Monza é mesmo um circuito especial para Rubens Barrichello. O brasileiro fez neste domingo uma corrida impecável no tradicional circuito italiano e conquistou pela terceira vez a vitória no Grande Prêmio, contando com um ótimo desempenho e uma perfeita estratégia da Brawn GP. Barrichello dominou a dobradinha da sua equipe com Jenson Button, enquanto Kimi Raikkonen conseguiu um inesperado lugar ao pódio após um acidente de Lewis Hamilton na última volta. A largada viu Raikkonen assumir o segundo lugar, à frente de Adrian Sutil. O alemão foi espremido na primeira variante, mas conseguiu segurar sua posição, enquanto Hamilton partiu sozinho na frente. Barrichello, por sua vez, ganhou uma posição e pulou para quarto, no lugar de Heikki Kovalainen. Pouco depois, Jenson Button também ultrapassou o finlandês. Antes do fim da primeira volta, Mark Webber viu suas chances de brigar pelo título diminuírem ainda mais: o australiano foi tocado por Robert Kubica na variante Della Roggia e encostou na brita, abandonando a prova. O polonês, por sua vez, ficou com uma peça quebrada na asa dianteira, e recebeu da direção de prova a ordem de ir para os boxes oito voltas depois.E, no final da primeira passagem, Vitantonio Liuzzi deu sequência ao seu ótimo final de semana com uma manobra genial sobre Kovalainen: por fora, na Parabólica, o italiano ultrapassou o piloto da McLaren e ficou em sexto. Pouco depois, foi a vez de Fernando Alonso passar Kovalainen e deixar o nórdico em oitavo.
A partir daí, as posições se estabeleceram. Hamilton manteve a ponta com uma boa vantagem sobre Raikkonen, enquanto Sutil seguiu pressionando o finlandês da Ferrari. Barrichello, mais pesado do que os rivais, andava sozinho em quarto, longe de Sutil mas sem ser importunado por Button. Mais atrás, Alonso e Liuzzi brigavam pela sexta colocação. Na 15ª volta, o líder entrou nos boxes. Hamilton reclamou no rádio com a equipe que estava sofrendo problemas de equilíbrio, com seu carro saindo de traseira, e trocou os pneus macios por duros, voltando em quinto. Kubica também foi para os boxes, mas para abandonar a prova.Três voltas depois, foi a vez de Sutil, que também trocou pneus macios por duros, voltando à frente de Kovalainen em sétimo. Raikkonen foi o próximo, na 19ª volta, e voltou logo atrás de Liuzzi e à frente de Alonso e Sutil. Alguersuari, que largara dos boxes, voltou para lá e repetiu Kubica, também abandonando.
Com isso, Barrichello e Button ficaram provisoriamente com as duas primeiras colocações durante algumas voltas. O inglês parou na volta 28 e colocou pneus duros com 9s1 de gasolina. Na volta seguinte, foi a vez de Barrichello, que trocou o composto duro por macio, 8s6 de gasolina e o lugar à frente de Button, com uma boa vantagem. Hamilton, assim, retomou a liderança, com Raikkonen, Sutil, Rubens e Button logo atrás. Heidfeld, Fisichella — ambos ainda sem parar nos boxes — e Alonso completavam a zona de pontos.
Com isso, Barrichello e Button ficaram provisoriamente com as duas primeiras colocações durante algumas voltas. O inglês parou na volta 28 e colocou pneus duros com 9s1 de gasolina. Na volta seguinte, foi a vez de Barrichello, que trocou o composto duro por macio, 8s6 de gasolina e o lugar à frente de Button, com uma boa vantagem. Hamilton, assim, retomou a liderança, com Raikkonen, Sutil, Rubens e Button logo atrás. Heidfeld, Fisichella — ambos ainda sem parar nos boxes — e Alonso completavam a zona de pontos.
A situação, porém, se mostrou amplamente favorável a Barrichello e Button. Lewis tinha apenas 15 segundos de vantagem para o brasileiro, tempo insuficiente para se garantir na frente após o seu segundo pit-stop. O atual campeão foi para os boxes na 34ª passagem, uma antes do esperado, e seguiu com pneus duros e 7s7 de combustível, atrás da dupla da Brawn.
Depois, foi a vez de Raikkonen e Sutil seguirem para os boxes. Os dois saíram como entraram, com o finlandês na frente do alemão, e ambos tiveram problemas nas suas paradas — Adrian errou o ponto de freada e quase atropelou um mecânico, perdendo um dos seus espelhos no incidente. Mas os dois pilotos conseguiram sair tranquilamente dos seus pit-stops e voltaram, respectivamente, em quarto e quinto.A partir daí, Barrichello ficou tranquilo na ponta, comprovando a estratégia acertada de Ross Brawn para a prova. Com uma distância confortável para Button, o veterano viu Hamilton se aproximar cada vez mais do líder do campeonato, mas sem conseguir chegar o suficiente para tentar fazer a ultrapassagem. Parecia tudo definido, mas Hamilton perdeu seu lugar no pódio nas últimas curvas. O inglês perdeu o controle na saída da primeira curva de Lesmo e bateu de frente no muro, deixando a pista cheia de pedaços da sua McLaren e provocando uma bandeira amarela, obrigando até mesmo o safety-car a entrar no traçado. Raikkonen agradeceu, conseguindo um inesperado lugar no pódio.
E Barrichello, enfim, recebeu a bandeira quadriculada. O brasileiro coroou seu ótimo trabalho — e também da Brawn GP, com uma estratégia acertada no uso do combustível — liderando a dobradinha da Brawn, no retorno de Button ao pódio após cinco provas longe dos três primeiros lugares. O 1-2 do time de Brackley foi o quarto na temporada, o primeiro liderado por Rubens. O que acirra ainda mais a briga pelo título dentro da mesma equipe. Button ainda é o líder com 80 pontos, mas Barrichello se aproxima a cada corrida e com 66 pontos está a apenas 14 do piloto inglês. Caso Button tenha voltado a andar na frente e Barrichello continue dando a máximo de si, poderemos ter novamente uma disputa extraordinária na disputa do título de campeão.
Final:
1 | Rubens Barrichello | BRA | Brawn Mercedes | 1:16:21.706 | 53 voltas | |
2 | Jenson Button | ING | Brawn Mercedes | +2.866 | ||
3 | Kimi Raikkonen | FIN | Ferrari | +30.664 | ||
4 | Adrian Sutil | ALE | Force India Mercedes | +31.131 | ||
5 | Fernando Alonso | ESP | Renault | +59.182 | ||
6 | Heikki Kovalainen | FIN | McLaren Mercedes | +1:00.693 | ||
7 | Nick Heidfeld | ALE | BMW Sauber | +1:22.412 | ||
8 | Sebastian Vettel | ALE | Red Bull Renault | +1:25.427 | ||
9 | Giancarlo Fisichella | ITA | Ferrari | +1:26.856 | ||
10 | Kazuki Nakajima | JAP | Williams Toyota | +2:00.000 | ||
11 | Timo Glock | ALE | Toyota | +2:43.925 | ||
12 | Lewis Hamilton | ING | McLaren Mercedes | +1 volta/acidente | ||
13 | Sébastien Buemi | SUI | Toro Rosso Ferrari | +1 volta/abandono | ||
14 | Jarno Trulli | ITA | Toyota | +1 volta | ||
15 | Romain Grosjean | FRA | Renault | +1 volta | ||
16 | Nico Rosberg | ALE | Williams Toyota | +2 voltas | ||
Não completaram | Volta/motivo | |||||
Vitantonio Liuzzi | ITA | Force India Mercedes | 23/mecânico | |||
Jaime Alguersuari | ESP | Toro Rosso Ferrari | 20/mecânico | |||
Robert Kubica | POL | BMW Sauber | 16/mecânico | |||
Mark Webber | AUS | Red Bull Renault | 1/acidente |
Nenhum comentário:
Postar um comentário