajuda da chuva e novamente de uma boa estratégia, voltou à vencer no Grande Prêmio da China, quarta etapa do mundial, e agora com dobradinha. Passou a Ferrari e começou à liderar o mundial de construtores e pilotos com Jenson Button. Porém a partir daí a equipe teve uma sequência diferente nas quatro corridas seguintes. Na Espanha e em Mônaco viu as concorrentes Red Bull e Ferrari andando na frente. Já no Grande Prêmio da Turquia obteve dobradinha graças à um incidente envolvendo os dois carros da Red Bull e no Grande Prêmio do Canadá recuperou a liderança isolada do mundial com uma nova dobradinha, agora com méritos próprios. Desde então a equipe mantém-se entre as primeiras, sem ter o melhor se aproveita de deslizes das concorrentes para se manter na liderança do mundial.
O esperado até o fim do ano: Tanto Button quanto Hamilton afirmaram que a McLaren não tem o melhor carro do momento, mas tem um carro suficientemente rápido para se manterem no pódio até o fim do ano. Entra então a fundamental estratégia, se a escuderia favorecer um de seus pilotos, que não é normal na McLaren, poderá obter o título de pilotos sem grandes problemas. Mas se caso manter a tradicional disputa entre seus próprios pilotos, que já chegou de vencer campeonatos por causa disso  (como 2000, 2005 e 2007), terá que torcer para que o mesmo ocorra com sua principal adversária e grande ameaça do momento, equipe Red Bull, ou então melhorar o rendimento do carro não só nas corridas, mas também nos treinos. Caso a equipe tenha o melhor carro em todos os sentidos terá um título mais do que merecido.

Nenhum comentário: