sábado, 27 de fevereiro de 2010

Rubens Barrichello espera manter boa fase e continuar vencendo

Número do carro: 9
Nome: Rubens Barrichello
Nacimento: 23/05/1972
Nascionalidade: Brasileiro
Estréia na Fórmula 1: 1993
Grandes Prêmios disputados: 288
Pontos ganhos: 607
Pódios: 68
PolePositions: 14
Voltas mais rápidas: 17
Vitórias: 11
Títulos: 0
Equipes pelas quais competiu: Jordan, Stewart, Ferrari, Honda, Brawn GP
Equipe pela qual competirá esta temporada: Williams
Histórico: Rubens Barrichello é o piloto que mais disputou Grandes Prêmios na história da Fórmula 1. Teve altos e baixos em sua carreira, começou correndo em equipes pequenas, após quatro temporadas na Jordan e três na Stewart, ele chegou à poderosa Ferrari no ano de 2000. Depois de uma vitória em duas temporadas como "aprendiz" ele finalmente começou à vencer em 2002. Foram 4 vitórias naquele ano, mais 2 em 2003 e 2004. Chegou à nove vitórias e resolveu finalmente desafiar seu companheiro de equipe Michael Schumacher em 2005. 
   Com a queda de rendimento da equipe, ele teve uma única oportunidade de vencer e culpou a equipe por favorecido e dado a vitória à seu companheiro. Já dito como bom piloto foi chamado para pilotar na Honda, equipe que estreiou em 2006, chegou com ambição, porém sem experiência para competir com equipes mais velhas. Foram três anos de fracasso para Barrichello, em um deles terminou a temporada sem um único ponto. No fim de 2008 a equipe prometia fazer uma reforma e Barrichello correu risco de se aposentar.
   Eis que surge Ross Brawn o antigo chefe de equipe de Rubens Barrichello, ele ajuda Rubinho à conquistar a vaga em sua equipe que havia assumido o lugar da Honda. A troca de números no carro dando o primeiro número à Jenson Button companheiro de Rubinho, mesmo com o piloto brasileiro tendo feito uma temporada anterior melhor que a do inglês era sinal de que haveria favorecimento dentro da equipe. Dito e feito. Nas primeiras provas a equipe Brawn domina e Jenson Button vence seis das primeiras sete provas. Quando Barrichello finalmente passa a andar na frente de seu companheiro a Brawn já não tem o melhor carro. Mesmo assim Barrichello vence 2 corridas e ameça seu companheiro na briga pelo título. 
   Parecia que a experiência de Rubinho finalmente o ajudaria à ser campeão, na penúltima prova ele precisava marcar cinco pontos à mais que seu companheiro para levar a disputa pra última prova. Barrichello voou baixo, fez a pole-position, enquanto Button largava apenas em 14º, mas a sorte estava ao lado do inglês. Com vários abandonos no início da prova o líder do mundial chegou a ficar apenas duas posições atrás de Rubinho e para piorar o brasileiro teve pneu estourado caindo para a oitava posição e dando o adeus ao título.
   No fim da temporada a Brawn já não tinha mais o melhor carro e o convite da equipe Williams para ter Barrichello como primeiro piloto chegou em boa hora. A equipe não vence à cinco temporadas e suplica por experiência e boa vontade, coisa que Barrichello tem de sobra, agora com uma equipe girando toda em torno do piloto, só falta vir o sucesso.
O esperado para 2010: Rubens Barrichello se adaptou rápido à sua nova equipe, liderou um dia de testes e já mostra confiança para andar na frente. Sabe que no momento a falta de dinheiro e pouca confiabilidade são problemas para a equipe evoluir durante a temporada. Mas se começar o ano como esperado, andando entre os primeiros e se a equipe investir no piloto durante a temporada, então este poderá ser o melhor ano de Barrichello na Fórmula 1, pois tanto equipe como piloto estão determinados à vencer.

Nenhum comentário: