segunda-feira, 16 de março de 2009

McLaren, a inglesa rica esta ou não escondendo o jogo

Estréia na fórmula1: 1966
Grandes prêmios disputados: 645
Modelo que será usado em 2009: Mp4-24
Motor: Mercedes-Benz FO 108v
Vitórias na Fórmula1: 161
Pole Positions na Fórmula1:139
Voltas mais rápidas na Fórmula1: 136
Títulos de pilotos: 12
Título de construtores: 8
Pilotos atuais: 1.Lewis Hamilton, 2.Heikki Kovalainen.
Histórico na Fórmula1 : A Mclaren é a segunda equipe mais velha da Fórmula1 perdendo apenas para a Ferrari em número de Grandes Prêmios disputados, e é também a segunda com o melhor currículo em toda a história da categoria. Entre 1966 e 1983 foram apenas dois títulos, tudo bem, mas entre 1984 e 1991 foram sete títulos em oito temporadas. Na época, considerada época da Marlboro a escuderia inglesa só não venceu em 1987 , quando o título foi para a Williams Honda de Nelson Piquet, nas outras temporadas teve sempre bons nomes e sempre com os pilotos andando na frente, entre 1992 e 1997 a equipe viveu seu pior momento, foram várias trocas de pilotos e motores e a equipe ficou três anos seguidos sem conquistar uma única vitória, andando sempre atrás de Williams, Benetton e Ferrari, em 97 com a chegada da Mercedes-Benz e uma dupla de pilotos fixa, a Mclaren voltou a vencer, mas ainda não tinha carro para voltar a disputar títulos. Até que em 1998 com a estréia dos pneus Bridgestone e com a decaída da Williams a Mclaren voltou a ganhar campeonatos, em 1998 e 1999 o piloto Mika Hakkinen superou até mesmo a Ferrari de Shumacher e Irvine que vinha cada vez melhor.
Porém entre 2000 e 2004 a equipe seguiu brigando por vitórias, mas na época do "Dream Team" da Ferrari não tinha carro o suficiente para andar todo o campeonato no nível da equipe italiana. Em 2005 superou a adversária vermelha, mas apareceu outra equipe, a fracesa Renault. Em 2007 com a chegada do bi-campeão Fernando Alonso e o garoto protígio chamado por Ron Dennis de "Senna inglês" Lewis Hamilton a escuderia voltou a liderar um campeonato e bateu nas duas traves perdendo a disputa do título dos dois pilotos por um ponto, muitos dizem que foi de propósito já que naquele ano a equipe inglesa foi acusada de espionagem da rival Ferrari, ehouve uma briga indireta entre o piloto Fernando Alonso e o chefe Ron Dennis por um suposto favorecimento nos treinos para Lewis Hamilton. Em 2008 com Hamilton e Kovalainen, dois pilotos recém chegados à Fórmula1, a escuderia inglesa ficou atrás da Ferrari no campeonato de construtores, mas enfim voltou a ganhar um título de pilotos que não conquistava à quase dez anos.

O esperado da equipe para 2009: Para está temporada a Mclaren terá que solucionar rápidamente vários problemas, com a saída de Ron Dennis a escuderia inglesa se perdeu na construção do Mp4-24, esperava-se que novamente o novo modelo brigaria pelo título com a Ferrari como fez nos últimos dois anos, mas muito pelo contrário o modelo mal nascido não evoluiu nem um décimo de segundo nos testes de pré-temporada e corre atrás do tempo, se a escuderia esta ou não escondendo o jogo no momento não há como saber, mas evidentemente começará a temporada atrás das rivais e se quiser vencer terá que evoluir e muito o carro durante a emporada que esta para começar, bem dinheiro para isso ela tem.