quarta-feira, 25 de março de 2009

Mark Webber o australiano que fez sua melhor corrida na estréia

Número no Carro: 14 ;
Nome: Mark Webber;
Nascimento: 27/08/1976;
Nacionalidade: Australiano;
Estréia na Fórmula 1: 2002;
Grandes Prêmios disputados: 123;
Pontos ganhos: 100;
Pódios: 2;
PolePositions: 0;
Voltas mais rápidas: 0;
Vitórias: 0;
Títulos: 0;
Equipes pelas quais competiu: Minardi, Jaguar, Williams e Red Bull;
Equipe pela qual competirá esta temporada: Red Bull.
Histórico do piloto na Fórmula 1: Webber chegou com pinta de futuro campeão. Mesmo estreando em uma Minardi, marcou dois pontos na corrida de estréia chegando na quinta colocação, correndo em casa na Austrália. Logicamente foram os únicos pontos dele e da equipe na temporada, mas o pior é que aquela foi a melhor posição de Mark Webber no Grande Prêmio da Austrália até hoje. Em 2003 Webber estava correndo na Jaguar, equipe pequena, mas bem melhor que a Minardi. Como a pontuação naquela temporada mudou, agora eram os oito primeiros que pontuavam e não mais os seis, ficou fácil de Webber marcar vários pontos durante o ano. Webber andava bem em alguns treinos, mas abandonava à quase todas as corridas. Sua melhor colocação naquele ano foram três sextos lugares. Se a pontuação fosse igual a da temporada anterior ele teria teminado o ano com três pontos, apenas um a mais do que marcou no ano seguinte na Minardi. Mas como mudou ele terminou o ano com 17 pontos ao todo. E o que mais impressionou foi que seu segundo companheiro ( o primeiro foi Pizzonia demitido no meio do ano) Justin Wilson marcou apenas um ponto.
No ano seguinte Webber continuava andando bem em alguns treinos, mas muito ruim nas corridas, terminou o ano com apenas sete pontos. Em 2005 foi para a Williams e era esperado vitórias. Mas a realidade foi outra: Webber estreiou bem, repetindo a quinta colocação do grande prêmio da Austrália de três anos antes, quando corria com um carro inumeras vezes inferior. Webber até que fez uma boa temporada para um piloto que só havia corrido em equipes pequenas. Subiu no pódio no Grande Prêmio de Mônaco eterminou o ano com 36 pontos. Mas mostrou muito menos do que era esperado. Em 2006 foi ainda pior. Webber abandonou quase todas as corridas e terminou o ano com apenas sete pontos.
Em 2007 Webber aceito correr como segundo piloto e foi para a Red Bull que havia comprado a Jaguar dois anos antes. Tinham um rendimento melhor que a equipe antecessora, porém não saia do grupo intermediário. Mesmo novamente abandonando quase todas as corridas Webber voltou a subir no pódio, no confuso Grande Prêmio da Europa daquele ano, e marcou dez pontos, quatro a menos que seu companheiro de equipe David Coulthard. Em 2008 Webber teve um carro mais firme, mesmo não subindo ao pódio pontuou em quase todas as corridas. Terminou o ano com 21 pontos e voltou a sorrir.
O esperado do piloto para 2009: Após tantas temporadas como promessa e no final decepcionando, Webber segue maduro e na expectativa de vencer pela primeira vez na Fórmula 1. Pelo visto vai ter que esperar mais, pois o carro deste ano não era o que se esperava. Se o carro irá evoluir ou não durante a temporada, isto ainda é um mistério. Basta esperar para ver, coisa que não deve ser muito difícil para alguém que anda tentando à tantos anos e nem chegou perto.